O xará Cícero Rohr completa 20 anos de mercado paranaense, vindo de Santa Catarina. Durante a pandemia, assumiu a Direção de Atendimento e Negócios da DMSBOX juntando-se ao time de gestores: Daniel Pires (Direção Corporativa), Monica Hansen (Direção de Planejamento e Criação) e Bruno Damaceno (Gerência de Operações). Nesta entrevista exclusiva, Rohr analisa o mercado regional, fala dos desafios desse ano atípico e do trabalho inquieto e estratégico desenvolvido pela DMSBOX que ele considera uma agência extremamente competitiva e preparada para os desafios que virão. Na nova casa, Cícero já comemora conquistas, mesmo em tão pouco tempo, e se define como um “frunhão”. Sabe o que significa? Pode até recorrer ao google para tentar descobrir, mas a melhor definição você encontra aqui:

Cicero  Rohr

#CONQUISTAS

2020 está sendo um ano absolutamente sem precedentes, mesmo. O mercado está mudando muito – e muito rapidamente – e as coisas não voltarão a ser como eram antes em vários âmbitos. A DMSBOX se movimentou bastante nesse ano e o resultado está aparecendo – ao contrário do que aconteceu com boa parte do mercado, a agência deve fechar o ano com crescimento. Não perdemos nenhum cliente, ganhamos novos (Nossa Saúde, Lear, Grupo RIC) e transformamos nosso escopo de trabalho em clientes que já estavam na casa (Renault, Nissan e Volvo), adequando nossas entregas à nova realidade. Não demitimos ninguém e aumentamos o time em vários departamentos – eu mesmo cheguei à agência no mês de maio, já com a pandemia em curso. 

#FRUNHÃO 

A DMSBOX é uma agência inquieta por natureza, formada por pessoas extremamente curiosas e questionadoras. Criamos até um “neologismo” pra definir essa atitude da agência: ser FRUNHÃO. Na verdade, não criamos: trata-se de uma expressão que o Daniel, um dos fundadores da agência, sempre usava quando conversávamos e não entendíamos bem o significado. Fomos descobrir que é uma palavra que ele usa desde a infância para se referir ao comportamento de pessoas que não param, são curiosas (estão sempre fuçando…), aprendem rápido e têm uma atitude positiva diante das situações. Quando fomos buscar no Google, vimos que essa palavra simplesmente não existe! Na verdade, essa “descoberta” foi parte de um profundo processo de imersão das principais lideranças da agência, em que trabalhamos pra entender quem somos e onde queremos estar nos próximos 25 anos (a agência completou 25 anos de vida no ano passado).

#INOVAÇÃO

A DMSBOX é uma agência que utiliza o design como processo, como método para resolver todos os tipos de problemas de comunicação dosclientes– nessa imersão, aliás, utilizamos metodologias ágeis como a Matriz CSD e o Card Sorting, típicas de sprints de design de serviços (e que usamos também para resolver jobs no dia a dia). Por isso, conseguimos ser uma agência que se desenha e se redesenha, se adaptando muito facilmente pra atender demandas de comunicação de todos os tipos – design, ponto de venda, soluções digitais (sites, plataformas, aplicativos), ambientes físicos (principalmente com foco em inovação) e, claro, campanhas publicitárias – desde institucionais e de posicionamento até campanhas de produto, de varejo ou promocionais. 

#PRESENÇA

Temos a felicidade de na DMSBOX trabalharmos com clientes que não pararam de se comunicar com seus públicos durante esse período de pandemia. Pelo contrário. Logicamente foram necessários ajustes de rota – em alguns casos o tom de voz foi revisto, em outros o foco do investimento mudou. Mas em geral as marcas se mantiveram bem presentes.  A Nossa Saúde, por exemplo, lançou um novo e importante produto (Vida Care) nesse período, adequado ao novo cenário, que vem tendo ótima aceitação do público – e logo na sequência entrou no ar com sua campanha de aniversário de 30 anos. Os Colégios Bom Jesus estão com uma campanha inédita no ar, toda produzida em animação e computação gráfica, forma mais segura de se produzir sem expor crianças a riscos no período mais crítico da pandemia. Renault, Volvo e Nissan reforçaram ações de pós-venda (peças e serviços de manutenção) – a Volvo, aliás, atingiu recordes de vendas de peças em seu e-commerce. Para a venda de veículos novos, os canais digitais cresceram absurdamente e desenvolvemos soluções para os clientes como a Vitrine Virtual da Nova Duster (premiada no Brasil Design Award) e o Enxoval Digital da Nissan – com destaque pros catálogos de toda a linha de carros em formato flipsnack e pros cards de WhatsApp, ferramenta muito usada pelos vendedores nesse período.

#ANÁLISE

É claro que o mercado não é mais o mesmo que já foi, mas isso não é exclusividade do nosso Estado. Sim, perdemos grandes marcas e anunciantes, mas o fato é que o negócio todo mudou completamente, em todos os lugares. As verbas se reduziram ou se diluíram em muitos e diferentes canais e os investimentos nem sempre passam pelas agências, fornecedores e veículos locais como passavam antes – isso acontece também em todos os estados do Brasil e em outros países.  Mas se o jogo mudou, tivemos que desprender o jeito que jogávamos e reaprender um novo jeito de jogar. Isso pode soar meio paradoxal, mas ao mesmo tempo que mudou praticamente tudo na entrega de uma agência, a essência do que entregamos continua sendo a mesma. Conectar marcas e pessoas, posicionar e gerar demanda pra produtos e serviços, enfim, o valor que somos capazes de criar e entregar pros nossos clientes nunca foi tão importante quanto é agora, nesse momento em que estamos vivendo. Mesmo que a forma de fazer isso seja muito diferente do que era há alguns anos – e depois dessa pandemia, será ainda mais. O que deve melhorar sempre é a qualidade do nosso trabalho, as soluções de comunicação que entregamos. Eu acredito que nenhum cliente, de qualquer porte, vai contratar uma agência paranaense simplesmente por ela ser daqui, mas sim por confiar e acreditar na qualidade estratégica e criativa do produto que ela é capaz de entregar.