Divulgação – BBQ Land do ano passado

Entre as várias atrações do próximo BBQ Land, que acontecerá neste sábado, 23 de março, um dos chefs mais aguardados é o argentino Franco Garcia. Na bagagem, ele trará história, cultura e muito sabor com o tradicional Curanto, prato típico do povo indígena Araucana, originário da América Latina na região entre Argentina e Chile. Sua preparação tradicional diz muito sobre o resultado: o prato é feito entre enormes folhas de nalca dentro de um buraco de, aproximadamente, 15 metros, com o cozimento sobre brasas ardentes. 

“Esse era o prato principal e favorito dos caçadores e pescadores da região”, conta Garcia. “As mulheres preparavam essa iguaria para receber os homens após um longo dia de trabalho: uma refeição completa – composta por mariscos e legumes – para repor as energias e servir muita gente, num espaço sem muita estrutura para isso”. 

O chef explica que o Curanto, hoje em dia, é preparado de várias formas e com diversos complementos. “Você pode fazê-lo com o que quiser: carne de boi, porco, frango, batatas… enfim, uma infinidade de opções e combinações e tudo fica com um sabor especial por conta da técnica”, ressalta Garcia. A versão que o chef apresentará no evento leva carne de porco e abacates defumados. “Quem vier provar meu prato sentirá um sabor diferente que, certamente, guardará na memória”, prevê. 

Além dessa atração, nomes como Vianei Faust – que terá como carro-chefe sua versão Norte-Americana das Buffalo Wings – trará como acompanhamento uma inusitada salada de mamão com cebola roxa, cenoura e coentro, uma receita típica tailandesa que tem como função equilibrar a ardência que as asas assadas carregam consigo.  

Outro prato bastante diferente é o acompanhamento que será oferecido pelo chef Helvécio Maciell para o jacaré assado: chimia de morango – geleia, em bom “gauchês” – com pimenta fermentada, que aquecerá o prato, além de um ceviche de abobrinha, que será responsável pela cocrância e acidez. 

Além de um menu extenso e completo, o evento também terá música ao vivo, Aulas Show, Espaço Kids e uma feira com artigos de churrasco para quem quer continuar com os preparos em casa, o BBQ Market. 

Serviço 

BBQ Land 2019

23 de março, sábado, a partir das 11h

Endereço: Rua Marcelino Champagnat, 505 – Mercês

Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/9360/23-03-2019/pr/curitiba/bbqland

(fonte: Assessoria)