Chucrobilly Man, um dos 17 artistas que participa da ação. Foto: Oruê Brasileiro

Além de uma instalação itinerante, ação pintou 17 murais, espalhados por todas as regionais da capital paranaens

Aliar arte e educação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) tem sido um desafio para diversos órgãos culturais e públicos. Para chegar às escolas e atingir diretamente às crianças, nasceu a 2030 Ação Educativa, projeto que além de levar murais a diversas escolas de Curitiba, também conduz uma instalação artística itinerante a todas as regionais da cidade, para que as crianças possam ter contato desde pequenas com a arte e o conceito de sustentabilidade.

Os ODS foram estabelecidos pela ONU em 2015. Ao todo, são 17 objetivos que integram temas ligados ao consumo sustentável, mudança climática, desigualdade econômica, inovação, diversidade, paz e justiça e formam uma agenda, que tem como ideia, cumpri-los até o ano de 2030. Por isso, agentes culturais têm adicionado os objetivos aos seus trabalhos artísticos. Para Giusy de Luca, umas das produtoras à frente da 2030 Ação Educativa, a arte está ligada diretamente ao futuro do planeta. “Para quem faz e produz arte em 2022, é quase obrigatório querer estar alinhada a projetos que tenham consciência social e ambiental”, explica. Já para o produtor Bernardo Bravo, a importância do projeto é educar as crianças, – “Se as crianças são o futuro, o que faz sentido desde já é ajudar a educá-las com a consciência de que cada um deve fazer a sua parte para vivermos num lugar melhor”, disse.

A Ação passou por 10 escolas municipais de Curitiba, nas 10 sub regionais da cidade. Todas foram escolhidas pela Secretaria Municipal de Educação e ao todo, cerca de 2000 crianças já foram impactadas.  Além de levar conhecimento, o importante tem sido resgatar a autoestima dos alunos e educadores. Para a professora Samara Rosa, da Escola Municipal Eva da Silva, na regional Cajuru, o legal foi se reconhecer na imagem do muro. “A experiência foi incrível! Levei as crianças para conhecer os artistas e o processo de construção. Elas ficaram eufóricas quando puderam encontrar semelhança na arte com minhas características físicas”, comentou. “Sou a única professora negra no período que leciono na escola e me senti emocionada. Além de trazer boas conversas sobre diversidade, também partilhamos sobre o afeto”. 

Foto: Oruê Brasileiro. Crianças celebram o mural do artista Bruno Romã, no Sítio Cercado

Instalação e Capacitação

Além dos murais, a instalação pintada pela artista Érika Lourenço entra num caminhão de mudanças todas as semanas e percorre a cidade para uma nova escola. São 17 portas que juntas, numa estrutura metálica, formam um formam um ambiente 360 graus. “Fortalecer a cultura de sustentabilidade e comunidade, se torna cada vez mais importante em tempos de falta de recursos, crises ambientais e sociais como vivemos hoje”, afirma Érika. Nas escolas, a atriz Fernanda Fuchs conta histórias e de maneira lúdica e divertida, ensina os alunos sobre cada ODS. “Tem sido uma grande experiência, pois todas as crianças estão abertas e dispostas a aprenderem sobre o tema”, afirma.

Ainda, o projeto realizará um curso de capacitação sobre Cidades Regenerativas, ministrado por Raquel de Valença e Ramiro Pissetti, com foco na Gestão Pública, para Secretários dos Municípios do Paraná.

Para saber mais sobre o projeto e visitar as obras de arte de maneira online, basta acessar o site: 2030acaoeducativa.com.br

Foto: Oruê Brasileiro. Crianças em frente ao mural do artista Tom Mais Amor, na regional Boqueirão

Serviço – Ação Educativa 2030

Assessoria de Imprensa – Bruna Alcantara – (41) 991327331

Idealização – Mucha Tinta e Bernardo Bravo Produções

Instagram – @2030acaoeducativa