Divulgação Jockey Club do Paraná por Felipe Neves

Na tarde desta quinta-feira (23) foi realizada a primeira reunião da temporada 2020/2021 no Jockey Club do Paraná. E em um final emocionante, Najar do Iguassu levou o Clássico ABCPCC (Listed), grande atração do dia. 

A reunião que estava previamente programada para o dia 09 de julho, sofreu alteração de data após o decreto Estadual/Municipal que levara Curitiba ao grau de periculosidade “Bandeira Laranja”, medida para tentar conter os casos de Covid-19. Realizada hoje, contou com nove provas, se iniciando às 13h15 e sem a presença de público. 

Homenageando a Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná – ABCPCC, principal entidade turfística nacional, a principal prova contou com cinco competidores, uma vez que Limoncello fez forfait. 

Logo na largada, Najar do Iguassu e Onore tentaram a primeira colocação pelo externo da pista. Em sua primeira atuação, Trivento acabou largando com atraso e ficanndo fora da carreira. A seguir vinham Barry More Court e Lady Gui Gui, única fêmea da prova. 

Forçando pelo interno da pista, na entrada da curva Barry More Court assumiu a ponta, deixando Onore e Lady Gui Gui brigando pela segunda colocação. Um corpo atrás, Najar do Iguassu já mirava os adversários, se preparando para a reta final. 

E ela veio, com Barry More Court e Onore buscando o externo da pista. Tranquilo, o tetracampeão consecutivo das estatísticas Valmir Rocha esperava para dar a partida em Najar do Iguassu. Pelo meio de raia, já sem muito ímpeto, Lady Gui Gui vinha na quarta colocação. 

Até os 150 metros finais, Barry More Court parecia o vencedor da carreira. Porém, em uma tocada energética e empolgante de Valmir Rocha, o representante do Haras Rio Iguassu embalou pelo extremo externo e foi bucar o adversário ” em cima do disco”, livrando pescoço para o representante do Haras Cima. 

Na terceira colocação terminou Onore, em ótima atuação. Depois chegaram Lady Gui Gui e Trivento, que não pode ter esta carreira levada em conta pelo grande atraso na partida. 

Filho de Kodiak Kowboy e Magnificent Lady (Cherokee Run), Najar do Iguassu é de criação e propriedade do Haras Rio Iguassu. Foi pilotado por Valmir Rocha e apresentado por Ademar de Barros Pereira, assinalando 1’28″20 para os 1.400 metros na areia leve.