Valterci Santos/divulgação – Bee.O

Com um conceito de sustentabilidade, o Bee.O Empório Natural inaugurou na Avenida Batel oferecendo produtos naturais, cafés, lanches preparados com ingredientes orgânicos, frutas, verduras, importados e bebidas.  O espaço é uma combinação dos conceitos de grocery stores e food markets.

Torta de chocolate com farinha de amêndoas

O próprio nome do empreendimento carrega inúmeros significados e reforça o seu conceito. A pronúncia de Bee.O remete à palavra de origem grega Bio, cuja tradução literal é “vida”.  Bee, em inglês, quer dizer abelha, que simboliza o trabalho colaborativo, estimulado no empório por meio da parceria com fornecedores locais, como: Leite orgânico da Família Escher (Campo Magro); Verduras Orgânicas de Produtores locais; Geleias Blaszkowsky (São Bento do Sul – SC); Coalhada e Queijo Fresco Orgânico do Recanto Verde (Bocaiúva do Sul); Café Orgânico do Norte do Paraná da Terrara (Londrina); Torradas e Granolas Orgânicas da Amábile (Quatro Barras); Ovos Orgânicos da Tiniara (Mandirituba); e Cervejas Artesanais de diversas marcas Curitibanas.

Dispensers de grãos e frutas secas  (foto SM)

O menu é assinado pelos chefes Danio Braga, Karyne Iancóski e José Guilherme Thomé. Todos os produtos fabricados no empório não têm corantes artificiais, conservantes artificiais, realçadores de sabor e produtos irradiados. São muitos pratos saborosos. Recomendo especialmente os croissants super crocantes, as quiches e a torta de chocolate feita com farinha de amêndoas. Uma delícia. Além do cardápio normal, o café todos os dias serve um prato do chef. Nas quartas-feiras, por exemplo, é um Filé grelhado orgânico, arroz, feijão, farofa e legumes, por R$ 28.

Chef Karyne Iancóski

O empório tem diferentes ambientes: Café e Bistrô (servirá bebidas quentes e frias, além de um cardápio para um brunch saudável e pratos a la carte, a qualquer momento do dia); Mercado (contemplará itens básicos para cozinha como verduras, temperos, farinhas, grãos e massas, passando por itens gourmet como queijos e frios finos, vinhos, azeites e cervejas artesanais, até produtos funcionais e itens voltados ao fitness e público vegano); Panificação (fábrica de pães exclusivamente de fermentação lenta e natural, além de doces e bolos); Focacceria; Dispenser de Grãos (oferece desde grãos e castanhas até chás e frutas desidratadas); Enoteca e Peixes, carnes e aves (terá produtos orgânicos).

Ambiente amplo do Bee.O (foto SM)

O cuidado do projeto – que levou quatro anos da idealização à inauguração – é tanto que a Bee.O chegou a montar um mini laticínio na propriedade onde é produzido o leite orgânico. O Bee-O tem à frente a empresária Clemilda Thomé.

Fachada do Bee.O (foto Valterci Santos)

 Funciona todos os dias, das 7h30 às 21h30. Fica na Avenida do Batel, 1665. Fone 3095-6330.