b52bcd72-def2-4a03-9228-733ae617425e
(Foto: Roberto Castro/MTur)

Do Norte ao Sul do país, os estádios se transformaram em verdadeiros pontos turísticos que contam parte da história do esporte mais amado pelos brasileiros.

Neste sábado (19), Dia Nacional do Futebol, nada melhor do que relembrar os grandes palcos do futebol nacional e incluir uma visita a eles no seu próximo roteiro de viagem. De arenas modernas a estádios históricos, há opções em todas as regiões do país para quem quer vivenciar de perto a emoção da bola rolando.

Na região Centro-Oeste, o destaque é a Arena BRB Mané Garrincha, localizada no coração de Brasília (DF). Com capacidade para 72 mil pessoas, o estádio – palco de jogos da Copa do Mundo Fifa de Futebol de 2014 – oferece tour guiado.

Já em São Paulo (SP), o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, apresenta a história do esporte no país aos turistas. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como a modalidade chegou por aqui e se tornou parte da história e da cultura brasileira.

No Rio de Janeiro (RJ), os amantes de futebol podem conhecer os bastidores do Estádio do Maracanã e, de quebra, chegar próximo ao gramado sagrado que recebeu as finais de duas Copas do Mundo e uma edição dos Jogos Olímpicos. O acervo histórico abriga itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na trajetória do espaço, como Pelé, Garrincha e Zico.

No Nordeste do Brasil, é possível incluir no roteiro uma visita à Arena das Dunas, em Natal (RN), uma das sedes da Copa de 2014. Na região Sul, por sua vez, os estádios do Grêmio e do Internacional – Arena do Grêmio e Beira-Rio, respectivamente – proporcionam visitas, contemplando o acesso aos vestiários, a sala de imprensa e locais de treinamentos e jogos, além de museus dos dois tradicionais times gaúchos.

Já no Norte do país, a Arena da Amazônia, em Manaus (AM), destaca-se como um dos atrativos da cidade. O estádio também recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014.