Marília Lemos – Divulgação Instagram (@marilialemosphoto)

Muitos turfistas paranaenses perderam a voz após assistir a nona prova de hoje no Jockey Club de São Paulo. Tudo porque o Grande Prêmio Jockey Club de São Paulo (G1), segunda prova da Tríplice Coroa Paulista teve uma chegada sensacional. E com um paranaense protagonizando. 

Comprado ao pé pelo Haras Rio Iguassu no leilão do Stud TNT, Mestre do Iguassu foi recriado pelo haras da Família Pelanda, levado em alta conta desde sua estreia até vencer o Grande Prêmio Ipiranga (G1), primeira prova da coroa paulista. 

Na tarde de hoje ele poderia escrever mais um belo capítulo na história do turfe paranaense. Se vencesse voltaria para Curitiba candidato ao sonhado título de Tríplice Coroado. E com André Luiz Silva em seu dorso, Mestre do Iguassu adentrou à pista de grama de Cidade Jardim com este objetivo: vencer. 

Ele não entrou como favorito, mesmo vindo de grande apresentação. Talvez por ter vencido em raia pesada, os apostadores acreditaram mais em outros nomes. Mestre do Iguassu fechou pagando R$ 9,60 para cada real apostado. E não era para menos, afinal, na grama leve Não Da Mais já havia vencido duas provas de Grupo 1. 

Mas carreiras são carreiras e o páreo se resolve na pista. Em uma primeira metade de percurso onde No Sound acabou se acidentando, Não Da Mais foi para a ponta. Muito perto Olympic Jumbo fazia seu papel de faixa não deixando o cavalo do Haras Phillipson folgar. 

Em terceiro corria Mestre do Iguassu, seguido por Olympic Jolteon, Neruda e Baita Blade. E assim entraram na reta final. Por dentro Carlos Lavor fazia de tudo em cima de Não Da Mais, enquanto André Luiz Silva vinha por fora descontando palmo a palmo a diferença do ponteiro. 

A briga foi a reta toda, com o valente Não Da Mais lutando para manter a ponta. Só que do outro lado tinhamos um candidato a Tríplice Coroa, que não descansaria enquanto não passasse e assumisse a primeira colocação. 

E em uma tocada espetacular de André Luiz Silva, Mestre do Iguassu manteve aceso o sonho de mais uma tríplice coroa paulista para animais paranaenses. Com 3/4 de corpo de vantagem venceu mais uma etapa, faltando agora apenas o GP Derby Paulista (G1) para que o filho de Glória de Campeão e Rainha Carolina (Roi Normand) atinja a glória máxima. 

Não Da Mais teve que se contentar com o placê, seguido de Olympic Jolteon. Em quarto chegou Noblesse You e Atila The King completou o placar. 

Ademar de Barros Pereira é o responsável pelo treinamento de Mestre do Iguassu, que ainda conta com o atendimento do Dr. Maurício Pontarolo. Ao vencer a carreira, o potro do Haras Rio Iguassu se tornou o novo recordista da prova. 

Vitória com sabor especial: 

É de conhecimento público que a paixão de Paulo e Luis Felipe Pelanda vem de berço. Seu Guido Pelanda fundou o Haras Rio Iguassu na década de 70 e tanto Paulo quanto Luis Felipe herdaram do pai e avô esta paixão. 

E para valer ainda mais esta vitória, hoje é data de aniversário do Seu Guido, que faleceu há alguns anos. Na Tribuna de Honra do Jockey Club de São Paulo, quando era entrevistado por Jair Balla e recebia o troféu pela vitória, Luis Felipe lembrou da data e se emocionou. 

Paulo Pelanda também falou da emoção que é vencer uma prova e, em suas palavras, que “o turfe é a melhor coisa do mundo”. Uma vitória sensacional e merecida para um dos Haras que mais investe no turfe.