Divulgação / Sony – Jack Black

O que é mais clássico nos games que a “próxima fase”? Nada. Assim, considerando que o filme ‘Jumanji’ é essencialmente com jogadores dentro de um jogo de videogame, nada mais natural haver uma próxima fase. Assim, ‘Jumanji: Bem Vindo à Selva’ ganha sua sequência dois anos depois: ‘Jumanji’: Próxima fase’. O filme estrela nesta quinta-feira (16) em Curitiba.

Claro, para ter um novo filme ‘Jumanji’, seria necessário reunir todo o elenco do filme original. E todos estão lá, novamente sob o comando do diretor Jake Kasdan. Tanto os avatares Dr. Bravestone (Dwayne Johnson), Ruby Roundhouse (Karen Gillan), Shelly Oberon (Jack Black) e Moose Finbar (Kevin Hart) quanto os jogadores originais, Spencer (Alex Wolff), Martha (Morgan Turner), Bettany (Madison Iseman) e Fridge (Ser’Darius Blain). A eles somam-se dois novos personagens: Eddie (Danny de Vito), avô de Spencer, e Milo (Danny Glover), ex-sócio de Eddie.

Desta vez, os amigos vivem nova realidade em relação ao filme anterior. Spencer está hospedado na casa do avô, Eddie, e o relacionamento com Martha está, como se diz no linguajar dos casais, “dando um tempo”. O jovem, na verdade, vive uma semidepressão. Não por causa da namorada, mas porque sente saudades de ser o Dr. Bravestone. E por isso não parece entusiasmado em rever os amigos Fridge, Martha e Bettany, que marcaram um encontro. Enquanto Eddie recebe a visita de Milo, os amigos estranham a ausência de Spencer ao encontro e decidem procurar por ele na casa do avô. Lá, eles descobrem que Spencer resgatou o jogo de Jumanji e foi sugado por ele. E decidem salvá-lo dentro do jogo.

Desta vez, porém, as coisas podem não sair como antes. A “próxima fase” tem a mesma premissa do filme anterior — os jogadores precisam encontrar uma joia perdida e evitar os perigos de Jumanji — mas está mais cheia de surpresas. E elas começam logo no início do jogo. Até porque Eddie e Milo também são sugados. E os jovens precisam guiar os mais velhos durante o percurso.

Em termos de relações pessoais, o novo ‘Jumani’ não versa mais sobre o amadurecimento dos jovens – os nerds que buscam autoconfiança, a patricinha que deve deixar a futilidade de lado, o atleta que precisa mudar de comportamento. Há apenas a questão a se resolver entre Spencer e Marta. Por outro lado, ganha força o drama entre Eddie e Milo, que não se viam há 15 anos e precisam acertar algumas diferenças. Mas tudo isso fica em segundo plano nessa próxima fase, cheia de clichês e recheada de ação. E exatamente por isso tão divertida. Dwayne Johnson transborda carisma a cada cena. Kevin Kart, Jack Black e Karen Gillan também fazem bonito – e ela ganha mais protagonismo na trama. A manutenção do tom do filme original é um dos acertos desta sequência. Além disso, é divertido ver como os avatares incorporam as personalidades dos jogadores originais.

Originalmente, ‘Jumanji’ é um livro escrito pelo norte-americano Chris van Allburg em 1982. Em 1995, ganhou sua primeira versão cinematográfica, com Robin Williams e Kirsten Dunst, então com menos de 15 anos. Essa versão, mais soturna, é mais próxima do livro original. E pouco tem a ver com o “reboot”, estrelado por Dwayne Johnson e companhia. Ou será que não? ‘Próxima Fase’ indica que novas fases podem estar por vir.