Site JCSP por Porfirio Menezes – Power-Quark surge como rival do paranaense Halston no Derby Paulista

Uma das provas mais importantes para o turfe paranaense em 2018 acontece no dia 10 de novembro e, por incrível que pareça, não será realizada no Hipódromo do Tarumã. Estamos falando do GP Derby Paulista (G1), que pode consagrar mais um crioulo paranaense com a Tríplice Coroa. 

Na história recente tivemos no Jockey Club do Paraná seis tríplice coroados, dos quais três eram paranaenses. Kahyasin, de criação do Haras Garcez Castellano, Vitalino Mestre criado pelo Haras Palmerini e o último a levar as coroas, Maisesperto Gais do Haras Cima. 

Mas olhando para fora do Estado, mais especificamente nos Hipódromos da Gávea e Cidade Jardim foram apenas três na história recente. Halston, de criação e propriedade do Haras Cifra venceu o GP Ipiranga (G1) e o GP Jockey Club de São Paulo (G1) e, no próximo dia dez, luta para repetir o feito de apenas dez animais na história do turfe paulista: se tornar tríplice coroado. 

Mas na tarde de ontem, na Prova Especial Emerson surgiu um rival para o filho de Setembro Chove. Power-Quark, de criação e propriedade do Haras San Francesco venceu de forma autoritária exatamente na distância do Derby, 2.400 metros. 

Não que a turma fose das mais fortes. Na prova o mais graduado era o "vovô" Concilium, que com 9 anos reaparecia após ausência de seis meses. Cowboy Purse também frequenta a esfera clássica paulista, mas nada que o coloque como um grande craque. No entanto o potro – que  correu com grande vantagem de peso – chamou a atenção e surge como o "grande rival" de Halston no Derby Paulista. 

A vantagem do filho de Quick Road e Paris-It (Astor Place) é ter experimentado a distância. Thiago Haidar, seu treinador também vem se destacando e a evolução do potro – graças ao seu trabalho – é visível. Resta saber se Power-Quark terá "bala na agulha" para enfrentar o líder inconteste da geração 2015. 

Enfim, agora é esperar até o dia 10 de novembro para ver este embate. E claro, torcer para que Halston consiga repetir o feito de Roxinho, Fixador (Cidade Jardim) e Groove (Gávea). 

*Fotos: Site Jockey Club de São Paulo por Porfirio Menezes.