• Vinhos e gastronomia

    Bistrô francês oferece harmonização com vinhos da França e Portugal

    Tournedos Paris
    Tournedos Paris (Foto: divulgação)

    O próximo jantar harmonizado do L’Épicerie já tem data para acontecer. Seguindo todos os protocolos sanitários e com capacidade reduzida do salão, para garantir um maior espaçamento entre as mesas, a capacidade de participantes foi reduzida, dessa forma, o jantar vai contar com duas datas: será nos dias 28 e 30 de setembro, terça e quinta-feira da próxima semana, a partir das 19h. Nesta harmonização franco-lusitana, clássicos da culinária francesa serão harmonizados com vinhos da França e Portugal. O jantar, em parceria com a importadora Porto a Porto, terá um custo de R$ 182 por pessoa + serviço. 

    Para abrir a noite, a entrada será um Vol-au-vent de camarão e pescada amarela ao molho de tomate cremoso. O vinho rosé francês da região de Bordeaux, Le Rosé de Floridene 2017, de Denis Dubourdieu, acompanhará a entrada. 

    O primeiro prato será uma harmonização clássica da tradicional Soupe à l’oignon, uma sopa de cebola gratinada com Emmental com o vinho do Rhône, Côtes du Rhône Le pas de Beaume 2018, da Cave de Cairanne. 

    Para o prato principal, Tournedos de Mignon Paris, um mignon alto servido com molho Roquefort com Shitakes e batatas gratinadas. Para harmonizar, uma combinação franco-lusitana. Será servido simultaneamente dois vinhos: o francês de Bordeaux, Le Clos de Reynon 2013, de Denis Dubourdieu e o português alentejano Marques de Borba Vinhas Velhas 2017, de João Portugal Ramos.  

    Para finalizar a noite, Moelleux ao Chocolate, um macio bolinho de chocolate. 

    O menu harmonizado tem o custo de R$ 182,00 por pessoa + serviço. Sugere-se a reserva prévia, pelo número reduzido de lugares ofertados.  Reservas podem ser realizadas pelo telefone 41 3044 4744 e 41 9 9698 6390, após as 16h. O restaurante L’Épicerie está situado na Rua Fernando Simas, 340, no Bigorrilho. 

    SERVIÇO:

    L’Épicerie

    Rua Fernando Simas, 340 - Bigorrilho

    Fone: 41 3044 4744 / 41 9 9698-6390 (reservas após às 16h)

    www.lepicerie.com.br

    Valor: R$ 182 por pessoa + serviço

    Facebook: facebook.com/lepiceriecuritiba/

    Instagram: @lepiceriecuritiba

  • Gastronomia em Curitiba

    Família Madalosso lança novidades em seu cardápio do rodízio

    Esta é a Polenta Flora
    Esta é a Polenta Flora (Foto: divulgação)

    Os amantes do rodízio italiano tradicional de Curitiba já podem comemorar porque tem muita novidade gostosa no cardápio da Família Madalosso! Para quem é fã da polenta crocante e quentinha da casa, agora o prato possui uma versão ainda mais especial: Polenta Flora, saborizada com baunilha e acompanhada de uma calda de doce de leite, feita para os apaixonados pela mistura única dos sabores doce e salgado. Integrando o time das sobremesas, outra super novidade é o mil folhasde creme de baunilha, que consiste em três camadas de massa folhada, intercalada com creme ecobertacom açúcar de confeiteiro.

    E não para por aí! As tradicionais massas da Família Madalosso também fazem parte do combo de novidades do restaurante, já que as mesmas ganharam releituras em versões modificadas.Como prato mais popular do mundo, não poderia faltar o delicioso spagueti– novo prato Madalosso, chamado Spagueti Verde a Matriciana. Além disso, temos o inusitado Ravioli de Quatro Queijos na Manteiga de Escarola e o  Conchiglione de Figo ao Molho Escuro de Figo.

    Serviço:

    Família Madalosso

    Av. Manoel Ribas 5875 – Santa Felicidade

    Telefone para contato: (41)3372-2121

  • Inclusão na gastronomia

    Arcos Dorados promove inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

    Kevin e Ester no quiosque de sobremesas do McDonald´s no Shopping Mueller
    Kevin e Ester no quiosque de sobremesas do McDonald´s no Shopping Mueller (Foto: Divulgação)

    Reconhecida como uma das maiores geradoras de primeiro emprego no Brasil, a Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, traz entre seus pilares de atuação ESG, a inclusão social e empregabilidade e reforça a importância da conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades para as pessoas com deficiência. Por isso, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a companhia destaca seu compromisso com a diversidade e com um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para que todas as pessoas possam alcançar seu máximo potencial.

    Dentre as suas principais políticas de inclusão está a contratação de pessoas com deficiência. A empresa não exige experiência anterior e investe, anualmente, R$ 40 milhões em treinamento e capacitação dos seus profissionais, sejam eles pessoas com deficiência ou não. Atualmente, a rede emprega cerca de 1.500 funcionários com diversos tipos de deficiências em seus restaurantes por todo o Brasil.

    No Brasil, pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, segundo dados levantados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém apenas 486 mil Pessoas com Deficiência possuem empregos formais, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2018. Nesse cenário, enquanto 25% da população possui algum tipo de deficiência, apenas 1% está inserida no mercado de trabalho.

    Kevin Eduardo Peixoto, 22 anos, começou a trabalhar no McDonald´s do Shopping Mueller, restaurante franqueado em Curitiba, em maio de 2017. Ele possui um Transtorno Global do Desenvolvimento que pode gerar variações de humor repentinas. A Consultora de Operações, Maria Ester Miranda, relata que foi necessária uma adaptação da equipe para saber lidar com a condição do colega, mas uma vez que todos foram orientados corretamente, a convivência sempre foi excelente.

    “Ele tem muita facilidade com o público, por isso é um atendente muito querido dos clientes”, revela a Consultora que viu o jovem evoluir à medida que ganhava confiança e autoestima com o novo emprego. “Depois que ele começou a trabalhar com a gente, voltou a estudar, fez novos amigos e traz até sua irmã mais nova para passear no shopping, coisas que antes não tinha segurança de fazer”, conta Ester.

    Cursando administração de empresas, Kevin não poderia estar mais satisfeito com a sua trajetória profissional. “Eu adoro trabalhar no McDonald’s e sempre fico de olho quando visito outro restaurante para ver se estão seguindo todos os protocolos de atendimento. Quero me especializar mais na área de administração e crescer dentro da companhia”, conta animado.

    Rede está com vagas abertas

    Atualmente, os restaurantes do McDonald’s estão com vagas abertas em todo o Brasil. A Arcos Dorados, que tem como um de seus pilares de atuação a inclusão, é pioneira na empregabilidade de pessoas com deficiência, com um programa de contratação que foi criado mesmo antes da Lei de Inclusão Social ser aprovada em 2004. Ao ingressar na companhia, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado e possuem treinamentos adaptados pensados para a sua segurança. Não existe tempo limite para a aprendizagem ou cobrança para que aprendam a atuar em todas as estações de trabalho. Durante a execução do programa de treinamento, são observadas em quais funções a pessoa tem mais habilidade e, portanto, em quais poderá melhor se desenvolver. Os interessados podem se inscrever através do link: https://jobs.kenoby.com/mcdonalds

  • Festival gastronômico

    Festival de Carne de Onça comemora 5 anos do petisco como Patrimônio Cultural de Curitiba

    Carne de Onça do Rancho da Joaninha
    Carne de Onça do Rancho da Joaninha (Foto: Todas as fotos: Gean Cavalheiro)

    Servida na maioria dos bares e botecos curitibanos, a famosa Carne de Onça é tradição há mais de 80 anos. A receita leva carne bovina crua (não é do felino, ninguém precisa se preocupar!), servida sobre fatias de broa e coberta de cebola e cebolinha. O prato está completando cinco anos como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba e para comemorar a data, a Curitiba Honesta, portal de gastronomia que realizou as pesquisas para elevar o prato a patrimônio, promove a quinta edição do Festival de Carne de Onça, de 21 de setembro a 10 de outubro. Participam 30 bares da cidade, servindo suas versões para o tradicional petisco ao valor fixo de R$ 19 a porção.

