Foto Portal O Sul – GP Bento Gonçalves é a atração do turfe brasileiro amanhã

Está chegando a hora do GP Bento Gonçalves 2018. E o campo da prova chama a atenção por contar com alguns animais clássicos, entre eles os vencedores do GP Paraná 2017 e 2018. No Ar e Grand Amiga são cotados para vencer, assim como Ilustre Senador, que fez segundo no "Paranazão 2017" e terceiro na edição deste ano. Confira um pouco de cada competidor:

Ilustre Senador é o atual campeão da prova e muito regular. Correu provas graduadas desde que secundou No Ar no GP Paraná 2017. Na Gávea venceu o Clássico Delegações Turfisiticas (Listed) deste ano, porém suas principais vitórias na campanha foram em 2.400 metros, o GP Presidente Antonio Correia Barbosa (G3) e a edição do Bento do ano passado. Conhece a pista gaúcha e terá reforço.

Don Ita, o "faixa" da parelha de AlbertoTiellet Miorim deverá fazer apenas o papel de suporte. Vai bem leve, no entanto parece bem abaixo dos demais concorrentes. Venceu em 2.000 metros na última, mas o tempo foi aquém da turma que compete agora. Será um bom reforço, somente isso. 

Namur corria provas especiais na Gávea com algum protagonismo. Chegou no Cristal e de primeira já levantou o GP Protetora do Turfe com facilidade. Leandro Henrique conhece bem o animal e deve trazê-los nos metros finais com muito afinco. Um dos animais com grandes chances na prova. 

Magic Survivor está um pouco abaixo dos demais favoritos. Nunca teve grandes atuações em turmas fortes no Rio de Janeiro. Tem o "selo" Black Opal Stud, porém é difícil imaginar ele vencendo alguns nomes que estão inscritos aqui. 

Diligente era um cavalo muito bom no Rio de Janeiro, mas correndo em distâncias maiores e na grama. No Cristal vem atuando bem abaixo e será uma surpresa se vencer. As últimas atuações dele não são nem sombra daquele cavalo que brilhou na Taça Quati. 

Leão de Prata estava inscrito no GP Paraná e fez forfait devido a um problema no casco. Em suas principais atuações da campanha chegou em segundo, sempre em provas graduadas. Foi assim no GP Latinoamericano, no Bento do ano passado e no GP Nova Monteiro (por duas vezes). É uma das forças da prova. 

Grand Amiga – pasmem – estreou apenas em novembro do ano passado. Em menos de doze meses venceu três provas de Grupo 3 e uma de grupo 2, além de duas vitórias em páreos de enturmação. Está em grande forma, vem de vitória autoritária sobre os craques High Chris e Ilustre Senador e deve ser a favorita da prova. Se gostar da areia do Cristal tem tudo para vencer. 

No Ar teve contratempos físicos na última, segundo seu treinador. É um excelente competidor, já fez grandes provas na distância e vai correr com muita chance. Seu irmão inteiro, Olhar Mágico é forfait, então fica nas mãos, ou melhor, nas patas dele representar a criação da "Coudelaria Baptista". Defende o Stud My Hero Dad, de José Cid Campelo Filho. 

Bolt da Lagoa é um cavalo regular, contudo vemos animais melhores inscritos. Não que ele não tenha chance. Em uma prova deste nível, qualquer animal tem chance de vitória. As dele são pequenas e quem gosta de um "azarão" deve apostar no filho de Quick Gipsy.

A reunião do Festival do GP Bento Gonçalves começa às 14h15, com o páreo mais importante sendo corrido às 18h15. A TV Jockey transmitirá a reunião do Hipódromo do Cristal com apostas para todo o Brasil. 

*Fotos: Marília Lemos (Grand Amiga) e site JCRGS (Namur).