Dalva lança seu primeiro álbum”O amor é uma invenção da Nasa pra vender travesseiro” nesta sexta. Foto Aurelio Dominoni

Show de pré-lançamento do projeto da drag queen curitibana acontece no dia 6 de maio, no Espaço Fantástico das Artes, em Curitiba, às 22h

Há 13 anos, o humor e o texto são a base do trabalho da drag queen Dalva – persona criada pelo artista Gustavo Bitencourt, que tem 25 anos de história no teatro e na dança. Agora, é a música que serve como plataforma para contar histórias melodramáticas de amor, usando beats dançantes e estéticas diferentes.

O pré-lançamento do primeiro álbum da carreira será no dia 06 de maio, às 22h, no Espaço Fantástico das Artes, em Curitiba, durante a Mostra Internacional de Cabaret.

O show terá participações de Vini Sant, Vini Ruiz, Amira Massabki, Galiza, e em seguida emenda com uma festa, com discotecagem de Juana Profunda e Neide Marela.

Assim como o processo de criação da Dalva foi algo natural, a produção do projeto musical foi algo inevitável. “Tem desde o punk rock que foi muito importante na minha adolescência, tem rock progressivo, pop experimental e muita coisa que eu realmente ouço”, conta Dalva.

Com direção artística de Leonardo Gumiero, o álbum, intitulado de “O Amor é uma invenção da Nasa pra vender travesseiro”, traz oito músicas que, ao contrário da maioria das produções atuais, revelam a fragilidade dos relacionamentos e narram histórias de amor que deram errado.

Frases como “entre o sucesso e o amor, sempre o sucesso”, e “falou que sempre ia me amar e me largou” dão o tom para os relatos que ganham força na voz de Dalva e com os arranjos que também fogem do convencional.

 “A produção foi uma aventura, uma grande experimentação. Trabalhar com a Dalva é sempre algo muito interessante. Ela tira referências de lugares muito interessantes e não óbvios”, conta Gumiero. O diretor destaca ainda as diferentes histórias que cada canção traz.

“Toda a produção é pensada para servir às histórias. Então, acabamos criando canções muito diferentes. Cada música é um universo de cada personagem, da sua história. É um prazer estar nesse universo que a Dalva criou. Um universo de contar histórias”.

As letras tristes não deixam de ser dançantes e permitem que as pessoas, além de se identificarem com as situações, se joguem na pista e aproveitem a fossa causada por uma desilusão.

A faixa dois, “Psicopata do Amor”, foi a primeira letra escrita nesse processo:

“Eu sempre gostei muito da música que é considerada brega, especialmente desse brega que conta uma história triste. E sempre gostei muito da disco music e acho incrível quando junta uma coisa na outra: uma música dançante, animada, contando uma história horrível”, conta a drag queen.

Com a produtora musical Jo Mistinguett, a faixa foi construída e recebeu ajustes durante quatro anos e foi o ponto de partida para as outras que compõem o álbum e que têm diferentes referências como o punk, o rock progressivo e o pop experimental.

A partir daí foram se juntando ao projeto outros artistas: o próprio Leonardo Gumiero, que foi responsável pela captação, mixagem e direção artística, além de produzir duas faixas. As produtoras Amira Massabki e Vini Ruiz, que também produziram duas músicas cada uma. O cantor e compositor Vini Sant aparece como featuring na faixa “Sucesso”. Já os vocais tiveram a participação de Fernanda Fuchs, Simone Magalhães e Jo Mistinguett.

Sobre a MIC – Mostra Internacional de Cabaret

O show acontece dentro da programação da MIC – Mostra Internacional de Cabaret, uma iniciativa da Selvática Ações Artísticas. “É muito legal a oportunidade de fazer o show dentro desse evento, junto com o povo da Selvática, que são os meus amigos, que estiveram comigo desde que eu comecei a fazer drag”, conta Dalva.

A MIC (Mostra Internacional de Cabaret) reúne importantes nomes nacionais e internacionais que se aprofundam na investigação do cabaré. A programação internacional terá o grupo mexicano “Atabal Teatro”, que tem mais 15 anos de trajetória e nos últimos anos conta com a direção da cantora e cabareteira Montserrat Angeles Peralta –  que também irá apresentar seu solo “Disfruta la Fruta” – e o dramaturgo, performer e cabareteiro argentino Patricio Ruiz, que recentemente ganhou o Prêmio de Melhor Autor de Teatro 2019 pela Associação Argentina de Autores.

Já na composição do recorte nacional estará a artista mineira Marina Viana apresenta MPB, espetáculo solo criado a partir da sua estética de Teatro Fanzine; as curitibanas Psicodrags, dirigidas por Juana Profunda e Dalva; e também o Cabaré Voltei + Domingão de Variedades, que por meio de convocatória pública irá reunir números curtos de artistas de cabaré. Também compõe a programação a Trombada de Cabarés, que apresentará falas performáticas com pesquisadoras importantes como as professoras doutoras Christina Streva (UNIRIO) e Montserrat Angeles Peralta (MX), a oficina “Teatro Fanzine e Cabaré” com Marina Viana.

FICHA TÉCNICA

O Amor é uma invenção da Nasa pra vender travesseiro

Direção artística: Leonardo Gumiero

Produção executiva: Dalva

Produção musical: Amira Massabki, Leonardo Gumiero, Jo Mistinguett, Vini Ruiz

Captação de voz, mixagem e masterização: Leonardo Gumiero

Assessoria de imprensa/mídia social: Bruna Alcântara, João Marcelo Vieira

Arte (capa): Gustavo Bitencourt

Ilustração: André Costa

Fotos e produção de moda: Aurélio Dominoni

SERVIÇO

“O amor é uma invenção da Nasa pra vender travesseiro” 

(Show de pré-lançamento + Festa)

Quando: 6 de maio

Horário: às 22h, integrando a programação da MIC (Mostra Internacional de Cabaret)

Onde: Espaço Fantástico das Artes

Endereço: Rua Trajano Reis, 41 – São Francisco, Curitiba – PR

Entrada gratuita

Participações: Amira Massabki, Vini Ruiz, Vini Sant, Galiza 

Discotecagem: Juana Profunda e Neide Marela.