Divulgação – Casa da Esquina

Você já ouviu falar em comfort food? O termo, apesar de parecer refinado, não tem nada de gourmet. Comida com gosto de memória, ou, comida afetiva. Esse é o significado para este termo, que está em alta e que vem sendo muito representado na Casa da Esquina, restaurante localizado na Vila Izabel. O local, que é comandado pelo chef Robson Caffaro, conhecido como Chef Faixa Preta, traz para o buffet por quilo pratos que remetem não só à memória gustativa, mas àquele carinho especial que somente mãe e vó colocavam nas receitas.

“Desde o começo das nossas operações, tínhamos como objetivo trazer, principalmente, a questão da afetividade para a mesa. Normalmente, os buffets por quilo estão associados ao pouco tempo, quando as pessoas estão correndo entre um compromisso e outro, e os restaurantes são espaços em que se privilegia apenas o sentar, comer e ir embora. Quando inauguramos a Casa da Esquina, queríamos que o público tivesse uma experiência a mais, aliando saúde e conforto”, conta o chef, um dos sócios do restaurante.

Entre os pratos que compõem o hall da fama do restaurante estão rabada, frango com quiabo, língua ao vinho, bife à parmegiana, almôndegas assadas ao molho, e muitas outras delícias que normalmente não são encontradas facilmente pela cidade. E o Chef Faixa Preta explica o porquê da escolha desses pratos. “É um tipo de comida que alimenta o corpo e a alma, e a experiência de alimentar-se com qualidade está diretamente ligada à saúde”, diz ele.

Mas o cardápio não se restringe a esses pratos. São diversas as opções e alguns dos queridinhos do público são os parmegianas de bife e de frango, a batata à dorê, o escondidinho de batata doce, e aquelas sobremesas típicas de vó: pudim de leite e sagu com creme. “Buscamos oferecer um cardápio bem equilibrado, proteínas, grãos e vegetais. Num geral temos opções para todos os gostos, inclusive para quem não come carne. O hambúrguer de berinjela, o ceviche de banana da terra ou carambola e diversos outros pratos são pensados para que essas pessoas tenham opções em um restaurante que fica na esquina de casa”, conta Marta Monteiro, também sócia do restaurante.

Pra se sentir em casa mesmo

Mas a experiência de sentir-se em casa não se restringe à comida na Casa da Esquina. O ambiente também é um diferencial. Logo de cara, redes para um descanso rápido, horta, e uma casa tradicional do bairro, que ainda mantém os azulejos, piso de assoalho e aparência de casa de vó. Perfeito para dar aquela fugida na hora do almoço e, além de um almoço saudável, ainda poder dar uma descansada. “Nosso objetivo é que os clientes se sintam em casa mesmo. Pra isso, tudo é pensado nos mínimos detalhes, desde o ambiente até a escolha dos temperos que usamos, que são frescos e colhidos direto da nossa horta”, conta Marta.

E entre o público que mais aproveita a Casa da Esquina estão as crianças e é bem comum encontrar famílias almoçando no intervalo entre a casa, a escola e o trabalho. Aliás, muitos dos pratos foram pensados tendo considerando os pequenos, oferecendo opções saudáveis e que agradam o paladar da criançada e dos adultos. Além disso, as redes são uma grande atração entre os pequenos, que depois de almoçar vão curtir o espaço. Mas o grande atrativo para os pequenos é o espaço kids, um espaço aberto, com um brinquedão de escalada de madeira com escorregador e um grande muro para pintar e desenhar. 

Da horta para o prato

Mas a ideia de afetividade não está só no ambiente. Todo o cardápio é natural, sem o uso de temperos artificias como amaciantes de carne, molhos e caldos industrializados. Além disso, parte dos temperos utilizados nas mais de 30 opções de pratos servidos diariamente no buffet são colhidos ali mesmo, numa horta que o próprio restaurante mantém. “A horta é aberta ao público e as crianças adoram conhecer mais sobre os temperos e ervas que mantemos ali. Por ser aberta ao público, não é difícil ver pais ensinando aos filhos sobre o cuidado que se deve ter com a alimentação, e também fazemos ações com as crianças, que nos auxiliam muitas vezes no plantio”, conta Marta.

Localizada bem na entrada do restaurante, a horta é bem cultivada, e isso graças ao trabalho de compostagem que o local mantém em parceria com uma empresa, reciclando 100% do lixo orgânico produzido no local e transformando em adubo para a horta. Além disso, para que os temperos estejam sempre vistosos, a Casa da Esquina está iniciando um processo de captação de água da chuva, garantindo que não haja desperdício de recursos naturais.

Sobre o Chef Faixa Preta

Robson Caffaro, o chef Faixa Preta, ganhou notoriedade ao ser selecionado entre cerca de 11 mil inscritos no programa The Taste Brasil, veiculado pelo canal GNT, em 2018. Ex-atleta profissional de jiu jitsu – o primeiro faixa preta do Paraná, em 2006 resolveu abandonar a carreira de executivo para abrir sua primeira franquia de fast food e dois anos depois abriu o primeiro restaurante.  Hoje, além de sócio, ministra aulas de gastronomi e é ele quem comanda a cozinha da Casa da Esquina. 

Serviço

Endereço: Rua Professor Dário Veloso, 602 – Vila Izabel

Horário de atendimento: todos os dias, das 11h30 às 14h30

Valores: 57,90 o kilo ou 41,90  buffet livre

Site e telefone: www.casadaesquina.com.br | (41) 3149-1515