A notícia da deflagração de uma operação do FBI na início da manhã de hoje deixou todos os turfistas norte-americanos estarrecidos. Os treinadores Jason Servis, Jorge Navarro e mais 25 pessoas, entre representantes de laboratórios e médicos veterinários foram indiciados por um escândalo de dopagem. 

Jason Servis, treinador de Maximum Security e Jorge Navarro, ambos os dois maiores vencedores dos Estados Unidos no ano passado, vinham sendo investigados por fraudar exames, produzir e aplicar em seus animais PEDs adulterados e com marca incorreta. 

Em uma ligação de Servis para Navarro, interceptada dois meses antes do Kentucky Derby, Servis diz a Navarro que aplicou o medicamento, chamado de SGF-1000, em “quase todos os seus animais”.

Em outra ligação, agora do veterinário Kristian Rhein para Servis, é dito que “não há risco de ser pego”, pois “na América não existem testes que identificam a substância”

No total são quatro acusações diferentes, a principal delas é a de “obter uma vantagem competitiva em detrimento e risco à saúde e ao bem-estar dos cavalos de corrida, através do uso de drogas não aprovadas com composição química desconhecida que mascaram a dor dos cavalos e podem causar diversos tipos de lesões”.

Os cavalos de Servis ganharam mais de US$ 11 milhões no ano passado. Este ano, seu principal cavalo, Maximum Security, levou os US$ 10 milhões da Saudi Cup. Ele se encontra nos Emirados Árabes, onde se prepara para correr a Dubai World Cup, no fim do mês. 

Algo ainda mais estarrecedor foi desmascarado com ligações e mensagens de Navarro, falando a respeito do “descarte” ilegal de cavalos que morreram devido aos medicamentos ilegais. E isso aconteceu exatamente no ano em que houve recorde de mortes em Santa Anita, um dos principais centros hípicos dos Estados Unidos. 

“Você sabe quantos cavalos ele (Navarro) matou e quebrou que eu fiz desaparecer?”, escreveu o instrutor indiciado Nicholas Surick em uma mensagem de texto sobre Navarro para  outro veterinário investigado. “Você sabe quantos problemas ele poderia ter se descobrissem os seis cavalos que matamos?”

Navarro tem uma média de vitórias na carreira de 28%, muito superior a de treinadores do Hall of Fame, como Steve Asmussen, Bob Baffert e D. Wayne Lukas. Entre as acusações de uso de substâncias proíbidas por ele ainda estão, além do SGF-1000, o “Monkey” e o “Red Acid”. 

As acusações e indiciamentos de hoje corroboram para a criação de uma supervisão independente de terceiros do uso de drogas nas corridas pelo Congresso Americano. Ela já estava sendo estudada na casa, porém, após a notícia de hoje, a contagem de apoiadores subiu para 244 dos 435 membros. Inclusive o republicano James Comer tornou-se o segundo congressista do Kentucky a apoiar a Lei da Integridade da Corrida de Cavalos.

Em uma postagem no Twitter, o treinador Graham Motion enfatiou o sentimento de muitos dos profissionais que não estão envolvidos no escândalo: “Um bom dia para quem tenta seguir as regras”. 

ASSISTA O BLOCO RAPIDINHAS DO TURFE DE HOJE, 09/03/2020.