Site JCSP por Porfirio Menezes

Desde que saiu a primeira parcela do added Festival da Copa ABCPCC o que mais nos chamou a atenção foi o campo da Copa ABCPCC Velocidade – Mario Belmonte Moglia (G3). 

No campo da prova contavamos com o vencedor do GP ABCPCC – G1 (Amuletto), a vencedora do GP Major Sukow – G1 (Happy Bryan), o melhores velocistas da Gávea, Black Cello, Efetivo Bull e Jardim de Outono.

Além deles, o bom Bishop’s Quest e os paranaenses Hulabaloo, Sixpress e Best In Town, o último vindo de vencer com um “temporal” na mesma pista e distância. Enfim, ali saberíamos quem é o melhor velocista do Brasil. 

O mais interessante é que dias antes os sócios da ABCPCC haviam votado no “melhor velocista” do Troféu Mossoró. Na noite de ontem foi reconhecida a eleição da potranca Happy Bryan. O mais interessante é o que aconteceu cerca de uma hora antes. 

Uma história interessante:

No GP Major Sukow (G1) Happy Bryan foi a vencedora, contudo, não cruzou o disco na frente. Efetivo Bull havia prejudicado cerca de oito competidores no final da variante e foi desclassificado. O prejuízo foi tão acintoso que que Waldomiro Blandi, jóquei de Happy Bryan chegou a comemorar a vitória mesmo cruzando o disco em segundo. 

Antes, Happy Bryan havia feito um início de campanha maravilhoso. Venceu a primeira em prova de animais sem vitória com grande classe. Voltou na Prova Especial No Regrets e novamente foi espetacular. 

Quando aumentou a distância, no Clássico Ministro da Agricultura (Listed), em 1.300 metros, mais uma vitória. Aumentou em 100 metros a distância no GP Luiz Fernando Cirne Lima (G3) e passou aperto pela primeira vez na campanha, porém venceu. 

E aí o staff do Stud Pedudu decidiu mudar a campanha de Happy Bryan. Como ela tinha uma velocidade impressionante, o mais certo seria voltar para o quilômetro e buscar o GP Major Sukow 2019. 

Não foi fácil, uma vez que o animal sofre um “rebate” quando desce de distância. Em sua primeira atuação no quilômetro sua pior carreira, chegando em sétimo na preparatória para o “Velocidade do GP Brasil” (GP Hipódromo da Gávea – G3). 

Veio o GP Major Sukow (G1) e a vitória. Entretanto, como contamos acima, teve o prejuízo e a performance de vários animais não foram a mesma. Enfim, o grande encontro estava marcado para ontem (03). 

Vitória espetacular: 

É difícil ver tanta qualidade junta rodando no paddock. Fatos como o de ontem acontecem uma ou duas vezes no ano. Para fechar o Festival da Copa ABCPCC, velocistas de qualidade ímpar. 

Amuletto e Sixpress imprimiram ritmo impressionante nos primeiros 400 metros. Happy Bryan e Efetivo Bull vinham a seguir, juntamente com Black Cello e os demais. 

Nos 300 metros finais a tordilha dominou a carreira, ultrapasando Efetivo Bull e Amuletto. Mas pelo externo da raia, Black Cello surgiu como um bólido dominando a prova. Na seta dos 100 metros finais, a vitória era do cavalo do Stud BL. 

Contudo, com um coração digno de animais de excelência e uma tocada espetacular de Waldomiro Blandi, a potranca do Stud Pedudu voltou por dentro e em um final espetacular conseguiu nos metros finais ultrapassar Black Cello. Uma vitória sensacional e marcante. 

Muita gente – inclusive o redator deste texto – não acreditou no que havia acontecido. Foi uma chegada tão linda que causou comoção em Cidade Jardim. Uma vitória espetacular que demonstrou que os sócios votantes do Troféu Mossoró estavam certos: Happy Bryan é a/o  melhor velocista do Brasil.