“Visiva 2017”  tem várias atrações nacionais e internacionais confirmadas. A curadora de arte nova-iorquina Morgan English vai falar sobre a renomada galeria digital tattrx.com, fundada e editada por ela

 

kat2

Kat Alden (Brasil)

 

A segunda edição do Visiva, “Arte que Transforma”, será realizada de 13 a 15 de outubro e traz a Curitiba artistas, tatuadores e pesquisadores de várias mídias e de diversas partes do mundo para pensar, fomentar e produzir tatuagem e arte contemporânea.

A abertura é nesta sexta (13), a partir das 19 horas, no Estúdio e Galeria Teix .  O evento  terá exposições de arte, tatuagem, oficinas, shows e diversas outras atividades, como workshop para tatuadores iniciantes, palestras, debates e bate-papos. “Todo esse conjunto deve dialogar com o tema principal do Visiva: a arte geradora não apenas de transformações sociais, mas também de profundas mudanças no corpo e na alma dos que se dispõem a viver essa experiência”, conta a organizadora Jô Maciel.

 

“Vartemkorobov1

Artem Korobov (Russia)

 

 

 

andre__instagram

André Cast (Brasil)

 

Participam convidados nacionais e internacionais, como o coletivo argentino Kizun, Valeria e Pablo, que trabalham juntos em diferentes suportes – o principal deles a pele; e a ucraniana Rita Zolotuhina, a ‘Rit Kit’, que tem chamado atenção no mundo todo por suas tatuagens botânicas bem diferentes das que costumamos ver, pois ao invés do estêncil utiliza carbono e plantas vivas, pressionando-as contra a pele, para criar os desenhos. Também do Leste Europeu vem o russo Artem Korobov. E, do México, Stan Leeray, além de diversos tatuadores de vários estados brasileiros, como a “tattoista” Ingryd Guimarães.

 

jackholmer_2_credito Rafael Dabul

Jack Holmer (Brasil). Foto Rafael Dabul

 

Crítica 

Nem apenas artistas estarão presentes nesta edição. Dos Estados Unidos virá uma das principais curadoras de arte contemporânea da tatuagem do mundo, nova-iorquina Morgan English. Ela é fundadora e editora da renomada e mundialmente famosa galeria digital tattrx.com e trabalha também como crítica de tatuagem independente e agente para novos artistas. Ela fará palestra sobre o tattrx, seguida de bate-papo com o público.

 

A abertura oficial do evento será na noite do dia 13 de outubro, sexta-feira, com coquetel, exposição da dupla Kizun e show da banda Gringo’s Washboard, trazendo ao evento a tradicional música negra de New Orleans.

 

Kizun ( Argentina)

Kizun ( Argentina)

 

 PROGRAMAÇÃO

SEXTA, 13 de outubro

15h Oficina de tatuagem para iniciantes, com Marco Teix. Três horas de duração e vagas limitadas.

19h Abertura oficial, seguida da abertura da exposição do grupo de artistas Kizun e coquetel aberto ao público, com show da Gringo´s Washboard Band.

 

SÁBADO, 14 de outubro

 

11h Conversa informal com tatuadores residentes e convidados — Passando por temas tais quais construção de portfolio, desenvolvimento de carreira, questões técnicas, equipamento, inspiração, vida e tudo mais que possa surgir no momento. A conversa será aberta e, quando necessário, haverá tradução.

 

13h30 Sessões de tatuagem experimental — Seguindo o ideal da tatuagem como linguagem, tatuadores convidados irão propor e executar, ao vivo, trabalhos altamente artísticos e/ou conceituais nos bravos de coração que aceitarem participar dessa experiência única, celebrando juntos a mudança através da arte.

 

18h00 Contextualizando a tatuagem contemporânea — Quem são os agentes da tatuagem nos dias de hoje? Como funcionam todos esses diferentes processos? A forma de trabalho realmente influencia o resultado? Marco Teixeira tentará obter respostas para estas e outras perguntas.

 

18h30 Uma conversa sobre arte multimeios — O professor da EMBAP, Jack Holmer, especialista em multimeios, discutirá as últimas interseções entre arte contemporânea, tatuagem e tecnologia.

 

19h30 Tattrx, a brief history — Morgan English compartilhará algumas de suas aventuras na curadoria do Tattrx e nos contará o que realmente está acontecendo agora—e, quem sabe, o que ainda está por vir.

 

DOMINGO, 15 de outubro

Tatuagem, arte, música, comida, bebida… — Um dia inteiro dedicado ao caos, com sessões de tatuagem, exposições de arte, comida e bebida, bandas ao vivo, djs, bazar, pessoas legais e muito mais!

 

SERVIÇO

 

VISIVA 2017

13 a 15 de outubro

Estúdio e Galeria Teix (Rua Augusto Stellfeld, 1581 – Batel Soho – Curitiba)

Informações: (41) 3018-2732 | 3019-2294 | [email protected]

Site: http://visiva.teix.ink