Em meio ao isolamento social, a DIGIclowd apresenta soluções para realizar eventos on-line customizados de uma forma descomplicada. Criada pelos sócios Fhabyo Matesick, Andreas Wiemer e Helber William, a empresa nasceu especialista em transmissão de conteúdo digital e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A marca atua em todas as etapas de um evento virtual: faz a roteirização e desenvolve o conceito da programação, cria ambientes digitais e disponibiliza um streaming de alta qualidade. Segundo Fhabyo Matesick, ex-sócio da TIF, os eventos digitais não são uma onda e vieram para ficar. Com exclusividade para o Blog, Fhabyo comenta sobre a importância do segmento e compartilha 10 dicas da DIGIclowd para criar um evento digital de sucesso.

Fhabyo

 #TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

2020 pode ser considerado o ano da transformação digital do setor de eventos. E uma mudança que não mais irá retroceder. Assim que a pandemia acabar, veremos um crescimento dos eventos híbridos (off e online), principalmente os de entretenimento e conhecimento. Porém, os eventos corporativos (convenções de vendas, seminários, workshops, treinamentos), esses dificilmente voltarão ao modelo presencial no pós-pandemia. Com a capacidade de interatividade, a facilidade de acesso, o tempo dos participantes e, principalmente, brutal diminuição nos valores de investimento nesses eventos serão elementos-chave na decisão das empresas em continuarem a fazer seus eventos corporativos no formato digital. Eventos digitais não são uma onda, eles chegaram para ficar.

 #COMO EVITAR ERROS

O mais comum é tentar levar para o ambiente digital uma reconstrução do ambiente físico, com os tradicionais 3D de centros de convenções, de salas de reunião e auditórios. Nos layouts podem até ficar interessante, porém a experiência do usuário acaba ficando pífia quando ele assiste de um celular, um tablet ou mesmo de um computador com a tela pequena (imensa maioria). Esse formato dificulta a produção do ambiente de transmissão, obriga aos participantes uma maior banda de internet e performance de computadores, além de não focar no que realmente importa nos eventos digitais: o conteúdo. Pensar mais no formato do que no conteúdo é um grande erro quando se trata de eventos digitais. Outros erros comuns são a não integração dos eventos com ferramentas de marketing digital, o não uso dos dados pós-evento para geração de insights e a não criação de comunidades de interesse com os participantes de cada evento.

#10 DICAS PARA CRIAR UM EVENTO DIGITAL

1) Escolha uma plataforma simples de operar e que facilite o acesso ao conteúdo;

2) Priorize na experiência do usuário, tanto mobile quanto desktop;

3) Prima pela qualidade na transmissão;

4) Trate um evento digital como um programa de TV, isso vai ajudar no flow e deixar ele mais leve e divertido para a audiência;

5) Cuidado com o excesso de interatividade e “botões” durante o evento, as pessoas estão lá para assistir o conteúdo;

6) Tenha muita atenção e cuidado com a segurança do seu evento;

7) Analise os dados de eventos anteriores e aplique os aprendizados;

8) Invista na infraestrutura de produção offline;

9) Continue a conversa com seus participantes, se eles se interessaram pelo assunto abordado no evento, com certeza continuarão interessados pós-evento;

10) Deixe seu evento disponível nos seus canais após o encerramento.