    Foto: Este é do Bodezsa, que fica no espaço SOUQ

    Segundo Sergio Medeiros, editor do portal Curitiba Honesta, “o objetivo do festival é principalmente ajudar o setor de gastronomia em sua retomada e cada vez mais fortalecer a carne de onça como nosso patrimônio cultural”. A Curitiba Honesta realiza anualmente vários festivais gastronômicos, entre eles também o Festival do Pão com Bolinho (também muito típico da cidade),  Circuito do Sanduíche, Festival do Pêéffe e Circuito de Pizzas.

    Foto: Prato do Brazil Craft Pub

    A Carne de Onça lembra três receitas internacionais muito conhecidas: o Hackepeter alemão, o Steak Tartare francês e o Quibe Cru libanês. Porém, como é servido em Curitiba, é algo próprio da cidade. A iguaria curitibana é feita da seguinte forma: uma fatia de broa preta, coberta com carne bovina moída (normalmente patinho), cebola branca cortada fininha, cebolinha verde picada, temperada com sal, pimenta do reino e regada com bom azeite de oliva extravirgem. No Festival, cada cozinheiro traz sua versão, com temperos e ingredientes que agregam sabores, mas tem tirar a essência do prato.

    O 5º Festival de Carne de Onça tem o patrocínio da Gold Food Service, Roots Cerveja Artesanal e o Apoio do Instituto de Turismo de Curitiba, Curta Curitiba e Abrasel-PR.

    Foto: Prato do Baroneza

    Origem da “Carne de Onça”

    A carne de onça tornou-se Patrimônio Cultural e Imaterial Curitiba em setembro de 2016. A pesquisa e encaminhamento foram feitos por Sérgio Medeiros, um entusiasta da gastronomia curitibana. Na pesquisa, Medeiros descobriu a verdadeira história da carne de onça.

    Na década de 40, existia um time que foi várias vezes campeão paranaense, o Britânia. Seu diretor era o Cristiano Schimidt. Além do time, ele era dono de um bar na Marechal Deodoro, chamado Toca do Tatu – seu apelido. Para comemorar as vitórias do Britânia, o Schimidt, que não pagava bicho, fazia uma baciada de carne crua e colocava sobre fatias de broa, junto com cebola branca e cebolinha picadas, e servia para os jogadores. Um belo dia, Duia, o goleiro, reclamou: “Poxa, Schimidt, você só serve essa carne aí que nem onça come!”. Pronto! Estava criado o nome do petisco que todos os clientes da Toca do Tatu começaram a pedir e que hoje é servida nos bares da cidade.

    Foto: Este é do Ushuaia Bar

    Participantes

    Confira os participantes do 5° Festival de Carne de Onça de Curitiba:

    1)      A Ostra Bêbada

    2)      Academia das Cervejas

    3)      Armazém Santa Ana

    4)      Bar do Dante

    5)      Barbaram

    6)      Baroneza

    7)      Bodesza

    8)      Brazil Craft  Pub

    9)      Burguer Bar

    10)   Canabenta

    11)   Cartolas

    12)   Charles Burguer

    13)   Dom Cervantes

    14)   Green Gate

    15)   Hamburgueria Água Verde

    16)   Hamburgueria das Américas

    17)   Jabuti

    18)   Jackson Assados

    19)   Maia Box & Oba Gastronomia

    20)   Mas Será o Benedito?

    21)   Mavy Pub – São José dos Pinhais

    22)   Mavy Pub Mondri – São José dos Pinhais

    23)   Quermesse

    24)   Quintal 68

    25)   Rancho da Joaninha (delivery)

    26)   Silzeus

    27)   The Barbecue

    28)   Ushuaia

    29)   Wit Bar

    30)  Zeppe Focacceria

    Foto: Prato do Zeppe Focacceria

    Para conhecer todos as receitas e endereços, basta acessar o site www.curitibahonesta.com.br.

    Serviço:

    5° Festival de Carne de Onça de Curitiba

    De 21 de setembro a 10 de outubro de 2021

    #festivaldecarnedeonça

    Informações: www.curitibahonesta.com.br

    Instagram @curitibahonesta

    Facebook:  https://www.facebook.com/curitibahonesta

     

     

  • Drinks e bebidas

    Bar de Curitiba cria drinks em homenagem ao folclore brasileiro

    Drinks do Bastards
    Drinks do Bastards (Foto: Marjorie Goes)

    We Are Bastards Pub, localizado no bairro Água Verde e considerado o melhor pub para tomar cerveja artesanal na capital paranaense, apresenta novidades em seu cardápio de drinks para o mês de setembro.

    As opções foram desenvolvidas em comemoração ao Dia da Cachaça, celebrado na última segunda-feira (13/9), considerado o primeiro destilado produzido nas Américas, antes mesmo da tequila e do rum. A bebida clássica faz parte da vida dos brasileiros, presente em drinks tradicionais, como a caipirinha, além de estar na maioria dos livros de coquetelaria e nos churrascos entre amigos.

    We Are Bastards Pub criou quatro coquetéis com cachaça para mostrar a versatilidade da bebida e inspirados em figuras do folclore brasileiro, sendo Cuca, Boto-Cor-de-Rosa, Curupira e Saco Pererê. O drink Cuca (R$26), que exala toda a elegância, suavidade e a alquimia da popular bruxa, conta com Cachaça Regui Brasil, abacaxi, licor de sabugueiro Saint Germain, gin, limão, sidra de caju e clarificação de amêndoas; o Boto-Cor-de-Rosa (R$25), que traz a malandragem e charme da figura folclórica, conta com Cachaça Regui Brasil, maracujá, licor de whisky Drambuie, iogurte de cupuaçu, xarope de amêndoas, hibisco e flor comestível; o Curupira (R$23), que tem o fogo como principal característica, conta com Cachaça Regui Brasil, Cointreau, Vermouth Punt e Mes e Fernet Branca; e o Saci Pererê (R$23), conhecido pelas travessuras,conta com Cachaça de butiá, Cynar, toranja, limão, açúcar e flor de sal. As opções ficam disponíveis durante o mês de setembro.

    We Are Bastards Pub fica localizado na Av. Iguaçu, 2300. Reservas pelo telefone (41) 3343-0113. A entrada é gratuita. Acompanhe as informações e novidades por meio das redes sociais oficiais do We Are Bastards Pub, no Facebook @WeAreBastardsPub e pelo Instagram @wearebastardspub.

     Serviço:

    We Are Bastards Pub
    Local:
     We Are Bastards Pub (Av. Iguaçu, 2300 – Água Verde)
    Entrada gratuita
    Horário de Funcionamento: 
    Terça a quinta – das 18h às 00h;
    Sexta – das 18h às 1h30;
    Sábado – das 18h às 2h;
    Facebook: @weAreBastardsPub
    Instagram: @WeAreBastardsPub

  • Confeitaria em Curitiba

    Bruno Bolos comemora 7 anos com degustação gratuita e promoções

    Red Velvet de frutas vermelhas
    Red Velvet de frutas vermelhas (Foto: Divulgação)

    São sete anos adoçando a vida e participando de momentos especiais de muitos curitibanos. A marca Bruno Bolos está fazendo aniversário e não há melhor maneira de comemorar do que com seus inconfundíveis naked cakes. Neste sábado (25), das 10h às 16h, o chef confeiteiro Bruno Fagundes irá receber amigos e clientes na Casa Bruno Bolos para o evento “Save The Cake Edição Aniversário 7 anos”. 

    A data será também em celebração aos 32 anos do empreendedor. Haverá degustação gratuita de naked cake para as 50 primeiras pessoas, promoções especiais e surpresas. Os clientes que comprarem acima de R$50,00 ganharão de presente uma slice, fatia individual de naked cake criada pelo chef. 

    E para o aniversário ficar ainda mais especial, a Casa Bruno Bolos estará com decoração especial de circo, com palhaços, cartolas, balões, muito brilho e bandeirolas. “Eu amo esse tema e sempre quis trazer um pouco do universo circense para perto do meu mundo da confeitaria. E nada melhor do que aproveitar esse momento de celebração”, detalha Fagundes. 

    É a oitava edição do Save The Cake, um evento criado para o lançamento de menus e datas especiais. “Chegou a hora de finalmente trazermos o evento para o nosso espaço: a Casa Bruno Bolos”, destaca o chef. As últimas edições aconteceram entre 2017 e 2019 no Lotus Sunset, Pandora e Camicado do Pátio Batel. 

    O “Save The Cake Edição Aniversário 7 anos” seguirá rigidamente todos os protocolos sanitários e de segurança vigentes. 

    SERVIÇO

    Save The Cake Edição Aniversário 7 anos

    Sábado (25)

    Das 10h às 16h

    Avenida Prefeito Omar Sabbag, 333, Jardim Botânico.

    Estacionamento próprio 

    www.brunoboloscwb.com.br

    www.instagram.com/brunoboloscwb

  • Turismo e gastronomia

    Outubro será pura diversão no Itapema Beach Resorts By Nobile (SC)

    Hotel terá programação especial para Dia das Crianças e Halloween
    Hotel terá programação especial para Dia das Crianças e Halloween (Foto: Divulgação)

    Os meses de outubro e novembro no Itapema Beach Resort By Nobile, localizado em um dos cartões postais de Santa Catarina, a Costa Esmeralda, terá uma programação para lá de especial.  Durante os feriados prolongados de 09 a 12 outubro (Dia das Crianças) e de 30 de outubro a 02 de novembro (Halloween), todos os hóspedes, adultos e crianças, terão momentos de diversão e descanso garantidos no empreendimento. 

    No feriado do Dia das Crianças, a equipe de lazer promete surpreender os pequenos com muita animação desde o check-in. A programação dedicada aos pequenos a partir dos seis anos de idade está repleta de brincadeiras, com passeios interativos e divertidos com o Pirata Zarolho, atividades socioambientais com os elementos da natureza, plantio de árvore, cápsula do tempo, gincanas com pais & filhos, slackline, show de circo e caça ao tesouro.

    O resort também preparou oficinas incríveis, entre elas a de brigadeiro, produção de brinquedos recicláveis e oficina com argila. Além disso, os pais podem aproveitar as gincanas de pais e filhos, com intervenções artísticas e cineminha. 

    De 30 de outubro a 02 de novembro, a programação contará com a festa temática de Halloween - Dia das Bruxas e muito mais. Com check-in de terror animado, esse feriado está repleto de atividades exclusivas, como oficina de fantasmas, oficina de papel machê, doces e travessuras, kids terror, caça às bruxas, brincadeiras aquáticas para pais e filhos, oficina de vassouras de bruxas, lenda do Drácula, plantio na horta, além da sessão de cinema. 

    Para os adultos, o Itapema Beach Resorts By Nobile também preparou uma programação especial, com aulas de alongamento, passeios e caminhadas, aulas de yoga, slackline, aula de dança, hidroginástica técnica. Aos apreciadores de esporte serão oferecidas aulas experimentais de cortesia em diversas categorias, como golf, footgolf, tênis, beach tênis e futebol society, com duração de 20 minutos. O hóspede precisa conferir a disponibilidade e agendar. 

    Ação Bônus + Food

    Para os dois feriados o Itapema Beach Resort By Nobile vai presentear os hóspedes com a ação Bônus Food, disponibilizando um voucher por apartamento no valor de R$ 100,00 por diária, que dá direito ao abatimento em consumo nos restaurantes credenciados do complexo: Kaitô Lounge Sushi, Las Leñas, The Broadway Restaurante e Sea Beach Restaurant. 

    Esses operadores gastronômicos estão inseridos no espaço Boulevard, composto por restaurantes que oferecem desde pratos a la carte inspirados na culinária internacional até especialistas em carnes com cortes nobres feitos na parilla. O Boulevard abriga também uma cafeteria com deliciosas sobremesas, espaço de beleza, brinquedoteca e lojas de conveniências. 

    Feriados

    As tarifas para os dois feriados são válidas para o mínimo de três diárias na condição não reembolsável, com desconto especial de até 15% para compras realizadas 60 dias antes da entrada. A tarifa a partir de 6 x de R$ 671,1 para Suíte Luxo Mar para dois adultos, e cortesia para duas crianças de até 12 anos acomodadas em sofá-cama no mesmo apartamento dos pais. O empreendimento também conta com opções de hospedagem em suítes ou chalés, incluindo café da manhã. 

    Itapema Beach Resorts By Nobile

    O resort está a aproximadamente 47 Km do Aeroporto de Navegantes e a 80 km do Aeroporto de Florianópolis. A localização do Itapema Beach Resorts By Nobile é privilegiada por estar a cerca de 15 Km do Aeroporto do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda (www.facebook.com/cond.costaesmeralda). Além da proximidade com importantes pontos turísticos, negócios e lazer da região, como o Parque Beto Carrero World, a 45 km, o Parque Unipraias, a 16 km, Blumenau – Vila Germânica, a 83 km, o Centro de Eventos Balneário Camboriú, 8 km, e o Santuário Santa Paulina, a 60 km. 

    Serviço

    Endereço: BR 101 km 144 nº3146, Itapema, 88220000, Brasil

    Telefone: +55 47 3261-7000 / 0800 642 3261 (central de reservas)

    E-mail: reservas@itapemabeachresorts.com.br

    www.itapemabeachresorts.com.br    

     

  • Gastronomia em Curitiba

    The OX Room Steakhouse reestreia happy hour das 15h às 18h

    Happy Hour OX Room
    Happy Hour OX Room (Foto: Pezzi Comunicação)

    Chegou a hora de você ligar para alguns amigos, trazer sua moeda da sorte e ter uma tarde cheia de emoção no bar mais badalado de Curitiba. Se você ainda não conhece a The OX Room Steakhouse e quer saber como funciona a nossa promoção, aqui vai uma rápida explicação: ela é realizada de segunda a sexta, das 15h às 18h, e é muito fácil participar.

    Basta vir ao nosso bar e pedir algum drink ou chopp. O barman irá jogar uma moeda que, enquanto está no ar, você escolhe cara ou coroa. Se acertar, a sua bebida sai de graça.

    A ideia é tornar as tardes de sol de primavera um novo hábito de happy hour, começando ainda com a luz do dia como um aquecimento para o horário do jantar. E, para isso, o chef Leandro Aron Fernandes criou um menu especial servido somente neste horário, com opções convidativas que mostram toda a versatilidade que uma steakhouse pode ter.

