Fotos: SM – Ile de France

Ele é um ícone da gastronomia curitibana: o Ile de France, primeiro restaurante francês da cidade, está completando 65 anos. Continua tradicional e com pratos impecáveis, do sabor à apresentação. Os proprietários, Clara e Jean Paul Decock,  permanecem à frente do empreendimento, recebendo cada cliente com muita cortesia. Estive lá e fui convidada a, bem à moda francesa, deixar um cadeado preso ao corrimão, simbolizando o apreço pelo Ile.

Endívias com creme de Roquefort e nozes

No cardápio, o restaurante apresenta algumas novidades. Por exemplo, agora a maioria dos pratos são servidos de forma individual. Ficaram no menu para compartilhar alguns clássicos, como o filet strognoff e o strogonoff de crevettes (camarões). Há ainda uma outra proposta bem interessante para comemorar o aniversário: o lançamento de menus com preço fixo (Prix Fixe). São três menus incluindo entrada, prato principal e sobremesa, com valores entre R$ 144 e R$ 178 e você pode escolher opções entre cada um.  

Vol au Vent de camarões em porção degustação

Fui conferir e provei alguns dos pratos servidos nesses menus. O que mais me impressiona no Ile de France é a perfeita execução dos pratos, servidos com um intervalo exato para não ser nem rápido nem demorado. Os temperos são sutis e a apresentação, clássica.

Congrio com legumes e amêndoas

Após um couvert composto por pães, azeitonas, ratatouille e uma deliciosa terrine suína, a entrada foi Endive en Salade, endívias recheadas com creme de queijo Roquefort e nozes. Leve e extremamente saborosa. A seguir, um Vol-au-vent de Crevette, folhado de camarões, crocante e com tempero suave. Entre os pratos principais, meu preferido foi o Filet de Poisson au Amandes, um congrio grelhado servido com legumes al dente e amêndoas laminadas. Um deleite de texturas e sabores, no ponto perfeito. Em seguida, Filet Roquefort, o tradicional mignon ao molho de queijo Roquefort com batata xadrez. Para terminar, a sobremesa, Profiterole au Chocolat, carolinas com calda de chocolate quente e amêndoas caramelizadas. Acho que o melhor profiterole que já provei, com massa super fresca.

Mignon ao Roquefort em porção degustação

Deu para perceber que a refeição foi ótima, não é? Afinal, nenhum restaurante chega aos 65 anos sem reunir grandes qualidades.

Outras opções de pratos nos menus a preço fixo são o Steak Tartare, Soupe  à L’Oignon (sopa de cebolas), Filet Strogonoff (o famoso strogonoff de mignon da casa), Magret de Canard au poivre vert ( peito de pato com molho de pimentas verdes), entre outros. 

Profiteroles com calda de chocolate

O Ile de France funciona de segunda a sábado, das 19h à meia-noite. Fica na Praça Dezenove de Dezembro, 538, Centro e conta com valet. Reservas: 3223 9962 / 3232 7220.