O Outono chegou em meio à pandemia, mas tem coisas que a gente pode aproveitar em casa! A estação mistura temperaturas mais elevadas durante o dia com aquele friozinho gostoso à noite. É hora de pensar nos vinhos que irão compor a sua adega e priorizar opções de médio corpo, que harmonizem com a gastronomia um pouco mais robusta típica desta época. Preparamos uma seleção com 7 vinhos tintos para você se preparar para as temperaturas deliciosas desta estação. Todos os rótulos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora. 

Tons de Duorum tinto

Vinho português da região do Douro, criado pelos renomados enólogos José Maria Soares Franco e João Portugal Ramos. Elaborado com as uvas Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz, estagia em barricas de carvalho francês durante 6 meses. Possui aromas de frutas vermelhas maduras, como morango e framboesa, e leve toque floral. No paladar é seco, apresenta boa acidez, taninos finos e final longo. Vinho marcado pela frescura, suavidade e elegância. É um dos meu preferidos, sempre tenho em casa.

Pouca Roupa tinto

Tinto alentejano elaborado na vinícola João Portugal Ramos, apresenta as clássicas uvas portuguesas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Entre suas características, aromas de frutas vermelhas como cereja, amora e cassis, notas balsâmicas e taninos sedosos. 

Corbelli Sangiovese Puglia IGT 

Vinho tinto elaborado na Puglia, o salto da bota da Itália, com a uva Sangiovese. Apresenta aromas frutados, que lembram cerejas e morangos, com notas de especiarias. Em boca é equilibrado e levemente tânico. 

Marquês de Borba Colheita tinto DOC Alentejo 

Esse tinto português, elaborado no sudeste do país, no Alentejo, é uma combinação de diversas uvas nativas que resultam em aromas frutados, lembrando amoras e cassis. Amadurece por 6 meses em meias pipas de carvalho americano de segundo e terceiro usos. 

Don Román tinto

Da prestigiada região da Rioja, na Espanha, este tinto assinado pela Marqués de Tomares, apresenta aroma frutado, com delicadas notas de baunilha. Possui ótima estrutura em boca, o que o torna uma boa companhia para paella à base de carnes, salsichas e embutidos. 

Le Clos de Reynon

Este francês de Bordeaux é um tinto muito equilibrado, de taninos macios e ótima persistência em boca. Destaque para seus aromas frutado e floral com notas de menta e pimenta preta. Assinado pela Domaine Denis Dubourdieu. Vinho excelente!

Château Caronne Ste. Gemme 

Francês de Bordeaux, muito rico em aromas, com muita fruta vermelha e negra, compota, notas de carvalho e tabaco e um toque de mel. No paladar é seco, jovem, com taninos presentes, porém macios, acidez equilibrada e agradável com final persistente. Amadurece por 12 meses em carvalho francês. Um vinho que deve ser decantado por, pelo menos, 40 minutos antes da degustação. 

(fonte: Assessoria)