Vencer uma prova de velocidade no concorrido Hipódromo de Maroñas é difícil. Vencer uma prova de Grupo 3 é ainda mais.

Agora, vencer uma prova de velocidade de Grupo 3 e não ser exigida por seu piloto em nenhuma parte do percurso é algo extremamente louvável.

Estamos falando de Rainha Pioneira, uma filha de Pioneering e Rainha de Ponta (Blade Prospector), criada e de propriedade do Haras Belmont e que venceu de maneira incrível o Clásico Rufino T. Domiguez, em 1.200 metros na pista de areia. 

Na ponta desde os primeiros metros, a paranaense não tomou conhecimento das quatro adversárias. Supersticiosa, rival de sua companheira de cocheira Holy Legal em outras oportunidades, tentou acompanhar Rainha Pioneira e acabou na última colocação. 

Na reta final, ela abriu 2 1/2 das rivais e manteve a diferença até a linha de chegada. O grande detalhe é que seu jóquei, Héctor Lazo, vinha “em pé” durante grande parte da reta e em nenhum momento exigiu a castanha de cinco anos. 

Esta foi sua oitava vitória em dezesseis atuações, sendo que seis delas foram clássicas (duas em prova de grupo). Ela foi apresentada pelo também paranaense Ricardo Bueno Colombo. 

*No vídeo, o replay da carreira está na 3h23min.

Glorioso Quality vence Clásico Haras Del Uruguay:

O brasileiro Glorioso Quality, de propriedade do Stud H & R e de criação do Haras Niju, venceu o Clásico Haras Del Uruguay, em 1.500 metros na pista de areia. 

Correndo contra oito competidores, o filho de Glória de Campeão e Tarpeian Quality (Elusive Quality) livrou 1 corpo de vantagem para Cap Bon. Foi pilotado por Carlos Bueno e apresentado por Alcides Perdomo.

Esta foi a terceira vitória de Glorioso Quality em quatro atuações, terceira clássica. Realmente um potro diferenciado defendendo mais uma farda brasileira no Uruguai.