A semana promete ser decisiva para os tucanos paranaenses. Os dois pré-candidatos do partido ao governo do Estado — o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e o senador Álvaro Dias — precisarão de muito sangue frio. A contar a partir de hoje, faltam apenas sete dias para que seja definido o candidato. Caso não haja um acordo entre os postulantes, os 45 membros do Diretório Estadual definirão a parada através do voto.
Durante a semana, é esperada a visita no Paraná do presidente nacional da legenda, o senador Sérgio Guerra, que planeja selar a paz entre Richa e Álvaro. Guerra já avisou que não irá intervir na decisão local, mas apenas ratificar o apoio da direção nacional.
Além da vinda do tucano, uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) promete esquentar a disputa interna no ninho tucano. Duas sondagens anteriores divulgadas pelo mesmo instituto demonstram a viabilidade das candidaturas de Richa ou de Álvaro, com leve favoritismo para o senador.
Porém, dificilmente os números do Ipespe terão potencial de alterar o resultado da votação do Diretório Estadual, onde o prefeito de Curitiba tem maioria folgada.

Expectativa na Assembleia (I)
Para a maioria dos líderes do governo, da oposição e dos partidos, 2010 será um ano marcado pelos debates na Assembleia Legislativa. Élio Rusch (DEM), líder da oposição na Casa, acredita que o aumento do salário mínimo regional será o primeiro projeto a gerar polêmica. A mensagem de lei, que prevê o aumento do piso regional para R$ 765,00, deverá ser encaminhada pelo Poder Executivo à Casa já no reinício dos trabalhos, ainda em fevereiro. Rusch adianta que os deputados da oposição apresentarão uma emenda ao projeto do Executivo propondo que nenhum funcionário público estadual receba como salário básico um valor inferior ao salário regional — o que, segundo ele, ocorre com algumas categorias, como professores e policiais militares.

Expectativa na Assembleia (II)
Para o deputado, todos os temas que envolvem o funcionalismo público, como a revisão anual de salário e o reajuste salarial de algumas categorias, devem gerar discussão. “Como esses reajustes devem ser publicados até o dia 4 de abril, teremos muita polêmica nos meses de fevereiro e março”, prevê.

Posse no TRE
Está confirmada para hoje, às 17 horas, a solenidade de posse da Desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), e do Desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar como vice-presidente e corregedor. A nova cúpula diretiva será a responsável pela condução do processo eleitoral este ano no Estado.

Reforma
Logo na retomada dos trabalhos na Câmara de Curitiba, na segunda quinzena de fevereiro, as sessões serão realizadas no 4º andar do anexo II. A disponibilidade da nova sala de reuniões só depende da instalação do equipamento de som. O plenário do histórico Palácio Rio Branco passará por uma reforma.

Carência
Os municípios brasileiros vão continuar carentes de recursos para oferecer serviços básicos de qualidade nas áreas de saúde, educação e infraestrutura à população. Essa é a opinião do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), ao comentar a liberação pelo governo federal de R$ 500 milhões para compensar a queda nos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Esse montante não é suficiente para recompor as perdas e a grande maioria dos municípios de pequeno e médio porte enfrentará sérias dificuldades para manter serviços essenciais”, afirma o parlamentar. Na visão do deputado Alfredo Kaefer, a intenção do governo federal é manter os prefeitos submissos e dependentes da liberação de recursos de Brasília.

PARABÓLICA
  • A Secretaria estadual da Educação realiza entrevista coletiva à imprensa amanhã, às 14 horas, em Curitiba, para falar sobre os preparativos para a volta às aulas e apresentar as ações da Educação para o ano letivo de 2010.  Participam da coletiva a secretária Yvelise Arco-Verde, o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Luciano Mewes, a superintendente da Educação, Alayde Digiovanni, e a diretora de Administração Escolar, Ana Lúcia Albuquerque Schulhan.
  • A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 444/09, do deputado Wilson Picler (PDT-PR), que autoriza explicitamente a prática da educação domiciliar para o aluno entre 4 e 17 anos de idade. O Poder Público será responsável pela regulamentação e avaliação periódica da nova modalidade de ensino. Atualmente, a Constituição não é clara quanto à educação domiciliar e predomina, no Ministério da Educação.

Em alta
As Agências do Trabalhador do Litoral já se preparam para as contratações temporárias de Carnaval. A expectativa da Secretaria de Estado
do Trabalho, Emprego e Promoção Social é que o número de vagas disponíveis aumente cerca de 30% nas próximas semanas.

Em baixa
O governo do Paraná passa a divulgar hoje, na internet, a lista dos servidores públicos estaduais e a remuneração de cada um deles. A lista poderá ser consultada pelo portal www.pr.gov.br, clicando em “transparência” e, depois, em “relação dos servidores ativos, cargos comissionados, direção, assessoramento.