SM – Aipim frito com bacon

Começou ontem o Festival Estofaria do Aipim. São oito pratos servidos pelo preço fixo de R$ 15 cada. Tudo super gostoso (e bem calórico, claro!). Tem aipim frito bem crocante com bacon, cumbuca de vaca atolada (cozido de costela com mandioca) e o tradicional escondidinho, nas versões recheadas com carne seca ou estrogonofe. Gostei bastante os discos de mandioca recheados com muçarela: sobre eles vão as coberturas de pernil suíno, linguiça Blumenau, carne seca ou Marguerita (tomates e manjericão, esse foi meu preferido). Vale a pena ir com fome para provar vários pratos!

Disco de aipim com cobertura de linguiça blumenau

O Festival será realizado todas as noites no Estofaria Bar, de segunda a sábado, das 18h à 00h30, até sábado 2 de junho. O Bar fica na Rua Itupava, 1465.

Busca

A busca pelo prato com aipim perfeito foi motivo para o proprietário do Estofaria Bar, o chef Caio Canabrava, criar o festival inédito em Curitiba. “Foram inúmeras vezes que eu e minha noiva Priscila procuramos bares e restaurantes para provar porções e pratos com mandioca, que ela ama, mas nunca ficamos 100% satisfeitos. O aipim não pode ser duro, nem seco, nem ficar branco no meio. Foi esse o desafio que levei para a cozinha do bar”, conta. Posso dizer que ele encontrou o que procurava. Já no aipim frio dá para perceber a diferença: é extremamente crocante e saboroso. E com a maionese artesanal, fica melhor ainda. 

Vaca atolada, ideal para os dias frios

 

Para chegar a esse resultado, foi preciso um mês de testes e provas de diferentes receitas, tudo comandado pelo chef Fábio Strapazzon, que assumiu a cozinha do Estofaria Bar no início de abril. “Escolhemos as melhores receitas, fizemos alguns ajustes e montamos o cardápio para o Festival Estofaria do Aipim. Durante os nove dias do evento, o cliente poderá indicar qual quitute gostou mais. Os mais votados serão incluídos no cardápio fixo do bar”, explica Canabrava.

Detalhe do ambiente do bar