Já começou a campanha internacional de promoção “Made in Portugal Naturally” que engloba o setor de Casa e Materiais de Construção. Trata-se de uma ação de cross-selling desenvolvida pela AICEP- Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal que possui uma rede de Delegações em mais de 50 países. O objetivo é apresentar toda a inovação, qualidade e tradição dos produtos de decoração produzidos em Portugal. A campanha ocorre durante esse ano, simultaneamente, nos mercados da Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França e Reino Unido. No momento em que as Feiras e outros eventos internacionais permanecem suspensos devido à pandemia da COVID-19, a AICEP lança pela primeira vez um Showroom 360º onde os consumidores poderão conhecer os produtos portugueses fazendo uma visita virtual a uma residência decorada. Durante a visita online é possível avaliar os produtos em diferentes ângulos, nos vários espaços e ambientes decorados, com a possibilidade de clicar nas peças para obter mais detalhes. Dados apontam que o segmento de Casa e Materiais de Construção têm um peso nas exportações nacionais de bens de cerca de 10 por cento, com potencial de crescimento que a AICEP pretende alavancar. 

A campanha foi desenvolvida para promover diferentes setores como o mobiliário, iluminação, têxteis e os pavimentos e cerâmica, integrando-os num conceito de lifestyle. “Made in Portugal Naturally é a campanha agregadora da AICEP com que as categorias de Casa e Materiais de Construção vão passar a comunicar a sua oferta no mundo. Tem como missão focar, profissionalizar e agregar a oferta portuguesa, permitindo um reconhecimento imediato do potencial e qualidade do produto, apoiado na imagem de um país criador de tendências, que alia a tradição à inovação”, afirma Luís Castro Henriques, presidente da AICEP. Fazem parte da campanha os setores do Mobiliário, Iluminação, Têxteis-lar e Utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, vidros e cristais). A ação reúne mais de 7.600 empresas que empregam cerca de 61 mil colaboradores. Os setores mais representativos são o mobiliário e o têxtil-lar. O valor das exportações desse segmento movimenta cerca de 2,5 mil milhões de euros, o equivalente a 4,1 por cento das exportações nacionais de bens, e envolve um total de 177 mercados de destino. Diversos setores fazem parte da campanha como: Rochas Ornamentais, Cerâmica, Madeira, Cortiça, Metais, Cimento, Gesso, Betão e Suas Obras, Plástico, Tintas e Vernizes, e Vidro, envolvendo mais de 12 mil empresas e empregando perto de 100 mil pessoas. O valor das exportações desses segmentos movimenta cerca de 3,7 mil milhões de euros e tem um peso nas exportações nacionais de bens de 6,1 por cento. Todos os materiais da campanha estão disponíveis e no site www.portugalnaturally.pt . A campanha é especialmente dirigida aos compradores profissionais, mas o consumidor final também terá acesso a toda a informação.