Zoo de Curitiba tem novos moradores: Yagan, Bagheera, Lana Del Rey e Lily Allen; veja fotos

SMCS editado por Mario Akira
casuar zoo de curitiba

Casuar no Zoo de Curitiba (Ricardo Marajó/SECOM)

O Zoológico de Curitiba tem novos habitantes: Yagan, Bagheera, Lana Del Rey e Lily Allen, são os nomes do casuar, jaguatirica e lhamas, os mais recentes no local.

O casuar é uma ave imponente e forte com unhas que lembram as garras do dinossauro velociraptor. O macho de jaguatirica e pequenas lhamas que nasceram recentemente são os novos animais que já estão na área de visitação do Zoológico do Alto Boqueirão.

Eles são apenas algumas das novidades do local, porque cada dia no Zoo é único, com sons, sensações e experiências que enriquecem a vida dos moradores da capital e de turistas que visitam o local.

Yagan

O casuar Yagan é a ave que está próxima aos recintos do avestruz e das harpias e que desde o fim de julho pode ser vista pelos frequentadores do Zoo. A ave é encontrada na região da Austrália, Indonésia e Papua-Nova Guiné, tem pernas bem fortes, vive cerca de 40 anos e é considerada perigosa. 

Yagan nasceu no Zoo de Itatiba (SP) em outubro de 2024 e foi transferido para Curitiba. O nome vem de um chefe da tribo whadjuk, povo do sudoeste da Austrália, e também é usado para representar a força, a coragem e o poder.

O Yagan de Curitiba tem menos de 1 ano e ainda vai se desenvolver, mudar de coloração e ficar imponente. Atualmente, é o único desta espécie no Zoo.

Bagheera

A jaguatirica macho Bagheera também chama a atenção dos visitantes. O animal foi entregue em um centro de resgate do Mato Grosso e encaminhado ao Zoo de Curitiba em agosto de 2024, com 3 meses de idade. Depois da adaptação, foi transferido para a área de visitação no início deste ano. 

Bagheera tem 1 ano e meio e fica no novo setor de grandes felinos, ao lado da pantera negra Cacau, que chegou ao Zoo no ano passado.

Lana Del Rey e Lily Allen

Próximo dali, está o recinto das lhamas, mamíferos ruminantes encontrados na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Entre os animais estão os “bebês” Lana Del Rey, lhama branca que nasceu em maio de 2025, e Lily Allen, a caramelo que nasceu em julho de 2025, ambas no Zoo.

Conquistando corações

A bióloga Nancy Banevicius, chefe de Serviço de Fauna do Zoológico de Curitiba, explica quem são os novos animais que podem ser conhecidos no Zoo. “Um deles é o nosso casuar, o Yagan, que chegou recentemente e está há pouco tempo na área de visitação. Temos também o Bagheera, que é um machinho de jaguatirica que foi resgatado órfão, também já está ali para o pessoal conhecer”, disse Nancy.

“Tivemos alguns nascimentos de lhamas, duas ‘menininhas’ nascidas recentemente, uma em maio, a Lana, e uma em julho, a Lily. Quem vier ao Zoo vai poder conhecer essas gracinhas que estão aí para conquistar o coração de todo mundo”, afirmou a chefe de Serviço de Fauna do Zoológico de Curitiba.

Uma parada obrigatória

Próximo ao recinto do casuar está o casal de harpias Kauan (macho) e a Kauani (fêmea), que são um sucesso entre os visitantes. Com 1.250 metros quadrados, o recinto das harpias foi concluído pela Prefeitura de Curitiba no ano passado e oferece um espaço 11 vezes maior do que o previsto pelas normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A harpia é a maior ave do Brasil e uma das três maiores do mundo. O Zoo de Curitiba participa do Projeto Harpia, com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e demais instituições mantenedoras da espécie sob cuidados humanos.

Tem mais novos moradores

No dia 31 de julho, chegaram ao Zoo uma fêmea de gato-maracajá (pequeno felino da América Central e América do Sul), com apenas 3 meses e ainda sem nome, e Isabela, uma jovem avestruz, que em breve fará par com o macho Arthur. Ambas ainda estão fora da área de visitação, passando por adaptação e sob cuidados.

Zoo de Curitiba

O Zoo é responsável pelo cuidado de mais de 1,8 mil animais, que ficam na área de visitação. São cerca de 589 mil metros quadrados, com aproximadamente 165 recintos. Entre os animais, estão alguns de espécies nativas ameaçadas, inseridos em programas nacionais de conservação.

Mais de 70% dos animais vieram de situações de intervenção humana (apreensões, tráfico, circos, maus-tratos) que impossibilitaram sua soltura na natureza. Hoje, recebidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), também encontram abrigo e cuidado na unidade de conservação do Alto Boqueirão.

Serviço

Zoo de Curitiba
Endereço: Rua João Micheletto, 1.500 – bairro Alto Boqueirão
Horários de visitação: das 10h às 16h, de terça a domingo
Segundas-feiras são para serviços internos de manutenção
Entrada gratuita

Texto: Adriano Kotsan | Edição: Aline Kozak

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)