    São ótimas opções, como a porção de camarões rosas grandes envoltos no bacon e grelhados na parrilha de carvão, servidos suspensos e acompanhados de molho tártaro. Há, ainda, as brusquetas de peras ao vinho, tomate fresco ou caprese e, ainda, o arancino e o tartare de salmão temperado sobre cubos de manga e finas lâminas de maçã verde.

    “Estes são pratos exclusivos do nosso happy hour, e que tem a cara da primavera, com muita leveza e frescor que a nova estação pede”, afirma o chef.

    Alguns petiscos já tradicionais da casa também seguem em porções especiais para o happy hour, como as famosas Golden Ball, que são bolinhos de costela com queijo brie servidos com geleia de pimenta; os dadinhos de pancetta crocante de porco com compota de abacaxi; e o steak tartare picado na ponta da faca e temperado com mix de especiarias, gin com infusão de pimentas e chips de batata.

    Drinks de graça

    Veja quais são os drinks que podem sair de graça se você acertar o jogo de cara ou coroa com o bartender. Um deles é o Doce Paixão, uma gin tônica preparada com Gordons Pink, morangos em lâminas, manjericão e tônica.

    Há, ainda, o tradicional Moscow Mule, com vodka, limão Tahiti, angostura e espuma de gengibre; e o curioso Dark Side, que leva whisky Red Label, purê de yuzu, xarope de tangerina, suco de laranja e de limão, e carvão ativado que dá a coloração escura ao drink.  E ainda o delicioso chopp OX.

    Excelência no atendimento

    Recentemente, a The OX Room Steakhouse conquistou o prêmio Travellers’ Choice 2021, concedido pela plataforma de avaliações TripAdvisor aos estabelecimentos do mundo mais bem avaliados pelos usuários.

    O selo de confiança é concedido a apenas 10% das atrações cadastrados na plataforma referência para os viajantes, e atesta um conjunto de fatores de alta qualidade de um local, como a comida oferecida, o serviço prestado aos clientes e o preço praticado.

    A The OX Room Steakhouse alcançou as mais altas pontuações graças a um projeto de excelência que vem sendo constantemente aprimorado desde que a casa foi inaugurada há dois anos. Hoje, figura entre os primeiros lugares dos mais de cinco mil restaurantes cadastrados em Curitiba.

    Sobre a The OX Room Steakhouse

    Diferente de uma churrascaria convencional, a The OX Room Steakhouse é um restaurante de alta culinária com um lounge bar, drinks autorais e um atendimento diferenciado. São cortes especiais com acompanhamentos e bebidas selecionados especialmente para surpreender o paladar.

    A inspiração para a criação da OX veio das steakhouses dos Estados Unidos que se tornaram uma grande febre internacionalmente, onde o churrasco é preparado e apresentado de maneira especial em um ambiente descontraído e requintado. Com o objetivo de oferecer uma experiência gastronômica moderna com uma comida incrível em um ambiente agradável e inovador.

    O cardápio da OX é dividido em opções para o almoço, menu executivo, entradas, saladas, principais de carnes e frutos do mar, surf n’turf (do mar à terra), sobremesas e happy hour. Todas as carnes são certificadas da raça de gado Angus e criados a pasto, com textura e sabor inigualáveis selecionadas diretamente no açougue da OX.

    Já a adega de vinhos possui rótulos de 27 regiões do mundo, entre brancos, rosés, tintos e espumantes. Todos os drinks foram pensados de acordo com as carnes servidas, levando em consideração os cortes, o preparo, o nível de gordura, o molho, os temperos e tudo o que há no prato para harmonização.

    Serviço

    A The OX Room Steakhouse fica na Al. Dom Pedro II, 390, no bairro do Batel. Reservas e informações pelo telefone (41) 99779 3354 ou (41) 3039 4577, e ainda no site oxsteakhouse.com.br e no Instagram www.instagram.com/oxroom_steakhouse/.

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  • Vinhos e gastronomia

    Concurso Vinhos e Destilados anuncia medalhistas de 2021

    Acabam de ser anunciados os medalhistas do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil. Único no país dedicado a bebida nacionais, o concurso avaliou 480 amostras, entre vinhos tintos, brancos, rosados e espumantes, além de destilados dos mais variados tipos. 

    Apenas 30% das bebidas avaliadas recebeu as medalhas Duplo OuroOuro e Prata. Os resultados estão disponíveis no site www.vinhomagazine.com.br . 

    Entre os vinhos inscritos, destaque para produtos de regiões como Rio de JaneiroMinas GeraisPernambucoSão PauloParaná Santa Catarina, além dos tradicionais polos produtores, como a Serra Gaúcha e a Campanha, no Rio Grande do Sul. 

    Cachaçasvodcasuísqueslicoresvermutesbrandies e gins - bebida que está em alta no Brasil e, em comparação com o concurso do ano passado, teve aumento de 35% nas inscrições de amostras - formaram o painel dos destilados inscritos e degustados. 

    O evento contou com a participação de cerca de 180 empresas de todo o país, que inscreveram seus produtos em busca de uma das mais reconhecidas premiações do Brasil, com duas décadas de história. O júri formado por 20 especialistas nacionais e internacionais (jornalistas especializados, enólogos e compradores), e presidido pelo jornalista Eduardo Viotti, degustou os produtos às cegas. 

    De acordo com dados do evento, produtos que conquistam medalhas no concurso registram, aproximadamente, aumento de 30% em vendas. “Valorizamos a produção nacional e o CVDB funciona como um guia para o consumidor, que ao adquirir um produto destacado no concurso, está seguro de ter em mão uma bebida avaliada e atestada por profissionais competentes. Para os produtores, a distinção é um diferencial perante outras marcas, um reconhecimento pelo seu investimento em qualidade”, resume Zoraida Lobato, organizadora do CVDB. 

    O Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil conta com o apoio da SPVINHO, IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), SINDBEBIDAS (Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais), VINHO MAGAZINE e SPIRITS MAGAZINE.

  • Gastronomia em Curitiba

    Pizzaria Marghê inaugura salão charmoso

    Forno com pastilhas coloridas
    Forno com pastilhas coloridas (Foto: Club Imagem)

    A Marghê Pizzeria inaugurou seu salão para receber clientes em setembro. Tipicamente italianas, as pizzas têm massa de fermentação lenta, que leva 48h para ficar pronta, o que garante um sabor digno de agradar os públicos mais exigentes. “O curitibano está entre os cinco maiores consumidores de pizza do Brasil, além de ser um dos mais criteriosos”, conta o proprietário da Marghê, Thomas Luis de Paula. Em consumo proporcional à população Curitiba só fica atrás de São Paulo.

    O empresário passou um tempo na Itália estudando o mercado e trouxe alguns conceitos das pizzas de lá. “Usamos os melhores produtos, primando pela excelência, tanto na farinha, como nos tomates, até a massa, que é de fermentação lenta”, acrescenta. Ao todo, o cardápio apresenta 30 opções de pizzas, além de burratas e magliones como entradas. “Tudo muito fresco, não temos nada congelado”, afirma. Tudo para que o cliente tenha a melhor experiência possível.

    Quando o plano de negócios da Marghê já estava pronto, em março de 2020, veio a pandemia. Mas, a decisão foi seguir em frente. “A obra demorou mais que o previsto, sete meses ao invés de três, com as medidas de isolamento social e restrição de circulação. Mas, com boa gestão foi possível manter o negócio”, explica Thomas. Com delivery nos primeiros meses, a Marghê se manteve, até a abertura do salão, agora em setembro.

    A opção foi pela cautela, por esperar até que Curitiba tivesse um cenário mais confortável de vacinação, sem medidas restritivas tão pesadas, para inaugurar o espaço. O salão tem mesas com espaçamento de 1,5m, uma exigência da administração municipal, e capacidade para 56 clientes, sendo 36 na área interna e 20 no deck externo. “Aqui nós respeitamos todas as medidas sanitárias, prezando muito pela saúde dos clientes e colaboradores da Marghê”, explica o proprietário.

