Demorou, mas os produtores de Hollywood finalmente se renderam à atriz Charlize Theron em papéis de filmes de ação. A atriz sul-africana de 42 anos e porte atlético já havia feito ‘Aeon Flux’, anos antes, mas o filme caiu no esquecimento. Mais recentemente, ela brilhou como a Furiosa de ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ e apareceu na franquia ‘Velozes e Furiosos’. A fúria dela na tela não deixa dúvida: ela bota para quebrar. Nessa nova seara, a atriz estrela ‘Atômica’, um thriller de espionagem que estreia hoje em Curitiba.

Em ‘Atômica’, Charlize é Lorraine Broughton, uma agente especial inglesa naqueles alucinantes anos 80, em que a espionagem política grassava no planeta. A missão de Lorraine Broughton é em Berlim, às vésperas da queda do muro da vergonha, em 1989. Em Berlim, seu contato é David Percival (James McAvoy), um espião que consegue ter bom trânsito nos dois lados da cidade alemã.

O roteiro de Antony Johnson repete alguns clichês do gênero, mas a direção de David Leitch tem alguns méritos. Um deles é a ambientação nos anos 80. Também há valorização nos movimentos de câmera em perseguições por Berlim e em cenas de luta. Claro que Charlize, ou Lorraine, tem que lutar pacas. Afinal, Charlize Theron bota para quebrar.