A Brainbox Design for Business, (consultoria estratégica de marcas e design do Grupo OM Marketing & Comunicação) foi premiada com o Troféu Prata no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2021. O projeto vencedor foi desenvolvido para reposicionar a marca Pão de Queijo Mineiro. O trabalho estratégico realizado pela agência resultou em novo nome, criação da marca e toda identidade visual, além do desenvolvimento de embalagens e materiais de PDV. Para chegar ao naming, a Brainbox mesclou o sobrenome da família detentora da marca (Cymbalista) com o termo company, criando o nome Cymco, que também tem a mesma sonoridade do numeral.

Nova marca para Cymco

 “A Cymco rompe com os códigos tradicionais da categoria”, destaca Ludger Tamaoki, CEO da Brainbox.


Impressas em filme laminado fosco, as embalagens que utilizam apenas duas cores agregaram contemporaneidade aos produtos, explorando os aspectos de qualidade, conveniência e praticidade. “No novo projeto gráfico de embalagens, a predominância da cor preta reforça o atributo de qualidade e sofisticação, as cores secundárias facilitam a identificação dos diferentes produtos nas gôndolas e os ícones dos benefícios trazidos para o painel frontal conversam diretamente com o consumidor”, explica Ludger Tamaoki, CEO da Brainbox.

Realizada durante a pandemia, a mudança foi bem aceita pelo público interno e externo, expandindo o mercado B2B da marca. Com o novo posicionamento, também foi possível alcançar o segmento B2C, um dos objetivos iniciais do projeto. “A Cymco rompe com os códigos tradicionais da categoria e propõe uma reflexão sobre o posicionamento das marcas ‘me too’, questionando se todas as marcas de pão de queijo devem seguir a linguagem visual tradicional. Cymco é questionadora, impactante e prática”, conclui Ludger.

Ficha Técnica

Projeto: Cymco
Design: Brainbox
Convertedor: Pamplastic
Brand Owner: Cymco

Direção estratégica e de criação: Ludger Tamaoki
Designer: Ludger Tamaoki e André Ottoni
Arte-final: Helton Schnitzler
Atendimento: Thiago Aisengart Accioly
Aprovação do cliente: Frederico Cymbalista e Rogério Acosta