Pierpaolo Nota pier@cidadesdobrasil.com.br ou fax (41)3262-3031
Pierpaolo Nota
RARIDADE Se você é um adorador de cervejas, programe-se para visitar uma das lojas Adega Brasil e comprar uma La Trappe Blond. Ela é uma das poucas cervejas trapista que ainda restam no mundo, produzida desde 1884 no monastério de “Onze Lieve Vrouwe van Koningshoeven”, na província de North Brabant, na Holanda. Os monges do local desenvolveram um método de produção que não requer nada além de ingredientes puros e naturais: lúpulo, cevada, fermento e água, da fonte de Koningshoeven. A fermentação ocorre utilizando uma espécie de fermento que é mais ativo em temperaturas entre 18 e 20º C. Este processo é chamado de “alta fermentação”. Depois, a cerveja é engarrafada, mantendo o fermento e a maltose, ficando livre para fermentar dentro da própria garrafa, desenvolvendo seu aroma único. Para apreciar o melhor da cerveja, é preciso deixar a La Trappe maturar na garrafa por alguns dias. Sirva lentamente a bebida em uma taça de vidro de boca larga. Segure o copo no mesmo ângulo em que você serve a cerveja, para controlar o tamanho do colarinho. Para manter a transparência perolada do líquido, sirva gentilmente, mantendo no fundo da garrafa o depósito natural de fermento. A temperatura ideal para consumir a La Trappe é entre 12 e 16º C (exceto a Witte Trappist, de trigo, que deve ser consumida entre 4 e 6º C). Desta forma, você estará apreciando da melhor maneira, o maravilhoso sabor e o completo aroma da La Trappe. E uma última dica: deguste sua cerveja no mesmo espírito com que ela é produzida, com muita paz e plenitude. 7779.
Sucesso duplo Depois de ser lançado em Curitiba com show das Mulheres de Hollanda, o Projeto TIM de Música invadiu Foz do Iguaçu e Cascavel, no fim de semana que passou, com show do grupo de reggae Maskavo. O evento aconteceu na Ono em Foz (foto) e na Bielle em Cascavel. A organização foi assinada pela Occasio Comunicação e Eventos.
NOVA ATRAÇÃO Agora mais maduro, com um ano de vida, o Congresso do Chopp (foto do salão interno) agrega mais um nome do samba de raiz na sua programação musical. Trata-se do grupo Pela Hora, que estréia na quinta-feira e toca também no domingo. Encontre as bandas que comandam os outros dias da semana no www.congressodochopp.com.br ou no telefone 41 3016 3553.
Segura peão Chapéu, jeans, e botas não faltaram na 1ª Rave Sertaneja, realizada no penúltimo domingo, na Fazenda Heimari, em Piraquara. Cerca de 9 mil pessoas marcaram ponto no evento, que reuniu 11 duplas sertanejas em 12 horas de música ininterruptas. A mega estrutura, dividida em tendas e em dois palcos não deixou ninguém parado. Na foto, o público indo ao delírio com a dupla Léo & Giba. Quem não dançava, cantava, quem não cantava, brincava no espaço de brinquedos, e por aí foi. Chamou a atenção o cuidado da CWB Brasil, empresa responsável pela organização. Durante todo o evento a tranqüilidade foi absoluta, controlada pela equipe de segurança. No quesito limpeza, várias pessoas estavam trabalhando para manter os espaços organizados e sem lixo no chão. Durante todo o tempo passavam recolhendo copos e latas. Ao final da festa, o lugar já estava todo limpo. Para fechar, uma super lua cheia iluminou a fazenda. Na onda do sertanejo, os adoradores do ritmo já estão com um rodeio confirmado. No feriado de sete de setembro Tijucas do Sul será tomada pelo Circuito Sul de Rodeio. Além de valer eliminatória para o Rodeio de Barretos, terá show de Gian e Giovani, Osvaldir e Carlos Magrão, Almir Sater e Willian e Renan. Mais informações no www.circuitosulderodeio.com.br.
ARTE EM FOTOS “Respire… e pense no tamanho do mar” é o nome da exposição da fotógrafa Priscila Forone, nas paredes do Hacienda Café, na Alameda Prudente de Moraes, 1.283. Para quem quiser conferir a entrada é franca, sempre a partir das 19h30.
* * * * * * *
BANDA LARGA Já é quase obrigação dos bares disponibilizar aos clientes a internet gratuita sem fio. Quem se adiantou já sentiu a diferença, na satisfação dos clientes e na alteração de perfil de público na casa. Duas boas sugestões para trabalhar literalmente no bar é o Menina dos Olhos do Centro Cívico e o Babilônia Gastronomia, no Batel. Nos dois a conexão é fácil e rápida.
* * * * * * *
DOIS PRA UM Segunda, terça e quarta-feira têm chope e caipiroska em dose dupla no Kaffee Lounge Bar. Atenção, somente das 18h às 21h. Reserve pelo 41 3026 4199.
* * * * * * *
SEM ERRO Outro dia escutei de um botequeiro nato, “quando vou pra Bispo Dom José, nunca perco a viagem”. É verdade, a rua apresenta bons locais para happy hour e balada. Sugiro o Santa Marta, logo no começo, o complexo gastronômico e temático do empresário Gustavo Haas – que engloba o Soviet, Taquinho, Taco El Pancho, Peggy Sue e Sheridan´s Irish Pub e o Armazém São José, mais na frente, simples e muito aconchegante. A expectativa dos freqüentadores da rua está voltada para o novo bar espanhol, que deve abrir ao lado do Taj.