Marianna Camargo

Teca Sandrini lança mostra inédita em Joinville

 

A artista Estela Sandrini. Crédito: Juliano Sandrini

 

Estela Sandrini realiza uma nova exposição "O que já havia e o que resta", dia 18 de agosto, sábado, a partir das 10 horas, no Instituto Internacional Juarez Machado, Joinville (SC). São 30 obras inéditas da artista visual, produzidas com a ajuda dos olhos da memória e da sua incessante necessidade de criar.

 

Nas palavras da professora, curadora e crítica de arte Maria José Justino, Estela “só se mostra por inteiro na vivência impetuosa com a arte”. Em seu trabalho, a cor funciona como maneira de existir no mundo e de representar o real. O crítico Fernando Bini é certeiro ao apontar que “é na cor que ela mostra a sua liberdade plástica e toda a sua sensibilidade, fundamento de seu compromisso social e político quando provoca a reflexão, seja pelo desvendamento do universo feminino ou pela revolução cromática”.

 

Com vasta experiência no mundo das artes, Estela é formada em pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tem especialização em Antropologia filosófica pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no ateliê do Professor Juan Carlo Labourdette, em Buenos Aires e no Maryland Institute of Art, nos Estados Unidos.

 

Participou de diversas exposições coletivas e individuais dentro e fora do país, em instituições como a Fundação Cultural de Curitiba (PR), Katzenstein Gallery (EUA), Brazilian-American Cultural Institute (EUA), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (PR), Galeria de Arte Banestado (PR), Fundación Centro de Estudios Brasileños (AR), Museu Metropolitano de Arte de Curitiba (PR), Art at Format (EUA), Conjunto Cultural da Caixa, (BA), Ecomuseu de ITAIPU (PR), Centro Cultural Jorge Luis Borges (AR), Embaixada do Brasil (PAR), Galeria de Arte do Banco Itaú (SP). De 2011 a 2017 foi Diretora Cultural do Museu Oscar Niemeyer. Foi selecionada e premiada em diversos salões oficiais pelo Brasil.

 

"O que já havia e o que resta: pinturas de Estela Sandrini" apresenta uma artista coerente, cuidadosa e em plena força criativa.

 

Serviço

 "O que já havia e o que resta: pinturas de Estela Sandrini"

Abertura: dia 18 de agosto de 2018 (sábado), a partir das 10 horas.

Encerramento: dia 28 de outubro de 2018.

Local: Instituto Internacional Juarez Machado, R. Lages, 994 - América, Joinville - SC