Biblioteca da Mamãe

Publicidade
Bicho-Papão

Monstronário apresenta seres do folclore brasileiro

Para estimular a vivência lúdica do tema folclore entre a criançada, a Editora Estrela Cultural está lançando Monstronário – Monstros e assombrações do Brasil de A a Z, escrito por Lúcia Tulchinski e ilustrado por Alexandre Carvalho.

A autora passou a infância em Curitiba e desde 1989 vive em São Paulo. Em Curitiba, o lançamento será no dia 9 de novembro, das 16h às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Batel, com a presença da autora do livro.

Todos que aparecerem por lá poderão fazer selfies com o totem gigante do Bicho-Papão.

O livro

Trinta e sete criaturas que habitam o imaginário popular de norte a sul do país como Saci, Cuca, Curupira, Boitatá, Boto, Iara, Lobisomem e Tutu Marambá são descritas em textos leves e bem humorados. O livro revela figuras para lá de curiosas. É o caso do Vira-roupas, duende travesso que arranca os botões das camisas e coloca areia nos bolsos das calças no varal. Zaori, homem enigmático cujo olhar de raio-X encontra riquezas. Pé-de-Garrafa, com sua cabeleira de astro de rock da década de 1970 e um olho só. Mapinguari, o abominável homem da floresta, com uma pegada de 3 metros. Homem dos Pés de Louça, fantasma de cozinheiro de um navio que naufragou perto de Ilha Grande (RJ).

Cada personagem tem uma Identidade Monstruosa com nome, altura, peso, características físicas, hábitos alimentares, habitat, costumes e curiosidades.

As ilustrações que mesclam o clássico e o moderno, assinadas por Alexandre Carvalho, facilitam a experiência dos leitores com as figuras do folclore brasileiro.

Várias influências, muitos sustos

O livropasseia pela mosaico multicolorido da alma brasileira, que mescla raízes indígenas, africanas e europeias.

“Dos confins do Sertão, das florestas, matas e cachoeiras, dos Pampas e mares vêm as lendas sobre pequenos e grandes monstros, assombrações e criaturas assustadoras e que fazem travessuras pelo Brasil. A maioria delas foi transmitida de boca a boca, de geração em geração. A começar pelos indígenas de diversas etnias, como tupi guaranis, guardiões de nossas matas e águas, cujas lendas permanecem vivas até hoje entre nós. Foi assim também com as lendas, os mitos e as tradições dos povos africanos escravizados trazidos para cá. Da mesma forma, desembarcaram com os portugueses, colonizadores da Terra Santa Cruz. E aqueles, que vieram com outros povos mais tarde.

Com o passar do tempo, as lendas de todos esses povos se misturaram, gerando novas versões com tempero brasileiro e pitadas regionais. Somos formados por muitos povos, que andam para lá e para cá, em busca de novas experiências e sustos”, diz a autora na Apresentação do livro.  

Enfim, Monstronário, guia ilustrado e divertido do folclore brasileiro, é uma coletânea inédita que apresenta o repertório único da cultura brasileira, na qual o mundo fantástico das lendas convive com o popular.

 

Ficha técnica

Título: Monstronário – Monstros e Assombrações do Brasil de A a Z

Autora: Lúcia Tulchinski  Ilustração: Alexandre Carvalho

Editora: Estrela Cultural    https://estrelacultural.com.br

Indicação: A partir de 6 anos de idade

ISBN: 978-85-45559-67-2

Páginas: 84

Quem faz o blog

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES