O ator Jerry Lewis, que morreu neste domingo (20), aos 91 anos, fez história no cinema, essencialmente em comédias – tanto que ficou conhecido como o “rei da comédia”, graças ao sucesso obtido principalmente nos anos 60. Eis aqui cinco filmes que ilustram a carreira do ator, que durou mais de 60 anos.

 

O Mensageiro Trapalhão (1960)

Jerry Lewis é Stanley, um mensageiro de um hotel em Miami, que sempre arruma confusão. Eis que de repente Jerry Lewis, o astro, se hospeda no hotel. E, por causa da semelhança com o mensageiro, o astro começa a ter problemas no hotel, sem saber por quê.

 

Errado pra cachorro (1963)

O filme se torno um clássico pela cena em que Lewis toca numa máquina de escrever imaginária, fazendo coincidir cada gesto a cada nota e cada som. Nos anos 70, ele interpretou a cena num programa de TV, fazendo a plateia vir abaixo.

 

O Professor Aloprado (1963)

Uma espécie de O Médico e o Monstro do humor: Lewis é o professor universitário Julius Kelp, que vive sendo humilhado pelos alunos. Ele acaba criando uma fórmula que o torna elegante, charmoso e bom de papo. Nasce então o boa-pinta Buddy Lee.

 

O Bagunceiro arrumadinho (1964)

Lewis vive Jerome Littlefield, um pretendente a médico, que trabalha em um sanatório como enfermeiro. Ele causa várias confusões ao somatizar todos os distúrbios dos pacientes que atende.

 

O Rei da Comédia (1983)

Já beirando os 60 anos, Lewis interpreta um pastiche dele mesmo: o comediante veterano Jerry Langford, dono de um programa de TV. Ele acaba sequestrado pelo novato Rupert Pupkin (Robert De Niro). O resgate do sequestro: a participação de Pupkin no programa de Langford.