O EXEXEX Festival de vídeo experimental será apresentado ao público no dia 31 de julho de 2021, às 10h, com o objetivo de promover reflexões sobre as novas articulações do vídeo e sobre questões a cerca das novas formas de espacialidade, exibição de videos como forma de arte e as mais recentes modalidades de comercialização de obras audiovisuais. 
Com curadoria assinada por Aricia Machado, artista visual e professora; Flávio Carvalho artista me-dia art, curador da Bienal de Curitiba, pesquisador e diretor de arte; Guilherme Zawa, artista visual e curador da AIREZ Crypto Art Gallery, o evento reúne produções em vídeo de artistas brasileiros.
No dia 31 pela manhã será a abertura da exposição EXPOEX 21′, composta de Artistas selecionados pela AIREZ Galeria e também do projeto Video Correspondências.
A seleção para o EXPOEX 21’ aconteceu através de convocatória aberta e selecionou artistas de diversas partes do país, já o projeto Video Correspondências foi desenvolvido durante a disciplina de Videoarte e Videoinstalação e coordenado pela professora Aricia Machado do curso de Cinema e Audiovisual Unespar.
O projeto aconteceu em 2020 quando os alunos em meio a pandemia trocaram as cegas vídeos entre si colocando sua reflexões sobre seus cotidianos e sentimentos evocados pelo momento de pandemia da COVID 19.
Os trabalhos poderão ser visualizados através de plataforma digital dedicada à visualização e interação com exposições de arte Mozilla Hubs. O link para o lançamento será disponibilizado às 9h da manhã do dia 31 pelo site http://exexex.art.br. As exposições ficarão no até o dia 29 de agosto.
O evento também apresentará na parte da tarde mesa redonda com o artista Guerreiro do Divino Amor, finalista do Prêmio Pipa de 2019 e VJ Vigas mediada pela artista visual e professora Arícia Machado. A mesa visa refletir sobre diferentes processos artísticos, e suas relações com o espaço urbano e outros dispositivos audiovisuais que o Cinema ou a Galeria. Na mesma tarde, uma conversa sobre NFTs e os novos rumos do mercado de arte com a NFTrend será conduzida pelo artista visual e curador da AIREZ Guilherme Zawa. O Festival  tem parceria do CinePasseio / Fundação Cultural de Curitiba.
Galeria de Curitiba é uma das primeiras galerias de arte do Brasil a focar exclusivamente em NFTs

A AIREZ Galeria, fundada em 2015, se torna neste ano uma galeria de arte exclusivamente dedicada a venda de obras em formato NFT. NFT, sigla em inglês para Token não-fungível, é uma nova forma de se comercializar arte. Guilherme Zawa, artista e curador da galeria, comenta que “as NFTs surgiram na esteira das criptomoedas, mas acabaram por resolver um problema antigo entre artistas de vídeo ou suportes alternativos que era o de como comercializar estas obras. As NFTs resolvem muito bem isso e inauguram uma nova era para estes artistas” conclui o curador da AIREZ que já foi sede para o evento The Wrong – New Digital Art Biennale que apresentou diversos artistas de GIF e Video.

Embora ainda desconhecida do grande público as NFTs parecem já ter se estabelecido no exterior, tanto é que a famosa casa de leilões Sotheby’s vendeu este ano uma obra digital NFT por 16 milhões de dólares. Zawa comenta que “as NFTs não são mais um experimento, pois já se encontram consolidadas. É uma nova era para colecionadores também.” A AIREZ vai apresentar no mês de julho uma nova leva de artistas junto à outros que já eram representados pela galeria antes. Entre eles está o artista argentino Franco Palioff, formado em engenharia nuclear e que se aplica à construção de obras de arte em 3D, realidade virtual e até robôs. Com o intuito de descobrir novos artistas que vendam suas obras como NFTs a AIREZ anunciou um prêmio de aquisição e representação. O ganhador será anunciado no dia 31 de julho. Para saber mais acesse: http://airez.art.br

Mais informações:
Instagram: @exexex.art
Site: http://exexex.art.br
pautas: [email protected]
Info: [email protected]
41.99969.5028 – Ana / Guilherme (seg – sex / 14h – 18h )
Serviço:
EXEXEX Festival de Vídeo Experimental
Local: On-line
Data: 31 de julho
Exposição: 31 de julho – 31 de agosto
Palestras: 31 de julho – 15h e 17h.
Gratuito