Por conta da Pandemia, os shoppings centers terão que se reinventar neste Natal. É o caso do Catuaí Shopping, de Maringá. No dia 4 de novembro será aberta para visitação do público a decoração natalina especial do empreendimento, mas com uma novidade. Desta vez, o “bom velhinho” irá interagir com as crianças de uma forma, digamos, bem tecnológica: via chamada de vídeo e irá trocar as tradicionais “cartinhas” por mensagens pelo whatsapp.

O investimento na digitalização para se comunicar com os consumidores já é uma prática do Catuaí, que foi intensificada com a pandemia. “Mesmo antes à reabertura dos shoppings em Maringá, permitida pelo decreto municipal, o Catuaí Shopping já havia ampliado a possibilidade de canais online de comunicação com os consumidores, seja para sanar eventuais dúvidas ou para ser um facilitador de compras em nosso mix de lojas”, afirma a gerente de marketing, Bianca Gonçalves.

Segundo Bianca, o objetivo é convergir o atendimento físico com o virtual e, pensando em estratégias de “omnichannel”, oferecer uma experiência completa aos clientes. “Quem preferir não comprar presencialmente, o Catuaí Maringá conta com diversos serviços: entrega das compras via delivery; retirada dos itens no drive-thru, localizado no estacionamento do shopping; e vendas via whatsapp, onde os lojistas podem criar uma vitrine virtual de suas mercadorias”.

Para a gerente de marketing, a pandemia alterou o padrão de comportamento dos consumidores e o mercado precisou se adaptar rapidamente a esta nova realidade, antecipando diversas tendências de relacionamento com o cliente. “Observamos que uma das dinâmicas que veio para ficar – e enriquece ainda mais a jornada de compras – é a migração para o meio virtual do alto padrão de atendimento presencial que o shopping já é conhecido, além de oferecer multicanais de comunicação com os nossos clientes”.

Mesmo diante de um cenário econômico pouco favorável para o mercado em geral, Bianca explica que o Catuaí Shopping irá fechar 2020 com 13 inaugurações de lojas neste ano. Sete lojas já abriram as portas e, até dezembro, seis novas operações devem iniciar as atividades. Com a ampliação, de acordo com os lojistas, foram gerados cerca de 60 novos empregos diretos e indiretos. “O Catuaí Maringá alcançou bons resultados mesmo diante de um ano atípico por conta da crise econômica. Com as inaugurações, o shopping reage de forma estratégica ao cenário atual, oferecendo mais opções de compras aos nossos consumidores e contribuindo para a retomada gradual e fortalecimento do mercado”, reforça a gerente de marketing.