A presidente do Grupo de Mídia do Paraná (GMPR), Thatiana de Almeida, faz um balanço sobre o comportamento do setor. Em 2020, ela explica que o período “foi caótico” devido ao forte  impacto da pandemia, mas que a partir desse ano houve uma reaquecida em relação a investimentos. Na entrevista exclusiva para o Blog Conexão Business, Thatiana comenta as ações já realizadas pela atual Gestão do GMPR que finaliza em 2022 e revela os planos futuros. Recentemente, Thatiana assumiu um novo desafio na carreira: Head de mídia da Tailor Media (Grupo OM Comunicação & Marketing). “Me senti honrada com o convite e estou muito animada com essa oportunidade incrível”, revela.

 Thatiana

“A força do Grupo está nas ações que promove e na conexão entre as pessoas”, diz a presidente do GMPR.    Foto: Divulgação.


-Como se comportou a mídia nesse período de pandemia?

2020 foi caótico – em todos os sentidos. Não havia possibilidade de planejar a longo prazo. As decisões eram tomadas dia a dia praticamente. A qualquer momento poderia surgiu um novo decreto, uma nova determinação que muitas vezes colocava toda a estratégia em cheque. 2021 foi mais tranquilo no sentido de entendimento das marcas a esse novo momento. O aumento da vacinação trouxe uma esperança e a redução no número de casos e de mortes pela  COVID-19, permitiu a retomada da rotina – mesmo que longe do normal. Mas já foi possível planejar um pouco mais, visualizar novos caminhos e retomar os investimentos de forma mais intensa. As marcas já sabiam “o que falar” e “como falar”. Buscou-se muito um entendimento maior sobre o consumidor, suas necessidades, novos hábitos, e rotinas. Claramente temos pessoas vivendo esse momento de formas diferentes, com realidades diferentes, percepções diferentes e isso é muito desafiador.

-Faça um breve balanço do Grupo de Mídia e quais foram as principais ações realizadas:

Assumimos o GMPR em agosto de 2018, e desde então, tivemos como premissa básica envolver o  mercado com ações que promovessem a formação dos nossos associados, buscando sempre trazer conteúdo de qualidade. Nos primeiros dois anos isso aconteceu de forma mais intensa, por meio dos eventos e cursos promovidos ou apoiados pelo Grupo. Firmamos parcerias importantes, como a do IAB, que permitiu a realização de um curso inédito, formatado especialmente para aplicação em Curitiba. Foi o primeiro curso do IAB ministrado fora  de São Paulo. Um conteúdo riquíssimo, viabilizado por intermédio do GMPR. Temos muito orgulho desse projeto e estamos trabalhando para realizar a 2ª edição em 2022. Com a pandemia, no início de 2020 as atividades do Grupo foram reduzidas. Não efetuamos  campanha de associação, pois não víamos sentido na cobrança de anuidade, pois sabíamos que a  atuação do Grupo seria restrita. Realizamos algumas lives, apoiamos alguns projetos, mas nesse período, procuramos ouvir o mercado. Entender esse novo momento, nova forma de se relacionar, novas necessidades e com isso, recolhemos material suficiente para elaborar as ações para 2022 – que virá com muitas novidades.

-Qual será a atuação do Grupo de Mídia no ano que vem?

Queremos ampliar nossa atuação em 2022. Acreditamos que a força do Grupo está nas ações que promove e na conexão entre as pessoas. Por isso, convidaremos profissionais de outras áreas para participar. Além dos profissionais de Mídia e de Veículo, convidaremos: Atendimentos, Planejamentos, Criativos, profissionais de Marketing dos Clientes, enfim, todos aqueles que de alguma forma, tem contato com a mídia. Essa integração será muito rica e trará inúmeras possibilidades de ações. Com esse movimento, queremos fortalecer ainda mais nosso mercado. Em breve, vamos iniciar uma campanha, convidando a todos a preencherem um formulário de cadastro. Com isso, passarão a receber as informações gerais do Grupo. Importante ressaltar, essa etapa não é de associação é apenas para cadastro no Mailing do GMPR. Além disso, temos uma grande expectativa com o retorno dos eventos presenciais, voltados aos associados. Café com Mídia, GMPR Talks e o tão esperado Best Mídia, que em 2022, terá sua 10ª edição. O Best Mídia é um evento muito importante para o mercado, pois valoriza o talento e a dedicação dos nossos profissionais. Em breve, vamos disponibilizar os projetos para nossos parceiros, para que possam se planejar e prestigiar nossos eventos.

-Você está de casa nova. Quais os desafios e metas previstos para a Tailor Media?

A chegada desse desafio me traz uma enorme felicidade. Me senti honrada com o convite e estou muito animada com essa oportunidade incrível. É uma satisfação chegar ao Grupo OM e estar com pessoas tão competentes, as quais sempre admirei pelo trabalho e conduta. A Tailor Media já desenvolve um trabalho excepcional na parte de inteligência regional de Mídia e tem um potencial de crescimento gigantesco. Com o apoio dessa equipe fantástica e de todos os parceiros, queremos fazer de 2022 um ano muito especial, com a realização de excelentes projetos, buscando sempre relevância e resultados aos nossos clientes.