    Decoração

    A decoração da Marghê é uma atração a parte. As cores estão por toda parte, desde o laranja que se destaca na parte externa, até o forno com pastilhas coloridas que rouba os olhares de quem entra.  “A pizza é uma forma de arte, então trouxemos esse conceito, que aparece na nossa decoração e também é muito marcante nas nossas pizzas”, afirma o empresário.

    A adega tem prateleiras de acrílico que mudam de cor, os banheiros têm uma decoração descontraído, que lembra cartas de baralho. Azulejos, lustres, lenha, os sofás, todo o mobiliário é conceitual e moderno. Obra da arquiteta Emily Trapp, responsável por dar à Marghê a cara que ela tem. A de uma pizzaria que veio para fazer a diferença. E não apenas ser mais uma em um mercado tão exigente como o curitibano. 

    Serviço:

    Marghê Pizzeria

    Endereço: Rua Camões, 354 – Alto da XV

    Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 18h às 23h

    Contato: (41) 3501-9705

     

  • Gastronomia brasileira

    O poder feminino nas páginas de As Chefs

    Um livro que mostra as receitas das mais renomadas chefs brasileiras, que também revelam um pouco sobre si mesmas. Entre ingredientes e sabores, a nova edição do livro As Chefs, da Editora Melhoramentos, é uma experiência deliciosa até para quem não sabe cozinhar. Nas 304 páginas da obra, que venceu o prêmio Gourmand World Cookbook, na categoria Woman Chef Book, as chefs premiadas misturam ingredientes usados nas receitas do dia a dia e provam que é possível criar pratos inéditos e charmosos com simplicidade.
    As chefs mostram o talento feminino, por meio do estilo inovador de cada uma: Ana Luiza Trajano, Ana Soares, Andrea Kaufmann, Bella Masano, Carla Pernambuco, Carole Crema, Danielle Dahoui, Flavia Marioto, Flávia Quaresma, Helena Rizzo, Heloisa Bacellar, Janaina Rueda, Ligia Karazawa, Luiza Hoffmann, Margarida Haraguchi, Morena Leite, Nina Horta, Renata Braune, Renata Vanzeto, Roberta Sudbrack, Silvia Percussi.

    A chef Nina Horta, que morreu em 2019, recebe uma homenagem do curador da obra, André Boccato: "ela nos deixou para cozinhar nas estrelas". Boccato. Ele foi curador da edição anterior, em 2013, e resume bem o que o leitor vai encontrar. "Veja bem, aqui, trata-se de repetir o prato, pois o salão atestou seu sucesso. Logo, lá vamos nós servir o que o cliente quer: entregar uma nova rodada desse prato em que os ingredientes são as histórias de vida dessas chefs, com uma pitada, é claro, de suas incríveis e prediletas receitas".

    Ficha técnica
    Obra: As Chefs
    Curador - André Boccato
    Número de páginas: 304
    Altura: 28 cm
    Largura: 23 cm
    ISBN: ISBN-10 - 8506073693 GTIN-13 - 9788506073698 ISBN-13 - 9788506073698
    Preço sugerido: R﹩ 144,00

    Sobre o curador
    André Boccato é paulistano. Iniciou sua carreira como fotógrafo e jornalista. Ele priorizou um tema na trajetória - comida. Amante da boa mesa, já lançou dezenas de publicações sobre o assunto.

  • Primeiro macarrão instantâneo no copo completa 50 anos em setembro

     Momofuku Ando analisando Cup Noodles
    Momofuku Ando analisando Cup Noodles (Foto: divulgação)

     Setembro de 2021 - Quem pensa que a cultura japonesa vive apenas de invenções tecnológicas está muito enganado. Um dos alimentos de maior sucesso no mundo, o macarrão instantâneo no copo, ou Cup Noodles®foi criado pelo japonês Sr. Momofuku Ando em 1971. No próximo dia 18 de setembro, o produto celebra 50 anos de existência.  

    O Sr. Momofuku Ando, também fundador da NISSIN FOODS, teve a ideia do macarrão instantâneo no copo durante uma viagem, em 1966, aos Estados Unidos. Na ocasião, o Sr. Ando visitou alguns compradores de um supermercado local e observou pessoas preparando macarrão de frango Ramen em um copo de papel com água fervendo. A cena foi o bastante para ele entender a importância de prestar atenção nas necessidades dos consumidores e criar alimentos que fossem versáteis e práticos no preparo. 

    Cinco anos depois nasceu o Cup Noodles® como conhecemos hoje. Durante esse período de desenvolvimento do produto, o principal desafio foi encontrar a embalagem certa para o consumo certo do alimento. No Brasil, o macarrão instantâneo no copo chegou em 1992 e logo conquistou o paladar do público jovem.

    A popularização do alimento no Japão é tamanha que, em 2010, o país ganhou o Museu do Cup Noodles®, localizado na província de Kanagawa. Nele, além de conhecer toda a história sobre o produto, os visitantes podem experimentar diferentes versões do alimento de todas as partes do mundo. Já as crianças podem fazer seu próprio macarrão instantâneo em uma mini fábrica interativa e lúdica. Por ano, o museu recebe milhares de visitantes. 

    Novo sabor de feijoada

    Ao longo de todos esses anos, o Cup Noodles® ganhou sabores inusitados que acompanham as culturas gastronômicas regionais. Segundo a gerente de Marketing da NISSIN FOODS DO BRASIL, Ana Fossati, em território brasileiro estão disponíveis hoje 12 sabores. “O de feijoada, por exemplo, acaba de ser lançado especialmente para os consumidores brasileiros”, explica. 

  • Gastronomia em Curitiba

    Bacio di Latte realiza "Semana do Gelato" com promoções exclusivas

    A Bacio di Latte, gelateria de origem italiana que nasceu em São Paulo em 2011, realiza, a partir desta segunda-feira (20), a "Semana do Gelato", ação comemorativa que durará a semana inteira e contará com promoções especiais. Criada para celebrar o Dia do Sorvete (23), a ativação acontece entre 20 e 26 de setembro em todo o país e será a semana perfeita para quem quiser desfrutar o melhor gelato. Os clientes poderão a aproveitar os benefícios, com descontos exclusivos, todos os dias da semana.

    Durante toda a Semana do Gelato, de 20 a 26 de Setembro:
    • 30% de Cashback para os pedidos feitos via Rappi, apenas para usuários Prime, em todo país.
    • Promoções e descontos especiais na linha Bacio di Latte Casa, nas redes de supermercados participantes

    Exclusivo na quinta-feira, 23 de Setembro:
    • Na compra de um copinho simples, nos tamanhos P, M ou G, a Bacio vai fazer um upgrade para o lançamento da marca, que são os copinhos recheados com creme de avelã ou caramelo, no mesmo tamanho.

