Neste domingo aconteceram as eliminatórias do Grande Prêmio Nova Geração do Turfe Nacional, que acontece em Carazinho com a maior dotação para animais puro-sangue inglês na modalidade cancha reta: R$ 600 mil. 

Em 500 metros, cinco ternos foram disputados e, para a surpresa de todos, mesmo contando com filhos de Wired Bryan, Taludo, Billion Dollar, Tiger Heart, Wild Event, Inexplicable e Mensageiro Alado, todos os finalistas são filhos do recém desaparecido Desejado Thunder. 

Na primeira eliminatória alinharam Candiru, Centro Oeste, For In The Five, Aruana Prospector, Hás de Trunfo e Raio da Lua. A vitória ficou com Centro Oeste, um filho de Desejado Thunder West Bay (Blade Prospector), de criação do Haras Ponta Porã e de propriedade de Evandro Zanetti. 

No segundo terno foi a vez de Caminho da Glória vencer e se classificar para a grande final. O filho de Desejado Thunder Wildfeuer (Blade Prospector) derrotou Caro Mensageiro, Cavalheiro de Roma, Amuleto Bryan e Old School. É de criação do Haras Ponta Porã e de propriedade de Ederaldo Antonio Joran. 

Veio a terceira eliminatória e mais uma vitória de um crioulo do Haras Ponta Porã. Desta vez Caminho do Mar foi o vencedor, derrotando Cobra Insana, Ai Tinindo Bryan, Certíssima, Ojo Blanco e Chefe da Esquadra. Trata-se de um filho de Desejado Thunder e  Quevem e Quepassa (Romarin) de propriedade de Carlos Augusto Flores. 

Na penúltima eliminatória do dia mais uma cruza Desejado Thunder x Blade Prospector. Vitória de Crazy Wins, de criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud La Lucce. Filha de Desejado Thunder e Wish For Wings (Blade Prospector) derrotou Camelia Negra, Coração de Estrela, Atomic Tiger, Inevitable e Che Morena. 

Por fim, no último terno do dia, vitória de Cassadora de Record, mais uma filha de Desejado Thunder de criação do Haras Ponta Porã. Ela derrotou Ablack Bryan, Ligeira de Birigui, Magical Side e Tonton Mig. Filha de Desejado Thunder Safra Record (Blade Prospector), ela é de propriedade de Claudio C. R. Dalla Santa (Stud DS). 

Alguns dados importanes são que dos 29 potros inscritos, doze eram de criação do Haras Ponta Porã. Destes, nove eram ofilhos de Desejado Thunder. Dos nove, cinco estão na final, quatro deles com Blade Prospector como avô materno. A final acontece amanhã (1°) às 16 horas. 

ASSISTA O PROGRAMA TURFE NA CIDADE DESTE DOMINGO: