Terceira temporada do Consultório Sentimental da Dalvinha vai ao ar entre março e maio. Foto: Assessoria de Imprensa

A atriz, dramaturga e diretora curitibana Leonarda Glück; a icônica cantora brasileira, Maria Alcina; o cineasta, roteirista, escritor e jornalista, Lufe Steffen; o multiartista Getúlio Abelha; e um dos maiores ícones da cena drag queen no Brasil, Lorna Washington são os entrevistados da terceira temporada do Consultório Sentimental da Dalvinha

 

O Consultório Sentimental da Dalvinha lança a terceira temporada com entrevistas com cinco personalidades da cena artística LGBTQIA+ sobre temas variados, sempre pautando histórias não contadas. “A intenção é contar e registrar as histórias dessa cena, que ainda é marginal e normalmente não está nos livros de história da arte”, afirma Gustavo Bittencourt, que é conhecido pela sua principal personagem: Dalva Brandão.

Entre março e maio, Dalva recebe a atriz, dramaturga e diretora curitibana Leonarda Glück; a icônica cantora brasileira, Maria Alcina; o cineasta, roteirista, escritor e jornalista, Lufe Steffen; o multiartista Getúlio Abelha; e um dos maiores ícones da cena drag queen no Brasil, Lorna Washington.

Segundo ele conta, “desde o começo, a Dalva fala de vários assuntos e as pessoas adoram pedir conselhos”. O Consultório Sentimental começou de uma forma não planejada, através dos stories das redes sociais, onde recebia centenas de perguntas no Instagram. “As pessoas mandavam perguntas sobre relacionamento, doenças, gramática, política, assuntos variados e eu respondia. Mas, a partir de um ponto, entendi que precisava chamar outras pessoas para falar, com conhecimento de causa”, afirma. “No começo, usava um celular e um computador velho, depois foi ficando sério, decidi profissionalizar migrando para o YouTube”, completa.

 

Agora, com maior popularização de programas de entrevistas online estimulados pelo isolamento social da pandemia, é por meio de um edital da Fundação Cultural de Curitiba que Dalva recebe convidados na edição Divã das Divas. Os programas serão todos ao vivo, sem edições e com a participação do público. “As pessoas vão comentando online e os assuntos mudam de acordo com os interesses do público. Tento fazer tudo de maneira divertida”, diz Gustavo.

 

 

O início: “Eu já comecei fazendo humor”

 

Desde criança, Gustavo Bitencourt já se identificava com a escrita. A criação de conteúdo eram rabiscos num caderno infantil, sonhava em ser publicitário. Mais tarde, se profissionalizou como ator e sua imaginação virou adaptação teatral, performance, música e, de uns anos pra cá, se encontrou na sua principal personagem: Dalva Brandão, a já conhecida drag queen e comediante curitibana.

Dalva nasceu na Bahia, há 12 anos, enquanto Gustavo dirigia uma peça em Salvador e frequentava o Âncora do Marujo, estabelecimento da cena LGBTQIA+, conhecido pelos grandes shows de transformistas na capital baiana. “Decidi fazer o meu primeiro show por lá”. No primeiro show, tudo foi inesperado. “O CD riscou, a drag que se apresentava comigo faltou e eu já entrei no palco assumindo que isso seria feito com humor, desde o ínicio”, conta. “Minha mudança de cenário foi muito legal. Mesmo quando não estou em cena, como drag, montada na rua, todo mundo fala comigo, é um personagem que muda o cotidiano”.

 

Quando voltou para Curitiba, queria encontrar lugares para se apresentar, o que não havia na cidade. A partir daí, se dedicou a criar espaços para a cena drag e para o humor alternativo, produzindo festas, eventos, cursos, palestras, passando pela artística underground, casas noturnas, pelo ambiente corporativo, chegando em muitos lugares o trabalho da drag não era comum. “A cena por aqui neste momento, é outra, existe mais espaço e temos mais voz”.

 

Serviço:

 

Youtube – canal Dalva Brandão

Datas e Horários:

20.03 Leonarda Gluck – às 21h30.

03.04 Getúlio Abelha – às 21h30h.

17.04 Maria Alcina – às 21h30h.

01.05 Lufe Steffen – às 21h30h.

15.05 Lorna Washington – às 21h30h.

 

Assessoria de Imprensa: (41) 99132 7331