Ações acontecem dias 11 e 12/12 no Bairro Pinheirinho

 

O Festival Irmandade Alimentada – FIRMA acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, sábado e domingo, das 10h às 17h, no bairro Pinheirinho, em Curitiba (PR), e tem como objetivo promover um encontro de cultura urbana entre artistas periféricos e o público jovem de Curitiba e região, gerando trocas a respeito de suas atuações nas localidades em que habitam, de modo a favorecer novos protagonismos e fortalecer aqueles que já existem. Em paralelo, busca-se chamar atenção para um antigo problema que voltou a assolar o país, a insegurança alimentar e nutricional.

 

O evento irá acontecer em frente à parede com mais de 650m2, próximo à garagem da empresa de ônibus de mesmo nome, e que autoriza a intervenção artística no local – início da Rua Izaac Ferreira da Cruz junto à Linha Verde. O local receberá um mural composto por diversos artistas da cidade e a participação ocorrerá mediante a doação de alimentos não perecíveis, que será revertida para a população mais vulnerável da comunidade conhecida como Vila Pluma.

Haverá a participação de mais de 80 artistas, entre aqueles envolvidos na execução do mural, além de DJS, MCs, Breakers e Poetas de Slam. Todos os participantes devem contribuir com a doação de alimentos, 2 kg ou mais, sendo orientados a evitar produtos ultraprocessados e de “caloria vazia”. Posteriormente, todos os valores e alimentos arrecadados serão distribuídos com a ajuda de lideranças comunitárias, por intermédio da Assoc. Moradias Sabará I.

 

Os idealizadores do projeto são os artistas Marciel Conrado e Rodrigo Digone, que explicam a importância desse encontro. “Todos estes artistas que participam são agentes de transformação do seu bairro, de sua região. A ideia também é gerar aproximação e intercâmbio, fortalecendo as ações que eles já desenvolvem”, ressalta Conrado. “É nosso interesse envolver também os trabalhadores informais, pequenos comércios, pessoas em situação de rua e catadores de material reciclável que residem ou transitam no lugar, na zona sul da cidade de Curitiba, no bairro Pinheirinho”, conta.

 

Digone reforça também que a ideia é que as pessoas entendam o grafite como uma manifestação cultural, envolver a cidade com a arte. “A arte não é somente aquela que existe dentro das instituições, nas galerias e museus, ela está na rua também. Pensamos em fazer este projeto em um bairro vulnerável da cidade também para mudar um pouco a visão das pessoas, mostrar que o grafite pode ser um meio de transformação social também”, ressalta.

 

Os proponentes pretendem realizar eventos como este em outros bairros vulneráveis da cidade, com o mesmo conceito de fortalecimento da comunidade, de multiplicação e união da arte e cultura com a cidadania e a consciência social.

 

Quem são os idealizadores:

Marciel Conrado é artista visual nascido em Curitiba, graduado em Licenciatura em Desenho na Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 2013. Entre 2009 e 2015 integrou a equipe de design do Museu Oscar Niemeyer. Ilustrou livros e publicações literárias, já expôs no SESC da Esquina, Caixa Cultural e Museu Metropolitano de Arte. Em 2020 recebeu em reconhecimento à trajetória o Prêmio JORNADA, na categoria Hip Hop, pela Superintendência de Cultura do Estado do Paraná via Lei Aldir Blanc.

 

https://instagram.com/marcielconrado

https://instagram.com/mconrado_arte

 

Rodrigo Digone é designer gráfico e artista visual nascido no Capão Raso em Curitiba, sempre gostou de desenhar e começou no graffiti em 2007, quando fazia uns riscos pelo bairro e admirava a cultura da pichação e o Hip Hop. Formado em Design Gráfico pela Unicuritiba em 2011, estuda livremente desenho e serigrafia. Acredita no graffiti como estilo de vida e arte libertária!

https://instagram.com/mendigone

 

Os artistas confirmados até o momento são: 9dois, Acorde, Aerosol, Amem, Angry, Arvore, Auma, Aus, Babi, Babu, Baqueta, Barne, Beck, Beef, Bemcs, Big game, Bocs, Burns, Café, Caramujo, Cdr, Comum, Coryman, Cris Pagnoceli, Cyne, D fuga, D Paula, Dan, Deal, Desp, Destro, Devis, Dgo, Dibu, Digone, Dose Duends, Dust, Eloin, Emer, Fabinho, Franco, Fuck Gor, Grype, Gus rew, Hope, Japem, Jorge Galvão, Julie, Julio, Juma, Kees, Kelw, Kilo, Kota Les, Malutrom, Marciel Conrado, Mel, Mikay, Note, Nyel, Ogros, Oies, One, Oub, Pac, Persevejo, Phil, Pingos, Prajah, Prosa, Sace, Scooby, Seth, Sfok, Sper, Splash, Storm, Syen, Tcns, Tonon, Toska, Toz, Treva, Troters, Twola., Veio, Ysto.

 

 

FIRMA – Movimento de cidadania e cultura

 

O FIRMA surge como resposta ao contexto de precarização das relações trabalhistas, do enfraquecimento ou abandono de políticas sociais importantes e da drástica perda de empregos e rendimentos dos trabalhos informais. Para nos impormos, culturalmente, também diante da violência policial e da perseguição da juventude periférica. Problemas que se agravam pela incapacidade de melhor gerir a crise econômica e sanitária em que estamos imersos. Afinal, a pandemia do novo coronavírus atinge a todos, mas mais duramente aos mais pobres.

Cientes que a alimentação de qualidade, bem como o acesso à cultura, são direitos constitucionais, e na ausência de políticas públicas suficientes, recorremos a iniciativa de âmbito popular na soma de anseios e ações. A fome provoca urgência, depois de outro ano difícil e cheio de privações, é com solidariedade que cremos ser possível garantir mais saúde e autoestima a quem mais precisa, ao menos neste período de festas de natal e fim de ano.

 

O QUE É?

Encontro de graffiti com mais de 80 participantes

Apresentações de DJs (Baqueta e Brunone)

Intervenções sonoras de MCs, Slam e poesia

 

QUANDO?

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2021.

 

ONDE?

No início da Rua Izaac Ferreira da Cruz junto à Linha Verde, em seu trecho ao lado da garagem de ônibus Pluma, no bairro Pinheirinho, Curitiba PR.

 

 

Serviço:

 

FIRMA – Festival Irmandade Alimentada

Dias: 11 e 12 de dezembro de 2021, sexta e sábado

Horário: 10h às 17h

Entrada: Gratuita

Local: Rua Izaac Ferreira da Cruz (Viação Pluma) – Bairro Pinheirinho

Mais informações: https://www.instagram.com/festival_firma

 

 

Contatos:

 

Marciel Conrado

Proponente

[email protected]

41 998158908

 

Rodrigo Digone

Proponente

[email protected]

41 997590550

 

Diego Torres Batista

Mediação Comunitária

[email protected]

 41 998191155

 

Diogo da Silva

Assessoria de Conteúdo

[email protected]

 

Marianna Camargo

Assessoria de Imprensa

Palavra – Assessoria de Comunicação

https://www.facebook.com/palavramariannacamargo

[email protected]

41 9 99562684