    Para mais informações, acompanhe o perfil da marca no Instagram @baciodilatte ou acesse www.baciodilatte.com.br/semanadogelato
  • Drinks e bebidas

    Vodca Grey Goose lança linha Essences no Brasil com teor alcoolico reduzido

    Grey Goose Essences Morango & Capim-Limão e Grey Goose Essences Melancia & Manjericão
    Grey Goose Essences Morango & Capim-Limão e Grey Goose Essences Melancia & Manjericão (Foto: divulgação)

    Grey Goose anuncia o lançamento de dois novos produtos no Brasil: Grey Goose Essences Morango & Capim-Limão e Grey Goose Essences Melancia & Manjericão. A novidade é uma vodca infusionada com frutas e botânicos naturais, leve, suave, e um teor alcoolico reduzido. De acordo com IWSR, fonte de dados e análises sobre o mercado de bebidas alcoólicas, espera-se que bebidas com ABV reduzido cresçam 31% até 2024 no Brasil. Pensando nessa perspectiva, Grey Goose continua investindo em criações de novos sabores e possibilidades a partir da bebida.
    Todos os ingredientes selecionados para Grey Goose Essences foram escolhidos pelo Mestre Grey Goose Cellar, François Thibault. Ele escolheu sabores vibrantes para representar perfeitamente as essências e seus sabores no momento de pico de frescor. O processo de produção começa no colhimento de frutas frescas no auge de sua maturação para suas essências e, em seguida, elas são completadas com notas aromáticas de botânicos. Estes são então misturados com vodka Grey Goose a 40% ABV e diluído para 30% ABV. Para isso, é utilizada a mesma água das essências da vodca, retirada de um poço natural de calcário, localizado na instalação de Grey Goose, na França, local onde também acontece toda a mistura, diluição e engarrafamento das bebidas.

    Segundo os embaixadores de marcas do portfólio Bacardi, detentor da marca, Maíra Marquez e Marcello Gaya, as novidades são fáceis de trabalhar, combinam com o paladar dos brasileiros e mixam bem com outros ingredientes, principalmente os cítricos.

    Os novos produtos já estão disponíveis nas principais redes de varejo de São Paulo e Rio de Janeiro em parceiros no e-commerce como por exemplo o The Gin Flavors , com o valor sugerido de R$189,90.

  • Gastronomia em Curitiba

    Cabral ganha novo espaço de cafés especiais

    Café Cultura Cabral
    Café Cultura Cabral (Foto: divulgação)

    CURITIBA, 17/09/2021 – A região do Cabral, um dos bairros mais tradicionais da cidade de Curitiba, acaba de ganhar uma nova opção em cafés especiais: o Café Cultura. A quarta unidade da rede catarinense na capital paranaense oferece cafés especiais de produção própria e um cardápio variado com pedidas ideais para qualquer momento do dia, desde a manhã até almoço, lanche e jantar.

     Como todo empreendimento gastronômico de sucesso, a nova unidade do Café Cultura conta com uma estrutura aconchegante e focada na experiência do cliente. Logo na entrada da loja, há mesas cobertas em uma área externa, com o afastamento necessário que o momento exige. A espaçosa parte interna segue a decoração das franquias. Sofás e mesas criam uma ambientação aconchegante e intimista. Uma mesa de coworking é ótima para quem busca trabalhar em um ambiente mais descontraído.

     No cardápio, destaque, obviamente, para o carro-chefe da rede: cafés especiais. Eles aparecem em variados formatos, do espresso ao filtrado e até preparos frios. Pedidas mais doces como Cappuccino Italiano e o Café Nutella também ganham destaque. Sucos, drinks, smoothies e chás completam opções para bebida.

     Para o café-da-manhã, há escolhas como pães e misto-quente, croissants e bolos simples. Os Paninis, sanduíches abertos, estão entre as mais pedidas. Há ainda ovos mexidos e omeletes, saladas, sopas e bowls, bem como os brunches: combinados como Café Brasileiro que apresenta pão de queijo, misto-quente, bolinho, salada de frutas, café e suco de laranja. Sobremesas como brownies, torta de maçã com amêndoas e sorvete ou Chocolate cremoso sem glúten são ideais.

     Sobre o Café Cultura

     A rede Café Cultura foi fundada pelo casal Joshua Steves e Luciana Melo em 2004, em Santa Catarina. A preocupação com toda a cadeia de produção dos cafés é foco da marca, que ganhou projeção nacional com o conceito Farm to Cup, de controle dos grãos da fazenda até a xícara. Com origem controlada de grãos 100% arábica acima de 1000m de altitude em São Paulo e Espírito Santo, o café é mandado ao Café Cultura Lab, laboratório próprio da rede onde passa pela torrefação e elaboração de blends.

     A expansão da rede vem se mantendo em alta, no sistema de franquias. Todas as lojas de Curitiba foram inauguradas durante a pandemia, assim como novas unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O Café Cultura adaptou-se rapidamente às restrições, podendo continuar seus planos de expansão com segurança e sem ter fechado nenhuma loja no período.

     A unidade Café Cultura Cabral funciona na R. São Pedro (nº 696), no bairro Cabral, de terça-feira a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 9h às 18h. Para mais informações, acesse o site www.cafeculturabrasil.com.

  • Shopping em Curitiba

    Shopping Curitiba comemora 25 anos com promoção compre e ganhe

    O charmoso Shopping Curitiba
    O charmoso Shopping Curitiba (Foto: divulgação)

    17/09/21 - São 25 anos construindo histórias de felicidade, empreendedorismo, confiança e tecendo um futuro próspero. Um dos shoppings mais queridos da cidade, o Shopping Curitiba, está fazendo aniversário no mês de setembro e celebra o momento presenteando seus clientes.

    A partir de R$ 400 em compras, os clientes ganham uma caixa de alfajor da Havanna, uma das mais tradicionais marcas de alfajor e doce de leite do mundo. A campanha de aniversário acontece de 17 de setembro a 3 de outubro, para compras feitas nas lojas físicas participantes e também com a Assistente de Compras do shopping, que atende por whatsapp.  A promoção é válida enquanto durar o estoque e é limitada a uma caixa por CPF.

    Além disso, durante todo o mês de setembro os clientes do Shopping Curitiba têm frete grátis e zero taxas nas compras acima de R$ 100 feitas via Assistente de Compras. O atendimento é feito por meio do whatsapp (41) 9274-1015 e acontece de segunda a sábado, das 11h às 19h.

    No dia 18 de setembro, o Shopping Curitiba realizará em parceria com a prefeitura, a ação social “Doe Solidariedade”, para a arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas em bom estado. A ação acontecerá no formato drive thru, das 9h às 15h, ao lado da entrada principal, na rua Brigadeiro Franco. As doações serão destinadas às 34 mil famílias que vivem em extrema vulnerabilidade social e a pessoas em situação de rua atendidas pela FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba). 

    25 anos de história

    O Shopping Curitiba foi inaugurado em 1996 e desde então oferece aos curitibanos momentos únicos. Foi pioneiro na cidade a oferecer experiências de “gastrocultura” dentro de um shopping, unindo culinária, lazer e cultura em um mesmo espaço: o Largo Curitiba. Já passaram pelo Shopping Curitiba nomes como Olivier Anquier, Bela Gil, Dayse Paparoto e Léo Young, em aulas-show gratuitas.

    O empreendimento é pioneiro também em ações petfriendly. Foi o primeiro da cidade a se tornar petfriendly e a aceitar cães de grande porte. Inovou também ao realizar sessões de cinema para cães e fez a alegria das famílias com festinhas de carnaval e de halloween pet.

    Atualmente, o shopping vive uma intensa fase de digitalização, integrando o espaço físico ao ambiente digital. O empreendimento trouxe para Curitiba o serviço de Assistente de Compras por whatsapp, um formato inédito entre os shoppings da cidade. Entregas por aplicativos, delivery ou drive thru, fazem parte desse novo momento.

    A solidariedade sempre esteve presente no DNA do shopping. Ações como arrecadação de alimentos, brinquedos, roupas, cobertores, livros e rações fazem parte da programação do Shopping Curitiba.

    25 anos do Shopping Curitiba

    A partir de R$ 400 em compras, ganhe uma caixa de alfajor da Havanna.

