Pixabay

Faltando 100 dias para o pontapé inicial, o evento esportivo mais inclusivo da Terra, a Copa do Mundo, está quase chegando. Situado no Qatar, país etnicamente islâmico no Oriente Médio, torcedores e participantes em potencial fariam bem em aprender alguns dos detalhes importantes para se preparar para a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022.

Abaixo está um passeio pelas seleções e seus respectivos grupos, principais estatísticas, fatos do país, esforços de sustentabilidade, ingressos, acomodações e voos, à medida que a data da 22ª edição do torneio mais importante do futebol – 21 de novembro a 18 de dezembro – se aproxima cada vez mais.

32 seleções foram classificadas para a Copa do Mundo do Qatar, que se confrontarão conforme sorteio oficial da FIFA.

Os grupos da competição

Grupo A: Qatar, Equador, Senegal e Holanda

Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales

Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia

Grupo D: França, Austrália, Dinamarca e Tunísia

Grupo E: Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão

Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia

Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões

Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul

Ingressos

Foram mais de 800.000 ingressos vendidos na primeira fase de venda. Os ingressos serão distribuídos em três fases através do portal oficial de ingressos online da FIFA. Os torcedores podem solicitar novamente ingressos, por ordem de chegada, da Fase de vendas (2), que começou em 5 de julho de 2022 às 11:00 CEST / 12:00 (meio-dia) horário de Doha e termina em 16 de agosto de 2022 às 11:00 CEST / 12:00 (meio-dia) horário de Doha.

A fase final de compra será aberta posteriormente, como última chance para os torcedores comprarem assentos na Copa do Mundo. A “Fase 3” incluirá ingressos de última hora disponíveis para compra por ordem de chegada. Os torcedores também podem garantir hospedagem com pacotes de hospitalidade e ingressos para partidas no portal de hospitalidade da FIFA.

Acomodações

A Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 lançou um portal de acomodação para os torcedores que participarem do evento deste ano, permitindo que eles reservem estadias e solicitem “Cartões Hayya”, que serão necessários para participar das partidas. Um cartão Hayya serve como permissão oficial de entrada no Estado do Catar, que precisará ser apresentado no Estádio Al Bayt.

O portal da FIFA oferece uma variedade de opções de hospedagem, incluindo hotéis, apartamentos, vilas e cabines de navios de cruzeiro. O portal foi projetado para centralizar as opções de reservas e manter os preços sob controle. Os preços começam em cerca de US$ 100 por noite. Ao não usar o portal, os visitantes também podem reservar acomodações por meio métodos tradicionais, como sites de hotéis e aplicativos de reservas.

Voos

Os viajantes internacionais podem ficar tranquilos sabendo que a Qatar Airways foi eleita a “Companhia Aérea do Ano” pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax, pela sexta vez sem precedentes. A Qatar Airways também é a primeira companhia aérea global a alcançar o prestigioso 5-Star COVID-19 Airline Safety Rating, da Skytrax.

Viajar para o Aeroporto de Doha, no Catar, também foi projetado para ser uma experiência sem complicações. A Qatar Airways tem 12 gateways e parcerias com os principais aéreas, American Airlines, JetBlue e Alaska Airlines. A companhia também está lançando pacotes de viagens para fãs que incluem ingressos oficiais para os jogos (cobrindo todas as etapas do torneio), voos de volta e acomodações.

Outras informações

A Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 será o torneio mais compacto da história moderna. O tamanho pequeno do país permite que os fãs alcancem vários jogos e experimentem toda a atmosfera.

Como a primeira Copa do Mundo da FIFA neutra em carbono, a equipe de 2022 colocou a sustentabilidade como um pilar dos jogos com projetos inovadores de estádios e planos de legado.

O evento no Qatar também será a primeira Copa do Mundo realizada no Oriente Médio e na nação árabe, portanto os torcedores poderão experimentar a cultura única do país por meio de museus de classe mundial, belas praias e mercados tradicionais.

Será a primeira vez que uma Copa do Mundo acontece durante os meses de novembro de dezembro. Desde a primeira edição, em 1930, no Uruguai, os jogos ocorrem em meados do ano (em torno de junho), quando é inverno no Hemisfério Sul e verão no Hemisfério Norte.

A escolha do período do ano pouco usual em 2022 se deve ao fato de que as temperaturas de verão no Oriente Médio, que tiveram uma média de 41,2 graus em junho, levaram a Fifa a mudar a Copa do Mundo para novembro-dezembro. Mesmo com a entidade garantindo estádios climatizados, ainda ficaria difícil lidar com o calor extremo, tanto para torcedores como jogadores.