Gean Cavalheiro/Tempero Comunicação em Gastronomia – Canudinho do Quermesse

Até o próximo dia 28 de setembro, acontece a 4ª edição do Festival de Carne de Onça de Curitiba, um dos principais evento da gastronomia curitibana. Um dos destaques do festival que ganhou o coração dos curitibanos é a participação do tradicional Bar Quermesse, referência da culinária da capital paranaense há mais de uma década. 

Para surpreender o público, o empreendimento desenvolveu uma receita bem especial e diferente: o Canudinho de Carne de Onça. O preparo une o tradicional canudinho de maionese, servido em festas de aniversário, com a deliciosa carne de onça, patrimônio cultural de Curitiba. Assim como todas as receitas do festival, o preparo custa R$ 14. 

Servida em mais de 100 bares da capital paranaense, a carne de onça tradicional é preparada com carne bovina magra (sem nervo ou gordura), sem tempero, servida com broa preta, pimenta do reino, sal, azeite de oliva extravirgem, cebola branca, cebolinha e pimenta do reino. Na releitura do Quermesse, ela ganha ainda mais sabor com o delicioso e crocante canudinho. 

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro. O Festival de Carne de Onça de Curitiba acontece até o dia 28 de setembro. A casa funciona de terça a quinta, das 17h à 01h, nas sextas, das 17h às 02h, aos sábados, das 12h às 02h, e aos domingos, das 12h à 00h. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

RECEITA

Canudinho de Carne de Onça

Receita de José Araújo Neto – Bar Quermesse

Ingredientes (para 15 canudinhos)

– 500g de patinho moído

– Sal

– Pimenta do reino

– Azeite de oliva

– Um maço de cebolinha picada

– 1/2 cebola branca picada

– 15 canudinhos “de maionese”

 

Modo de preparo: misture com as mãos a carne com o sal (duas colheres de chá), a pimenta (uma colher de chá), a cebola branca picada e o azeite de oliva (uma colher de chá). Misture bem até ficar homogêneo e incorporar os ingredientes. Pegue os canudinhos e recheie com a carne temperada (ficando como um sorvete de casquinha). Para completar, salpique a cebolinha picada e regue com um fio de azeite.