Divulgação

Shazam é a junção de seis “heróis” da antiguidade: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. Ao pronunciar o nome, Billy Batson ganha a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder dos raios de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

Há mais heróis da família nos quadrinhos: Mary Marvel e o Capitão Marvel Júnior. Quando eles se transformam em heróis, Shazam perde força. Isso porque o poder é, de certa forma, uma constante única; quando compartilhado em três, cada um fica apenas com 1/3 do poder.

A propósito, nos quadrinhos, o herói Shazam era conhecido também como Capitão Marvel; no filme, ninguém usa esse nome. Nunca.

Zachary Levi, o ator principal, já fez um personagem em filmes da Marvel. Ele era Fandral, amigo de Thor em ‘Thor: o Mundo Sobrio’ e ‘Thor: Ragnarok’. Curiosamente, em ‘Thor’ o intérprete de Fandral foi John Dallas.

A denominação em português alterou o nome do vilão de Shazam. Nas legendas e nas dublagens, repete-se o nome dos quadrinhos: “Dr. Silvana”, consagrado nos quadrinhos no Brasil. Em inglês, porém, o nome é “Sivana”.

Mark Strong, que faz o vilão Dr. Silvana, também já esteve em filmes de heróis. Era era o lanterna-verde Sinestro em ‘Lanterna Verde’. Também interpretou o vilão de ‘Sherlock Holmes’, aquele com Robert Downey Jr. no papel principal.