Entrada: saladinha e cerveja Morada Kölsch

Entrada: saladinha de pão e cerveja Morada Kölsch

A ideia é bem interessante: usar a gastronomia para contar histórias e proporcionar experiências. Esse é o projeto da Vivah Gastronomia que começa a ganhar vida num evento que vai reunir cervejas e bons pratos. Na próxima sexta-feira, dia 6, será realizado o jantar “Vivenciando Cervejas – Morada Etílica”, no Templo da Cerveja (Rua Itupava, 1142, Alto da XV). O evento conta a história da cervejaria Cia. Morada Etílica por meio de três pratos – entrada, prato principal e sobremesa, que harmonizam numa seleção rigorosa de sabores que se completam com o líquido, proporcionando um terceiro sabor. O cardápio é assinado pelo chef Renato Bedore, eleito chef revelação pelo voto popular no concurso BrewChef 2014. O evento foi apresentado em primeira mão à imprensa e garanto: apesar de parecer coisa do filme Ratatouille, o tal “terceiro sabor” aparece mesmo quando você une os sabores dos pratos e da cerveja. O jantar tem início às 20h. Os ingressos estão à venda no Templo da Cerveja, a R$ 150,00 por pessoa.

Para remontar a história da Morada Cia. Etílica, a Vivah elaborou um cardápio exclusivo onde cada prato é harmonizado com uma cerveja especial. A entrada, a “Saladinha de Pão com Vinagrete de Tangerina e Maracujá” é uma releitura de uma salada Panzanella, típica da Itália. As fatias de pão adormecido, temperadas ao azeite de oliva, são servidas com o chamado “leite de tigre”, que leva tangerina, maracujá, cebola roxa e pimenta-biquinho. Este prato harmoniza perfeitamente com a “Morada Kölsch” que, assim como a salada, traz notas maltadas e de cereais, de saída mais adocicada e final seco.

Segundo prato, torta de carne em massa folheada e Gasoline Soul

Segundo prato, torta de carne em massa folheada e Gasoline Soul

Já o prato principal, uma saborosa “Torta de Carne em Massa Folhada”, cheia de sabores, que faz alusão às “shepherd’s pies” inglesas. O recheio da torta é de carne bovina macia, cozida por mais de cinco horas com whisky Jack Daniel’s, então fica bem diferente.  A receita leva também cogumelo paris fatiado e queijo defumado. O whisky também é utilizado para flambar o prato à mesa – o aroma e o sabor da torta flambada são minunciosamente harmonizados com a cerveja “Gasoline Soul”, que apresenta um aroma rico de caramelo e frutas secas. A cerveja é maturada.

Sobremesa ambigrama: combinação de sabores

Sobremesa ambigrama: combinação de sabores

Por fim, a sobremesa é a merecidamente premiada Doce Ambigrama, vencedora do concurso BrewChef 2014,  que leva pão de ló sequinho, creme de maracujá, crocante de café e flor de capuchinha, harmonizada com a Double Vienna. A combinação do doce com a cerveja formou o tal “terceiro sabor” completamente diferente, que pode ser degustado em camadas.  E para quem gosta de um cafezinho depois das refeições, a última harmonização é o queijo com mel e sequilho com a cerveja Hop Arabica, que leva café na fórmula.

O serviço da gastronomia criativa pode ser realizado para empresas, produtos e eventos sociais, como casamentos e aniversários. “Nosso objetivo é contar a história das pessoas utilizando a comida como linguagem. A partir do relato pessoal, selecionamos momentos marcantes e reproduzimos pratos que façam referência a esses momentos”, explica Bedore, que ao lado de  Daniel Martins e Luiz Milek, fundou a Vivah.

Cerveja com café Hop Arábica para fechar o evento

Cerveja com café Hop Arábica para fechar o evento

Serviço
“Vivah Gastronomia Apresenta: Vivenciando Cervejas – Morada Etílica”
Quando: Dia 06 de junho de 2014
Onde: Templo da Cerveja – Rua Itupava, 1142, Alto da XV – Curitiba
Horário: das 20h00 às 22h30
Valor da entrada: R$ 150,00
Compra de ingressos e informações: www.vivahgastronomia.com.br e (41) 9515-5484