Richard Gingras, chefe de notícias do Google, anunciou na última semana, um novo recurso que visa ajudar a checar a veracidade de informações na sua sessão de notícias.  Artigos no buscador Google News são categorizados para refletirem o tipo de conteúdo que revelam, por exemplo, artigos com o rótulo “opinião” e “altamente citado”. Agora, o serviço apresentará uma nova etiqueta, a “Fact  Check” para ajudar leitores a encontrarem notícias checadas. “Nós estamos animados em ver o crescimento da comunidade Fact Check e jogar luz nos esforços para separar fatos de ficção”, escreveu o executivo.

A nova tag aparecerá tanto nos boxes das notícias do Google News e no app  Google News & Weather. Para entregar o novo serviço, o Google News determina se um artigo pode conter fatos checados em parte ao usar os algoritmos de um processo chamado Claim Review, procurando por marcadores do próprio site que indicam que aquele artigo verifica informações. Ao mesmo tempo busca por sites que “seguem critérios comumente aceitos para checagem dos fatos”.

Enquanto o Google não descreve explicitamente, deve haver alguma curadoria humana para determinar se certos sites seguem os tais “critérios comumente aceitos para checagem de fatos”. O Google não confirmou quantos sites checados foram incluídos no seu sistema, mas convida sites a se aplicarem.

Até agora, o Fact Check só se encontra disponível para usuários nos Estados Unidos e Reino Unido. Estamos aguardando, por muita necessidade, essa nova tag na busca do Google no Brasil.

 

 

Crédito da foto: David Toerge
Editado por Maximilian Santos