Karini Pires/Divulgação – Pratos do Baba Ghandour

Variada, aromática e deliciosa, a culinária árabe está presente em todos os cantos do mundo. Para quem busca um lugar aconchegante e que apresenta as características tradicionais da gastronomia árabe, Curitiba acaba de ganhar um novo endereço: o Baba Ghandour. Após um período aberto em soft opening, o empreendimento abrirá as portas oficialmente na próxima quarta-feira, dia 17 de outubro. 

A proposta da casa árabe é oferecer na capital paranaense tudo o que há de mais original da culinária libanesa. O empreendimento é comandado por Abdo Ghandour, filho de libaneses. Os pais, Asma Ghandour e o professor Salaheddine Mohamad el Ghandour vieram para o Brasil ainda muito jovens. Depois de se casarem aqui, chegaram a morar no Líbano novamente, mas resolveram se estabelecer no Brasil definitivamente. 

Na década de 90, a paixão pela culinária ganhou ainda mais força na família: durante um período de crise financeira, a mãe de Abdo chegava a vender 400 salgados por dia para complementar o sustento da casa. “Desde criança, meu sonho sempre foi abrir um restaurante árabe”, comenta Abdo. A mãe e a mãe de Abdo, Maha Ghandour, são as responsáveis pelas delícias que saem da cozinha do Baba Ghandour, onde preparam as receitas tradicionais libanesas. 

Quibe Cru Foto: Karini Pires

No cardápio do Baba Ghandour, o público vai encontrar várias opções de esfihas tradicionais libanesas, sabores especiais de kibes, pastas clássicas e espetos. Além disso, o restaurante conta com pratos quentes, entre eles o Mjadara, tradicional arroz com lentilhas coberto com cebolas fritas, e o charuto de repolho. Para quem gosta de salada, a casa traz a famosa Fatuch (folhas verdes, tomate, cebola, pepino, sumak e pão temperado) e o clássico tabule (salsinha, tomate, pepino, trigo e temperos especiais). Para completar, existem também opções de sobremesas, como o Ataife, um crepe árabe recheado com nozes ou ricota, servido com calda quente. 

Além das técnicas de preparo, o empreendimento utiliza produtos e temperos que vêm diretamente do Líbano para manter as características mais tradicionais da culinária libanesa. 

O Baba Ghandour fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho (nº 1345), em um dos principais polos gastronômicos da capital paranaense. O restaurante abre durante o almoço, de terça a sexta, das 11h30 às 14h30, e aos sábados e domingos, das 12h às 16h, e durante o jantar, de terça a sábado, das 19h às 23h. Em anexo ao restaurante, vai funcionar um lounge de Arguile, que será inaugurado nos próximos dias. Mais informações pelo telefone (41) 3082-0505 ou no site www.babaghandour.com.br.

(Fonte: Assessoria)