Uma pesquisa realizada pela Vida Link, que trabalha com planos de bem-estar nas empresas, mostrou que as mulheres são maioria na compra de remédios psiquiátricos e busca por melhores condições na saúde mental.
A compra de antidepressivos, ansiolíticos e estabilizadores de humor cresceu nos últimos anos e mais de 60% dos consumidores desses medicamentos são do sexo feminino.
De acordo com a pesquisa, a realidade reflete um cenário de carga emocional acentuada, múltiplas jornadas e maior predisposição ao diagnóstico e ao cuidado, especialmente após a pandemia. Numa comparação, mulheres utilizam esses medicamentos 1,79 a mais do que os homens.
A pesquisa foi feita com mais 58 mil colaboradores de mais de 160 empresas diferentes. De acordo com os dados obtidos, mais de 11% das mulheres compraram algum tipo de ansiolítico entre 2023 e 2024, enquanto que, entre os homens, apenas 6,54% consumiram.
Entre 2024 e 2023, as mulheres fizeram 3,7% a mais de uso de medicamentos para saúde mental, enquanto esse número cresceu pouco mais de 1% entre os homens.
Remédios mais utilizado pelas mulheres para saúde mental
O levantamento da Vida Link mostrou que alguns medicamentos são mais usados no grupo feminino. Todos precisam de prescrição médica, e não são vendidos de forma legal sem a receita. Veja quais são:
- Cloridrato de Sertralina;
- Oxalato de Escitalopram;
- Succinato de Desvenlafaxina;
- Cloridrato de Venlafaxina;
- Bupropiona.