Divulgação Jockey Club do Rio Grande do Sul por Hermes Martins

Já que vivemos um ano atípico, teremos nesta sexta-feira a conclusão da Copa dos Criadores 2020, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida – ABCPCC. Normalmente acontecendo antes do grande Festival da Copa dos Criadores, este ano – com a antecipação do festival – a carreira em 1.600 metros na areia encerra a festividade. 

E para se unir aos grandes vencedores do festival, Pimper’s Paradise, Nantucket, In Society e Dashing Court, sete animais entrarão na pista de areia do Jockey Club do Rio Grande do Sul. E os concorrentes já têm uma ótima trajetória nas pistas. 

Então a partir de agora falaremos um pouco sobre cada competidor. 

FUEGO ENLAS PATAS: 

De criação do Stud Itaara e de propriedade de Alberto Tiellet Miorim, esta filha de Bold Star e Queen Porã (Romarin) desde o início da campanha é levada em alta conta. Já estreou em clássico e, depois de perder uma incrível na turma dos “sem vitórias”, venceu na terceira em 1.000 metros na areia macia. 

Voltou na segunda prova da Tríplice Coroa Juvenil, perdendo para It’s Alive, que neste fim de semana corre a Prova Especial Emerald Hill (Listed) em Cidade Jardim. Na última, conseguiu seu batismo clássico ao vencer a Taça de Cristal – Versão Fêmeas (Listed), grande criterium do Hipódromo do Cristal para as potrancas da geração 2017. Conta com o treinamento do campeão Luciano Arias e será pilotada por A.Rodrigues. 

FERA DO MANNO: 

O filho de Alcorano em Twice So Nice (Wild Event), também venceu a Taça de Cristal (Listed), só que na versão dos machos. É interessante saber que ele é um irmão materno da Tríplice Coroada Gaúcha Etê Kaluanã. Também pertence ao Alberto Tiellet Miorim e conta com a criação do Stud Itaara. 

Perdeu a segunda prova da Tríplice Coroa Juvenil para Billion Lover por pescoço, em uma carreira que o castanho vinha com uma ação estupenda no fim, descontando quase cinquenta metros do ponteiro nos cento e cinquenta metros finais. Detalhe: ele era estreante. 

Na segunda atuação foi o favorito, tendo sua pior apresentação (2° em páreo de “sem vitória” por 3 1/4 corpos). Na última, sua terceira atuação na campanha, venceu a Taça de Cristal – Versão Machos (Listed) com extrema facilidade, livrando mais de 10 corpos para o segundo colocado. É treinado por Luciano Arias e será pilotado por Cladinei Farias.

LIMONCELLO: 

Um dos representantes paranaenses, este filho de Kodiak Kowboy é a grande esperança do Haras Springfield para esta temporada. Potro que fisicamente lembra Kopenhagen (vencedor clássico no Tarumã e em Cidade Jardim), o neto de Bernardini vai com muita força para esta prova. 

Nas duas primeiras não animou muito, porém na última parece ter acertado a distância e o estilo de correr. Ao invés de ser corrido no fundo do lote, está correndo próximo ao ponteiro. Está sendo levado em muita conta, mesmo ainda não tendo vitória clássica (venceu uma em Cidade Jardim em três atuações). 

Estava inscrito no Clássico ABCPCC (Listed), que aconteceu no Tarumã na última quinta-feira. É treinado por Antenor Menegolo Neto e será pilotado por Michel Platini, jóquei radicado no turfe paulista. 

COMET WINNER: 

Este é um dos animais mais interessantes da prova. Desde a estreia sempre correndo em provas clássicas, o representante do Stud D.P.Gudolle se encontrou na última, vencendo com tempo um segundo melhor que em um Clássico que ele fez quinto. 

De criação do Agro Pastoril Haras São Luiz Ltda, o filho de Salto e Manalou (Gilded Time) vem de duas atuações muito interessantes. Na penúltima seu jóquei perdeu os estribos e veio “na manta” desde a partida, fazendo a curva pela “baliza 20”. Mesmo assim, Comet Winner fez quarto a apenas 2 1/2 corpos. 

Na última foi trazido de barbada, correndo sempre na ponta e colocando uma diferença de 16 corpos para o segundo colocado. Está em excelente estado e tem muita chance nesta prova. É treinado por S.Rodrigues e será pilotado por A.Santana. 

QUICK GOLD: 

Esta potranca sempre esteve entre as líderes de geração no Hipódromo do Cristal. Venceu na estreia correndo no fundo do lote e atropelando forte para cima de Fuego Enlas Patas. Filha de Agnes Gold e Preciosidad (Crimson Tide), a crioula do Haras Capela do Santana chegou no placê para It’s Alive na segunda etapa da Tríplice Coroa Juvenil. Nesta correu bem perto da ponteira. 

Na última, também correndo no bloco da frente, fez terceiro para Fuego Enlas Patas na Taça de Cristal (Listed). Lembrando que, antes da última atuação, ela sempre havia chego na frente da potranca de Alberto Tiellet Miorim. É treinada por H.P.Machado, pertence ao Stud Casablanca e será pilotada por L.Costa. 

CAMPEÃO D’AMÉRICA: 

Desde a estreia sempre foi muito cotado, porém disputou apenas uma prova clássica em suas seis saídas, logo na estreia, quando chegou na oitava colocação. Depois vieram provas na turma, com a última delas sendo sua melhor atuação. 

Um placê para Youth Humor na areia encharcada, terreno que este crioulo do Stud Duplo Ouro parece preferir. Se trata de um filho de Tokay e Piu Grande Star (Amigoni), treinado por A.C.Silveira e contando com a pilotage de Bernando Pinheiro, que recentemente voltou de Dubai e está montando na Gávea. 

OAKLAND BAY: 

Animal lindo e que é levado em alta conta por seu staff. Filho de Wild Event e Hyannis (Setembro Chove), tem uma das melhores linhas do Stud Chesapeake, sendo criado pelo Stud Stanford. É irmão materno de Natucket, vencedor da Copa ABCPCC Velocidade – Mario Belmonte Moglia (G3). 

Inclusive, pertence ao mesmo proprietário, o Stud Mikael. Conta com o treinamento do campeoníssimo Julio Cesar de Moura Rosa e será pilotado por seu irmão, o também muito vencedor Zeferino de Moura Rosa. 

A reunião desta sexta-feira no Hipódromo do Cristal começa às 13 horas, com a Copa ABCPCC Regional sendo corridas às 14 horas. 

ASSISTA O PROGRAMA QUARTA DE MILHA: