Foram necessários apenas mil metros, quinhentos na seletiva e quinhentos na grande final para o potro Brutus se consagrar no Jockey Club de Carazinho, no Rio Grande do Sul. 

Depois de derrotar no terno seletivo Imperador da Serra e By Messenger, coube ao representante das sedas do Haras Rio Iguassu vencer com muita facilidade – assim como na seletiva – a grande final, realizada há pouco.

 

Na final eram cinco animais, porém Nantucked não foi apresentado. Os vencedores das cinco seletivas foram Nantucked (Stud Michael), Borduna Thunder (Haras Ponta Porã/Stud Illuminati), Balaço Certeiro (Milton Thome), Qllercia (Coudelaria Intenacional) e Brutus (Haras Rio Iguassu). 

Brutus venceu a final com cerca de dois corpos e meio, com seu jóquei em pé no animal nos últimos 100 metros. Borduna Thunder acabou na segunda colocação, com Balaço Certeiro finalizando em terceiro e Qllercia chegando na quarta colocação. 

Filho de Tiger Heart e Pera Manca (Grand Slam), Brutus e de criação do Haras Old Friends. Foi preparado por Ivo Oliveira, tratado pelo veterinário Maurício Pontarollo e contou com a condução de Valmir Rocha.