Mural “Salut”, na Espanha, da artista Marina Capdevila (Foto: divulgação/Assessoria de imprensa)

Projeto prevê quase 400 metros quadrados de murais em grande escala

A partir deste mês, o público poderá conferir a arte feita por duas artistas mulheres em Curitiba, mais especificamente em um prédio comercial da Rua Presidente Faria: a espanhola Marina Capdevila, conhecida como uma das maiores artistas muralistas de grafite do mundo, traz seu trabalho para um mural de 200 metros quadrados, e ao seu lado, a artista paranaense Cris Pagnoncelli, renomada por seu trabalho com lettering, também deve colorir uma empena.

 

A arte a ser feita por Capdevila ainda não foi revelada, mas ela conta que o conceito deve ser em torno de um almoço que representa as diversas migrações e povos que formam a cultura de Curitiba. “A diversidade será retratada por meio de um almoço diário em casa, com uma migrante anônima que já morou no bairro e moldou a personalidade do lugar que se enriquece com a contribuição de tantas culturas”, afirma.

 

O que inspira Marina é a beleza que não segue os padrões estéticos, como idosos representados por personagens atemporais. “Minha maior inspiração tem sido minha avó e o desejo de chegar à velhice com plena vitalidade”, completa.

 

A vinda da artista ao Brasil, tem apoio do escritório da Cooperação Espanhola, que tem trabalhado para promover talentos artísticos espanhóis no exterior, permitindo o encontro de instituições e criadores de ambos os países, para fortalecer as relações entre a Espanha e países da América Latina.

 

Cris Pagnoncelli em frente ao mural do projeto muchas minas, em Curitiba. Foto Divilgação/Assessoria de imprensa).

 

Já a artista Cris Pagnoncelli conta que vai homenagear a escritora, letrista e tradutora brasileira Alice Ruiz, estampando um de seus poemas em grande escala. “Em 2014, pintei meu primeiro mural de tinta no Brooklyn, em Nova Iorque, e ele fazia uma homenagem ao Poeta Paulo Leminski. Agora, anos depois, vou homenagear sua companheira de vida, a Alice Ruiz”, conta. “Estou realizando um sonho de ter minha primeira empena solo na cidade onde vivo”, completa.

 

O trabalho de Pagnoncelli tem como linha de pesquisa o protagonismo do desenho de letras e pautas feministas, que dão visibilidade às mulheres. Seu estilo mistura pinturas a giz e em tinta em grande formato. 

 

 

O projeto

 

Escrito em 2019 pela Produtora Mucha Tinta, o projeto foi captado através do Mecenato em plena pandemia e agora segue para a parte prática da pintura. Seus co-criadores são Giusy de Luca, da produtora Mucha Tinta, e Bernardo Bravo.

 

Para Giusy, a importância de trabalhos feitos por mulheres em um espaço público, tem a ver com representatividade. “Uma mulher ver outra pintando, além de empoderar, mostra que nós mulheres, podemos contar nossa própria história”, afirma.

 

Além disso, a produtora também aposta em Curitiba como um futuro pólo turístico de arte urbana. “Em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, já existem circuitos para serem percorridos a fim de proporcionar aos turistas, uma verdadeira galeria a céu aberto. Queremos isso na nossa cidade: uma galeria gratuita e de fácil acesso”.

 

SERVIÇO:

 

Mural Marina Capdevila e Cris Pagnoncelli

Local: Rua Presidente Faria, número 431, Centro – Curitiba – PR

Data de realização: de 7 de novembro a 20 de novembro.

 

Apoio:

Embaixada da Espanha no Brasil – Conselho Cultural

Centro Europeu

Tintas Vergínia

Tintas Suvinil

CEDES

Sesi Cultura

Fiep

Observatório Criativo

Condo Consult

Guarda Municipal de Curitiba

Realização: Mucha Tinta

Incentivo: EBANX, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:

Bruna Alcantara – (41) 991327331

[email protected]