Site JCPR por Felipe Neves

O mercado paranaense anda muito aquecido quando o assunto é turfe. Depois de vermos nos últimos meses os craques Own Them e Lione The Best sendo vendidos, agora o promissor Taxfree, que deu um show na última quinta-feira (14), teve sua sociedade negociada. 

De criação de Roberto Belina e de propriedade de seu Stud Yellow River, o filho de Forestry e Alfaville (Giant’s Causeway) teve sua sociedade negociada com o Stud Hare Hare, de Harlen Brandão Campêlo, esposa do turfman Doutor José Cid Campêlo Filho. 

Inclusive conversando com o Presidente Roberto Belina, ele confirmou que o recordista dos 1.300 metros na novíssima pista de grama do Tarumã defenderá as sedas do Stud Hare Hare já em sua próxima atuação. 

Taxfree estreou no dia do Grande Prêmio Paraná, quando chegou na terceira colocação da Prova Especial Silvio Batista Piotto. Na última quinta-feira, estreando na grama, deu um galope de saúde em animais cotadíssimos como Ave César e Messeger of Love, vencendo por diferença de 8 1/2 corpos e assinalando marca nove décimos melhor que a outra prova na mesma distância e pista. 

Ele continuará aos cuidados de Marcos Decki, que vive excelente fase há alguns anos. 

Geração “voando”: 

Quem não pode reclamar da geração 2017 é o Presidente Roberto Belina. Criador de animias que já emplacaram provas de Grupo, inclusive do Grande Prêmio OSAF (G1), sua geração letra “T” está dando show nas pistas. Talvez essa seja melhor que a geraçao letra “P”, que contou com as craques Pateo do Batel e Pixilim, ambas exportadas ao fim da campanha.

Texxana venceu a Prova Especial Riboletta e fez segundo no Grande Prêmio Diana (G1),Texport venceu o Clássico Sao FRancisco Xavier (Listed) e o Grande Prêmio Cordeiro da Graça (G2). Taxfile, que estreou vencendo em dezembro estreia na esfera clássica em Cidade Jardim. Agora é esperar que Taxfree brilhe e também alcance os clássicos nos principais hipódromos do Brasil.