    De 17 de setembro a 3 de outubro.

    www.shoppingcuritiba.com.br

    @shoppingcuritiba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

  • Vinhos e gastronomia

    Marca brasileira inova com vinhos elaborados nas quatro estações do ano

    Linha Colheitas da Amitié
    Linha Colheitas da Amitié (Foto: divulgação)

    As condições únicas que o Brasil oferece de elaborar vinhos nas quatro estações do ano foi o ponto de partida para mais um projeto inovador da sommelière Andreia Gentilini Milan e da enóloga Juciane Casagrande, idealizadoras e sócias da Amitié, que acabam de lançar a linha Colheitas. 

    O projeto ambicioso resultou em cinco novos vinhos elaborados a partir de colheitas de Outono, Inverno, Primavera e Verão, com três tipos de viticultura: tradicional, tropical e de inverno, possíveis apenas em nosso País, de dimensões continentais e grande diversidade de solos e climas.

     No Brasil, os vinhos de viticultura tradicional são produzidos há mais de cem anos em regiões temperadas ou subtropicais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A viticultura tropical é predominante no Submédio São Francisco, no tropical semiárido, cujas altitudes va­riam entre 50 e 400m e é caracterizada por duas podas e duas colheitas por ano, em qualquer estação. Já a viticultura de inverno é empregada em regiões com clima subtropical de altitude e tropical de altitude, próximo ou acima dos 1.000m em relação ao nível do mar, e teve início no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo. 

    “A essência da linha Colheitas vai além do foco no terroir, e traz para o primeiro plano condições diferenciadas que só o Brasil possui, como a possibilidade de produzir vinhos nas quatro estações, com três diferentes métodos”, resume Andreia Gentilini Milan. 

    Até chegarem ao resultado final de cada garrafa, Andreia e Juciane avaliaram, experimentaram e selecionaram as uvas que melhor se adaptaram no Sul, Sudeste e Nordeste, para que os vinhos da linha Colheitas representassem o melhor da junção de estação e processos de elaboração. 

    Mais do que a expressão de um terroir, com os vinhos Colheitas o objetivo é a expressão do ‘comportamento’ de um vinho, do contraste resultante da influência de cada estação em diferentes regiões. 

    LINHA COLHEITAS 

    No Sul do Brasil, onde há mais de 100 anos são produzidos vinhos de viticultura tradicional no verão, foram elaborados os novos Colheita de Verão Cabernet Franc, proveniente da região de Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha; e Colheita de Verão Tannat, de Santana do Livramento, na Campanha. São vinhos marcantes e potentes. 

    O outono no planalto catarinense dá o tom do Colheita de Outono Merlot/Cabernet Sauvignon/Montepulciano, elaborado com a viticultura tradicional em Videira, Santa Catarina. Um vinho harmônico de alta qualidade. 

    A partir da viticultura de inverno praticada no Sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira - possível na região devido à altitude e às temperaturas não tão baixas na estação -, foi produzido o Colheita de Inverno Shiraz, com uvas cultivadas em Andradas (MG). Um rótulo com aromas e sabores concentrados e complexos. 

    O Colheita de Primavera Tempranillo Rosé vem de Lagoa Grande (PE), terroir localizado na maior área de vinho tropical do mundo: o Vale do São Francisco. Ali, a colheita foi realizada na primavera, por meio da viticultura tropical, que permite que a colheita seja feita em qualquer estação do ano. Para o Tempranillo Rosé foi escolhida a Primavera, e o frescor que a estação confere ao vinho está expresso nesse exemplar. 

    A linha Colheita já está à venda na loja online da Amitié (www.espumantesamitie.com.br), além de lojas especializadas e parceiros da marca. Os preços dos vinhos vão de R$ 70,00 a R$ 110,00. Também foi criado o Kit Amitié Colheitas, com os cinco vinhos e informações adicionais sobre os três tipos de viticultura e a elaboração dos rótulos nas quatro estações do ano. O preço do kit é de R$ 495,00. 

    SAIBA MAIS 

    - Viticultura Tradicional - Verão

    Os “vinhos da viticultura tradicional são produzidos há mais de cem anos em regiões de clima temperado ou subtropical, ambos úmidos, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, assim como há décadas em clima subtropical úmido, em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, em altitudes que vão dos 50 aos 1.400m. Nesta viticultura, é realizada uma poda da videira e uma colheita de uvas por ano, no Verão. 

    - Viticultura Tropical – Primavera, Verão, Outono e Inverno

    Relativamente recente, a viticultura foi iniciada em meados dos anos 1970. No início, os sistemas de produção foram concebidos com o foco de produção de uvas de mesa e, posteriormente, em meados dos anos 1980, adaptados para a viticultura de variedades destinadas a elaboração de vinhos. O exemplo mais marcante desta viticultura é o Vale do Submédio São Francisco, no polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA, onde a videira é cultivada em condições de clima tropical semiárido, cujas altitudes va­riam entre 50 e 400m. Nestas condições ocorrem, via de regra, duas podas e duas colheitas por ano, em qualquer estação. 

    - Viticultura de Inverno

    Também recente, iniciada nos anos 2000, a viticultura de inverno está sendo implantada em regiões de clima subtropical de altitude e tropical de altitude, próximo ou acima dos 1.000m em relação ao nível do mar. Ela teve início no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, em clima subtropical, tendo­-se expandido para outras regiões, como o centro da Bahia e a Chapada Diamantina, em condições de clima tropical de altitude, assim como novos projetos em implantação nos estados de Goiás e Mato Grosso, no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. Esta viticultura caracteriza-se por ter dois ciclos vitícolas (duas podas) e uma colheita por ano, no Inverno (período mais seco). É conhecida como técnica da dupla poda ou poda invertida. 

    Fonte: Embrapa Uva e Vinho 2020

  • Shopping em Curitiba

    Pátio Batel amplia seu leque de cafeterias com anúncio do Starbucks

    Starbucks deve abrir em dezembro no Pátio Batel
    Starbucks deve abrir em dezembro no Pátio Batel (Foto: divulgação)
    O Pátio Batel amplia seu leque de opções de cafeterias com a abertura da maior cadeia de cafeteria do mundo, o Starbucks. A rede global de cafeterias, que anunciou recentemente sua entrada no mercado de Curitiba, abre uma unidade exclusiva do Pátio Batel, um espaço único de 150 m2 que espera receber um público fiel e aficionado por café. Em seu cardápio estão cafés para todos os gostos, de diversas regiões do mundo como Brasil, Etiópia, Colômbia e Itália, além de opções gastronômicas e acessórios exclusivos da marca que permeiam o universo rico e vasto do café.
    O Patio Batel conta hoje com diversas opções de cafeterias. São projetos feitos sob medida e diferenciados para um público exigente e formador de opinião. Dentre elas podemos destacar a Santo Grão e o recente ambiente singular do The Coffee. "É uma honra podermos contar com a gigante rede internacional Starbucks em nosso portfólio. Seu café de melhor qualidade, sua forma de interação e atendimento com os clientes, vem de encontro aos nossos propósitos." ressalta Fernando Bonamico, Superintendente Pátio Batel.

    A previsão de abertura do Starbucks no Pátio Batel é em dezembro de 2021 e a loja estará situada no piso L2.

    Serviço:

    Endereço: Avenida do Batel, 1868 - Batel | Curitiba | Paraná

    Para mais informações acesse o site e também confira as redes sociais:
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  • Bares em Curitiba

    Joy Project Brewing apresenta linha de hambúrgueres em seu bar da fábrica

    Sanduíche Feeling Bacon
    Sanduíche Feeling Bacon (Foto: André Santini)

    17/09/21 - Joy Project Brewing, uma das principais cervejarias de Curitiba, apresenta sua linha inédita de hambúrgueres em seu bar da fábrica, localizado na Av. Linha Verde, 15847 (Xaxim).

