O cavalo paranaense Halston não conseguiu vencer a principal carreira de sua campanha desde que saiu do Brasil. Não conseguiu, porém não fez feio. O crioulo do Haras Cifra chegou na sexta colocação do Hong Kong Derby, disputado na manhã de hoje no The Hong Kong Jockey Club. 

Diferente do acontecia no Brasil, Halston, agora chamado de Butterfield, vem correndo mais acomodado. Na última ele correu grande parte do percurso na última colocação, porém hoje foi corrido demasiadamente atrás. 

Para ter uma ideia, o alazão correu grande parte do percurso na antepenúltima colocação. Na grande curva era apenas o décimo primeiro, virando a reta final em nono. Mesmo conseguindo ótima passagem, o filho de Setembro Chove não conseguiu alcançar os ponteiros. Contudo, descontou bastante.

Chegou na sexta colocação a 4 3/4 corpos de Golden Sixty, um cavalo australiano de quatro anos, filho de Medaglia d’Oro e Gaudeamus (Distorted Humor), de propriedade de Stanley Chan Ka Leung. Ele venceu em uma atropelada simplesmente espetacular.

Uma atuaçao boa, mas que poderia ter sido melhor caso corresse um pouco mais perto. Halston foi pilotado por G.Van Niekerk. Seu companheiro de cocheira, Playa Del Puente, assumiu a ponta na entrada da reta, porém no último pulo sucumbiu ao ataque do vencedor, ficando com o segundo posto.

*ASSISTA O HONG KONG DERBY CLICANDO AQUI. 

BRASILEIROS:

Dois jóqueis brasileiros montaram nesta que é uma das principais provas do calendário asiático. João Moreira, que pilotava o cotado Champion’s Way ficou na 11° colocação. Ponteando a prova até a segunda metade da grande curva, o australiano filho de Hinchinbrook cansou no final. 

Uma posição à frente dele chegou Vagner Borges e seu pilotado, Super Oasis. Borges sempre manteve seu conduzido no meio do pelotão, até que na reta final ele caiu da sétima para a décima colocação. Em menos de um mês, Borges já montou uma das principais carreiras do turfe chinês. 

Neste domingo João Moreira venceu duas e lidera as estatísticas com 87 vitórias, duas a mais que o australiano Zac Purton. Vagner Borges conseguiu um placê, na sétima prova da programação.