Porfirio Menezes

No fim da tarde de ontem (16), foi divulgado pelo Jockey Club Brasileiro um boletim no mínimo “inusitado”. O tradicional clube carioca transferia a data do Festival do Grande Prêmio Brasil da primeira semana de agosto para a última de setembro. 

Até aí tudo bem, claro, se esta não fosse a data do Festival do Grande Prêmio Paraná, anunciada junto com o calendário clássico do Tarumã em novembro de 2019. Logo, a revolta entre os turfistas foi enorme, afinal, em um turfe combalido um conflito de datas desta magnitude se torna absurdo. 

Porém, alguns ainda evitavam formar opinião. Talvez a direção do Jockey Club Brasileiro já tivesse alinhado algo com o Jockey Club do Paraná, faltando apenas a divulgação da nova data da festa paranaense. Contudo, foi apurado pelo jornalista Marcos Rizzon (Jornal do Turfe, Turfe na Cidade e Turfe em Alto Estilo) que o presidente Roberto Belina não sabia do ocorrido, e que ele já estava em contato com Luiz Alfredo Taunay, presidente do JCB.

A introdução desta notícia – a alteração da data do GP Paraná 2020 – é tão grande devido a falta de organização apresentada pela entidade carioca. E o motivo é simples: ao ser questionado pelo presidente Belina, o mandatário carioca lhe pediu desculpas por “não saber que o festival paranaense aconteceria naquela data”.

Algo que chama a atenção, uma vez que o próprio JCB reserva a data e não realiza corridas no dia do Grande Prêmio Paraná. Segundo fontes, o presidente do Jockey Club Brasileiro irá apurar os responsáveis pela “desinformação” a respeito do tema que causou este “furor” no meio turfístico na noite de ontem. 

Solução: 

Segundo o Presidente Belina, o Presidente Taunay ofereceu a mudança de data para não atrapalhar o turfe paranaense. Entretanto, até para “flertar” com a possibilidade de público no Jockey Club do Paraná no dia do festival, o Grande Prêmio Paraná terá sua data alterada para o dia 06 de dezembro, quando será corrida também a Pegasus Brasil. A data contemplará a inauguração da pista de grama do Jockey Club do Paraná. 

“O que aconteceu foi um equívoco”, comentou o Presidente Roberto Belina a nossa reportagem. “Nós ficamos sabendo e logo após entrarmos em contato com a diretoria do Jockey Club Brasileiro, eles se mostraram profundamente chateados com o acontecido e na hora já nos garatiram que a respectiva data era do Jockey Club do Paraná, se oferecendo para buscarem outra no calendário.”

“Porém, após breve conversa com nossa diretoria, ficou estabelecido que em dezembro teríamos uma gama maior de possibilidades. É o nosso aniversário, teremos chances maiores de realizar o festival com presença de público e poderemos dar um ou dois páreos na nova pista de grama, o que provavelmente não seria possível em setembro. Então comunicamos nossa decisão a diretoria do JCB. Nossa relação de profundo respeito mútuo continua a mesma, já que sabemos que equívocos acontecem. Agora, o Festival do GP Paraná será no nosso aniversário”, completou o Presidente Belina.

Sendo assim, o Festival do Grande Prêmio Brasil acontecerá em setembro, nos dias 26, 27 e 28. A diretoria carioca espera poder contar com a presença de público nesta data, uma vez que o Prefeito do Rio de Janeiro anunciou um calendário em que eventos esportivos a partir de 1° de agosto poderão ter público. Claro, isso é algo que pode mudar a cada momento devido o crescimento ou achatamento da “curva” de infectados pelo Covid-19. 

ASSISTA O PÁREO DA SAUDADE: GP PARANÁ 1990.