Site ABCPCC por Marília Lemos

Neste dia 03 de agosto acontece mais uma edição do Troféu Mossoró. A premiação exalta o turfe brasileiro como um todo e homenageia os melhores da temporada turfística. 

E nós estamos contando aqui quem são os animais indicados para a premiação. Já falamos dos animais da geração 2016 e 2015, então hoje vamos falar a respeito dos fundistas e arenáticos que estão concorrendo. 

Sempre lembrando que a festa acontece no dia 03, às 19 horas no Jockey Club de São Paulo (Restaurante Cena). O convite para o banquete com direito a bebidas custa R$ 200,00 e pode ser adquirido diretamente na ABCPCC/ Stud Book Brasileiro pelo e-mail [email protected].

Arenáticos: 

Fera Veloz começou a se destacar no início da temporada, vencendo dois clássicos na pista de areia da Gávea. O Clássico Breno Caldas (Listed) e o Clássico Itajara (Listed) foram suas principais conquistas.

Ilustre Senador é um grande arenático, tendo vencido o GP Bento Gonçalves (G2) pela segunda vez em 2018. Antes, fez terceiro no GP Paraná (G3) e acumulou mais uma colocação em Grupo 3 e outra em Listed. 

Joe Gold tem uma campanha interessante. Depois de vencer a primeira na areia, nunca mais abandonou esta pista. Sua primeira vitória clássica foi na Prova Especial Talvez, depois veio a o Clássico Much Better (Listed) e um segundo no Clássico Delegações Turfísticas (Listed). 

Olhar Mágico começou a temporada vencendo a Taça Hipódromo do Tarumã. Fez quarto no GP Paraná (G3) e na Gávea venceu o GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3). Ainda conseguiu dois placês, na Prova Especial Helíaco e no Clássico Much Better (Listed).

Por fim, Laurent. O crioulo do Haras Figueira do Lago surgiu como um fenômeno na pista de areia, vencendo todas as provas que correu na pista de areia. Entre elas GP Professor Nova Monteiro (G3), Clássico Imprensa e Prova Especial African Boy. Atualmente cumpre campanha no Uruguai. 

Fundistas: 

Royal Forestry poderia também concorrer como “arenático”, uma vez que venceu o Clássico Derby Paranaense (Listed) no fim de junho. Já havia vencido a Prova Especial Quari Bravo em 1.800 metros na grama, contudo, sua campanha deslanchou como fundista. 

Venceu o GP Consagração (G3) e a Prova Especial Zenabre, além de fazer segundo na Prova Especial Viziane. Um animal polivalente, que não escolhe pista nem distância. 

Enólogo começou bem a temporada, vencendo as Provas Especiais Formastérus e Quiprocuó. Entretanto, depois de começar a ser preparado para distâncias um pocuo mais curtas (2.400 metros) começou a chegar mais longe. 

First Fighter fez o caminho inverso. Depois de disputar provas em distâncias menores (foi quinto por duas vezes no GP São Paulo – G1 e segundo no GP 14 de Março – G2), o cavalo do Stud Victor Augusto venceu de maneira inconsteste o GP ABCPCC (G3), em junho. 

Quiron é um animal de muita regularidade nas provas de longa distância. esta temporada venceu o Clássico Derby Club (G3), o Clássico Adil (Listed), além de fazer segundo no GP ABCPCC (G3) e acumular dois terceiros nas Provas Especiais Gualicho e Waldmeister.