    As opções foram desenvolvidas para acompanhar os variados rótulos disponíveis e tem valores a partir de R$20. São eles, o Feeling Burger (R$20), composto por 100g de hambúrguer (Angus), cebola na chapa, american cheese e molho artesanal; o Feeling Salad (R$ 22), com american cheese, picles, tomate, alface, 100g de hambúrguer (Angus) e molho artesanal; e o Feeling Bacon (R$24), que conta com cebola na chapa, fatias de bacon, molho artesanal, american cheese, e 100g de hambúrguer (100g). Todas as opções são servidas no pão d´água especial e acompanham batata-frita.

    Há ainda petiscos para dividir com os amigos, como a porção de Onion Rings (R$17), que consiste em 250g de anéis de cebola empanados e servidos com molho artesanal; e Fritas (R$15), servida com cebola e salsa e molho artesanal.

    Rótulo inédito e lançamento oficial

    Além da linha de hambúrgueres, a Joy também apresenta a Crazy Turtle (R$19 – 473ml), uma Extra Pale Ale, derivada de um dos rótulos mais pedidos pelo público já produzidos pela marca, a Lazy Turtle. O rótulo tem como característica um drinkability equilibrado, com notas de pão branco, frutas cítricas como laranja e frutas amarelas lembrando manga, maracujá e pêssego. O teor alcoólico é de 5,4%.

    Crazy Turtle tem lançamento oficial neste sábado (18) em um evento especial na Joy Project Brewing, a partir das 14h. A entrada é gratuita e a lotação do bar da fábrica é limitada a 60 pessoas. A entrada é gratuita.

    Foto: Bar da fábrica Joy 

    Joy Project Brewing, fica na Av. Linha Verde, 15847, bairro Xaxim. O horário de funcionamento do bar da fábrica é quinta e sexta-feira, das 17h às 22h; e sábado, das 14h às 20h. Também é possível fazer a retirada do rótulo no local, ou ainda fazer o pedido via delivery. Confira o tap list atualizado com todos os rótulos disponíveis pelo Goomer - https://joy.goomer.app/menu .

    Mais informações e reservas pelos telefones (41) 3434-5821 e (41) 99948-6215 ou pelas redes sociais: Facebook | Instagram.

    Cuidados com a Covid-19 – A Joy Project Brewing desenvolve suas operações seguindo todas as orientações necessárias exigidas pelas autoridades de saúde, prezando pela segurança dos colaboradores e clientes. Para a entrada, é obrigatório o uso de máscaras, assim como medição de temperatura. A circulação interna é restrita e a capacidade do espaço limitada a 60 pessoas, alocadas em mesas devidamente espaçadas. Além da operação física, o sistema delivery e retirada no balcão permanecem.

    Serviço:

    Joy Project Brewing
    Endereço
    : Av.Linha Verde, 15847 – Bairro Xaxim
    Telefone: (41) 99942-6215
    Horários de atendimento: Quinta e sexta-feira, das 17h às 22h
                                                   Sábado, das 14h às 20h (Horário atualizado de acordo com o decreto vigente)
    DeliveryGoomer
    Site oficial: https://loja.joyproject.com.br
    Redes
     Sociais: Facebook | Instagram

     

  • Gastronomia e design

    Facas que fazem a alegria dos chefs e cozinheiros

    Faca do Chef Boker
    Faca do Chef Boker (Foto: Divulgação)

    Quem gosta de cozinhar ou tem nessa atividade uma profissão, sabe o valor de uma boa faca. Ou um bom jogo de facas, pra ser mais exato. E não é de hoje! As primeiras facas da história apareceram há mais de 2,5 milhões de anos. Eram feitas inicialmente de pedras e ossos lascados e fizeram a diferença na evolução humana.

    Atualmente é possível escolher facas de variados formatos ou materiais, feitas em fábricas ou por artesãos. Todas com funções específicas para atender aos desejos e necessidades de chefs e cozinheiros, seja cortar, fatiar, para carnes, legumes ou frutas, pra furar e desossar, entre outros.

    Ao escolher uma faca, é preciso observar a qualidade do material, o objetivo do produto, a forma como será usada e armazenada. O peso dela e de que é feito o cabo ou punho. Com essas informações, é possível selecionar os produtos mais adequados.

    Artesanal ou industrial

    Hoje há fábricas nacionais e internacionais excelentes. E também cuteleiros de renome, com produtos que podem ser adquiridos em qualquer lugar do mundo. No Brasil, o e-commerce Manufakt (www.manufakt.com.br ) tem opções de alta qualidade.

    Foto: Faca Hohenmoorer (divulgação)

    Por exemplo, peças de Ulrich Hennicke, com a marca Hohenmoorer. Depois de quase duas décadas fazendo facas e trabalhando como cuteleiro, Hennicke começou a projetar e produzir sua própria linha de lâminas forjadas à mão na cidade de Asendorf, na Alemanha.  São facas elaboradas com aço carbono de alta dureza, apresentando fio mais duradouro e um corte mais preciso do que as tradicionais facas de aço inoxidável. Feitas à mão por Hennicke e sua equipe, elas têm perfis distintos e contemporâneos e, por mais que sigam um modelo base, nunca são totalmente iguais.

    Foto: Kit Legnoart

    Já na linha industrial, a italiana Legnoart produz facas de alta qualidade, com destaque para o belo design e cabos de madeira de vários tipos.  As facas da marca se destacam pelo design, sendo que várias delas levam a assinatura do designer italiano Enrico Albertini. Um exemplo é a faca para carne Angus, com cabo em madeira escura, feita com lâmina de aço japonês, o produto tem acabamento espelhado e fio de alta duração. O set com 4 vem numa luxuosa caixa de madeira maciça.

    Foto: Faca Nesmuk

    Com fábrica na Alemanha, as facas da marca Nesmuk se destacam pelo aço, que em alguns modelos top de linha também conta com nióbio, raro elemento que garante a mais fina estrutura de aço possível juntamente com a resistência à corrosão. O resultado final é uma afiação requintada, maior vida útil e desempenho de corte. 

    E não podemos deixar de falar da Böker, que surgiu na Alemanha, ainda no século XIX, hoje uma referência mundial em cutelaria! A fabricante alemã figura o ranking das mais tradicionais quando o assunto são facas artesanais, algumas delas com o desejado aço damasco. Além de facas, a Böker também produz canivetes e outros itens de aço, destacando-se pela inovação e qualidade artesanal das peças.  

    Cuidados a serem tomados com suas facas:

    • Limpe a lâmina da faca com um pano limpo ou lave-a suavemente após cada utilização, evitando detergentes agressivos ou esponja abrasiva.
    • É recomendável lavar sua faca à mão, secá-la e armazená-la em algum lugar que não entre em contato com outros objetos ou utensílios.
    • Seque a lâmina logo após a lavagem.
    • Nunca utilize máquina de lavar louça.
    • Guardar separado de outros talheres ou utensílios, pois com o atrito a lâmina pode riscar. De preferência usar a própria caixa ou um suporte magnético;
    • A afiação das facas deve sempre ser feita com pedras de amolar adequadas para este fim ou com afiador de couro diamantado (strop);
    • Mantenha as facas afiadas corretamente e sempre amoladas. Facas cegas fazem com que coloquemos mais força nos trabalhos, facilitando acidentes
    • Não é aconselhável cortar sobre superfícies de vidro, cerâmica, metal ou pedra, pois a faca perderá o fio mais rapidamente. De preferência sempre utilizar planos de corte de plástico ou madeira.

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